InícioRegiãoSertãozinhoDia de Luta Contra a AIDS reforça importância do diagnóstico precoce

Dia de Luta Contra a AIDS reforça importância do diagnóstico precoce

- continua após a publicidade -

Se você já iniciou sua vida sexual, a pergunta deveria ser: “há quanto tempo você não realiza testes para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”?

Mas, infelizmente, apesar de toda a informação disponível, é preciso mudar o questionamento, indagando da seguinte forma: “alguma vez, você já fez testes para identificar contaminação por ISTs”?

Com a proximidade do dia 1º de dezembro, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, em todo o país, o Ministério da Saúde preconiza a realização da Campanha “Fique Sabendo”, que consiste na ampliação da oferta de testes das ISTs mais frequentes, bem como mais perigosas, na população:  HIV (que leva o paciente a desenvolver a AIDS), Sífilis e Hepatites dos tipos B e C.

Em Sertãozinho, a Campanha “Fique Sabendo” começou no último dia 21, terça-feira, quando em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, os agentes do Programa realizaram uma ação de testagem especial para os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As ações abertas à população em geral continuam a partir de segunda-feira, dia 27, até o dia 02 de dezembro, quando se encerra a campanha, conforme o cronograma abaixo:

– 27/11 (segunda-feira), das 16h às 20h – Condomínio Residencial “Geraldo Honório Garcia” – Rua Oliveira Bento da Silva, nº 370 – Jardim Santa Rosa II;

 – 29/11 (quarta-feira), das 14h às 18h, no CRAS 1 “Sebastiana David Passariol” – Rua Antônio Zanandrea, nº 776 – Conjunto Habitacional “Anélio Celline”;

 – 01/12 (sexta-feira), das 9h às 15h, na Praça 21 de Abril – Centro;

 – 02/12 (sábado), das 9h às 15h, na Praça Central de Cruz das Posses.

Em todos os locais, além dos testes gratuitos, também serão distribuídos preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante. A população também poderá esclarecer suas dúvidas em relação às ISTs.

O atendimento é gratuito, porém, para garantir a qualidade da ação, a equipe distribuirá 50 senhas por local, para realização dos testes. Havendo tempo disponível, mais senhas serão distribuídas para os interessados.

Vale lembrar que, quem quiser realizar os testes, mas não puder comparecer às ações da Campanha “Fique Sabendo”, tem a opção de procurar os Centros de Testagem e Aconselhamento de Sertãozinho e Cruz das Posses, onde os procedimentos são realizados o ano todo. Mais informações podem ser obtidas pelo número: 3947-1302.

Também é importante destacar que, conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde, em referência ao ano de 2016, o aumento de 28% nos casos de Sífilis chamou a atenção das autoridades de saúde, que se empenham no diagnóstico e no bloqueio da carga viral dos pacientes, evitando que a doença continue a ser transmitida.

Tão prejudicial à saúde quanto o HIV, a Sífilis também pode trazer prejuízos irreversíveis aos bebês de mulheres que engravidam e não têm a doença identificada, já que as crianças podem nascer cegas, surdas e com vários outros comprometimentos de desenvolvimento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -