InícioRegiãoSerranaSerrana: Cidade não teve casos graves após fim da vacinação em massa

Serrana: Cidade não teve casos graves após fim da vacinação em massa

A partir do início da vacinação, há pouco mais de dois meses, houve 20 óbitos por covid-19 na cidade. Destes, 14 foram pessoas que não tomaram a vacina.

- continua após a publicidade -

A cidade de Serrana, começa a perceber indícios de melhora na pandemia após o Projeto S, de vacinaçao em massa, embora os dados oficiais do estudo do Instituto Butantan comecem a ser divulgados apenas em maio. Há mais de duas semanas sem casos graves, o município tem realizado menos testes diários de Coronavirus e ainda não precisou utilizar qualquer um dos quatro ventiladores mecânicos desenvolvidos pela USP (Universidade de São Paulo) disponíveis, recebidos na semana passada.

“O que notamos é que os casos estão diminuindo. E os que aparecem são moderados e leves”, apontou Gusmão.

A secretária destaca que, até o momento, estas informações tratam-se de uma percepção preliminar, que não deve ser interpretada como definitiva para a eficácia da pesquisa, e que os dados oficiais serão divulgados posteriormente pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo, que visa descobrir o papel da imunização em massa com a CoronaVac na redução das taxas de transmissão do vírus.

Segundo ela, porém, já é possível perceber uma redução significativa na procura por testes para detecção do novo coronavírus.

“Para se ter uma ideia, tínhamos 150 ou 180 coletas em pacientes com suspeita de covid-19 por dia, e desde o dia 11 (fim da vacinação) elas caíram muito: nas últimas duas semanas variaram entre 14 e 17, e às vezes 38. E o resultado são em torno de 8 [casos] positivos por dia. A percepção dos profissionais de saúde é muito boa”, afirma.

A respeito das aglomerações registradas logo após o encerramento da vacinação, a secretária lamenta e afirma que o município tem buscado conscientizar a população:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“como toda cidade, a população tende a ter resistência com novos hábitos, e temos trabalhado muito para seguir o Plano São Paulo e alertar a população sobre a importância disso”.

Além da atuação do município seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, a prefeitura de Serrana também colaborou com o Instuto Butantan no Projeto S.

“Disponibilizamos oito escolas e toda a infra-estrutura do município, como o apoio dos profissionais, de logística e até um ônibus para o deslocamento dos pacientes nas escolas onde tomariam as doses, para que eles pudessem realizar o estudo”, afirma a responsável pela Saúde local.

Pedro Garibaldi, hematologista e coordenador médico do projeto, confirma o relato e comenta que parte do sucesso na imunização se deve ao fato de que “discurso era o mesmo da prefeitura, da secretaria estadual e do Butantan”.

A partir do início da vacinação, há pouco mais de dois meses, houve 20 óbitos por covid-19 na cidade. Destes, 14 foram pessoas que não tomaram a vacina. Das seis restantes, cinco tomaram somente a primeira dose. A única pessoa que foi imunizada duas vezes apresentou sintomas dois dias após a última aplicação, o que indica que foi infectada antes da vacinação.

Vacinação acima do esperado

A vacinação em massa atingiu 27 mil dos 45 mil habitantes de Serrana (SP), número que representa 97,9% dos público alvo do estudo.

Na avaliação dos pesquisadores responsáveis, o número foi motivo de comemoração e esteve acima do esperado. Isto porque questionários feitos no município antes do início da imunização indicaram que aproximadamente 85% das pessoas pretendiam se vacinar.

“Tivemos quase 30 mil pessoas vacinas acima dos 18 anos. A cidade recebeu esse projeto com muita esperança”, afirma Leila Gusmão.

CoronaVac é apresentada pelo Governador João Dória.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.

Imposto de Renda 2024: Anhanguera Ribeirão e Sertãozinho oferecem ajuda GRATUITA!

Atenção contribuintes de Ribeirão e Sertãozinho! A Faculdade Anhanguera está oferecendo um serviço gratuito de orientação e dicas para te ajudar a declarar o Imposto de Renda 2024.

🌾💼 Hard Rock Cafe apresenta Hard Talks Agronegócio em Transformação 🌾💼

O Hard Rock Cafe Ribeirão Preto realizará no dia 29 de abril, a partir das 19h, um evento para discutir o agronegócio e suas transformações. Grandes nomes do setor vão falar sobre tendências, inovações e desafios que estão moldando o agronegócio

🏍️ Barretos Motorcycles Aquece Turismo Local e Rede Hoteleira 🏍️

O Barretos Motorcycles, um dos mais importantes encontros de motociclistas do Brasil, vai aquecer a economia local durante a sua 20ª edição, marcada para ocorrer de 3 a 5 de maio no Parque do Peão.
- PUBLICIDADE -