Início Região Pradopolis 57 anos de história e emancipação, Parabéns Pradopolis

57 anos de história e emancipação, Parabéns Pradopolis

- continua após a publicidade -

Pradópolis, Vila Nova, Fazenda São Martinho, Fazenda El Dourado, Fazenda Santa Maria.

Os antecedentes históricos de Pradópolis se confundem no espaço e no tempo com a implantação da lavoura cafeeira, na região da Alta Mogiana. Por volta de 1865, o capitão Gabriel Diniz Junqueira chega à região e inicia a formação da fazenda Santa Maria, com quatorze mil alqueires de café. Os primitivos habitantes do lugar eram os índios Jés, dos Tapuias, Caiapós. Em 1873, com a morte do Capitão Gabriel Junqueira, sua viúva vendeu a Fazenda Santa Maria ao Dr. Rodrigo Pereira Barreto, que mudou o nome para Fazenda El Dourado. Em 1889, passou para as mãos da família Antônio Prado, cria-se então a Fazenda São Martinho.

Em 1905, São Martinho já possuía 3,5 milhões de pés de café, sendo considerada a segunda maior Fazenda de Café do mundo, só suplantada pela Fazenda Dumont, com 5 milhões de pés. Também em 1905, por determinação do Coronel Henrique Ribeiro, gerente da Fazenda São Martinho, o engenheiro italiano Júlio Macozzi, executa o traçado de uma vila, em terras da fazenda. NASCIA PRADÓPOLIS. Para incentivar o crescimento da vila, também foi traçado um loteamento agrícola, o Capão Grande, bem próximo do local.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A imigração foi a solução para o problema da falta de mão-de-obra. E assim, por volta de 1907, começa a Fazenda São Martinho a receber os primeiros imigrantes europeus, destacando-se, pela quantidade, os italianos e mais tarde os japoneses.

No final de 1928, no lugar da primitiva capela é construída a Igreja Matriz.
Seu construtor foi Bepino Gerólamo. Animadas quermesses marcaram as campanhas para arrecadação de fundos para sua construção. Ser convidado para “festeiro” era considerado uma honra e motivo de orgulho nessas quermesses. Santo Antônio é o padroeiro.

Em 1945, o fim do ciclo do café decretou a extinção dos cafezais da Fazenda São Martinho, em seu lugar cria-se uma usina de açúcar, e isso é uma guinada fundamental nos destinos de Pradópolis. A cultura da cana-de-açúcar se incorpora à economia do município a partir de 1948, com a Usina São Martinho.

Pela Lei 5.285, de 18 de Fevereiro de 1958, o distrito de Pradópolis é elevado a município, comarca de Guariba. Foi adotado o dia 13 de Junho, dia do padroeiro do município, Santo Antônio de Pádua, como data das comemorações civil e religiosa da cidade.

Santo Antônio de Pádua é doutor da Igreja Católica, nascido em 1195, em Lisboa – Portugal, seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. tendo sido ordenado sacerdote em 1220, tornando-se frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis. É o padroeiro de Portugal. Sua popularidade chegou até o Brasil via Portugal, através dos franciscanos, advém também do fato de ele ser considerado, pela tradição popular, como santo casamenteiro. Antes de se dedicar à pregação, foi cozinheiro e levou vida completamente obscura, tendo, logo após sua ordenação, partido para o Marrocos, mas, acometido por uma enfermidade durante a viagem, viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes.

Percorreu a Europa inteira, combatendo ardorosamente os erros doutrinais de sua época, tendo falecido em 1231 no convento de Arcella em Pádua. Em Pradópolis é grande a devoção de fiéis ao santo e seu dia é motivo de inúmeras manifestações de fé.

População17.377 hab.
Área167,378 km2
BiomaCerrado

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Etanol e Diesel devem sofrer aumento de 3% em Ribeirão Preto.

O aumento de impostos imposto pelo Governador João Dória vai começar a prejudicar você muito rápido. Combustíveis começam a subir em Ribeirão Preto.

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

João Dória não cumpre a palavra e aumenta o ICMS em São Paulo.

João Dória ri na cara da sociedade com mentiras e em nota a FIESP promete entrar na justiça contra o aumento de ICMS.

Netflix anuncia o lançamento de documentário sobre a carreira de Pelé.

Netflix divulga a data de estreia e o primeiro teaser do documentário "Pelé", com estréia programada para fevereiro.

Onde estão os radares neste sábado (16) em Ribeirão Preto

Confira as avenidas com radares móveis em Ribeirão Preto. Velocidades variam entre 60km e 70km.