InícioRegiãoPontal"Colhendo Memórias: museu e escola" será lançado no Museu da Cana em...

“Colhendo Memórias: museu e escola” será lançado no Museu da Cana em Pontal

- continua após a publicidade -

Atribuir ao trabalhador rural a prerrogativa de protagonista no cultivo da lavoura canavieira. Esse é o conceito orientador do projeto “Colhendo Memórias: museu e escola”, que será lançado no dia 22 de agosto, às 9h, no Museu da Cana em Pontal (SP). Realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal, o projeto pretende unir cultura e educação em um esforço para preservação do patrimônio cultural imaterial acolhido no Engenho Central.

“Muitos homens e mulheres dedicaram suas vidas à colheita da cana e, apesar dos aportes tecnológicos dos últimos anos, a participação desses trabalhadores ainda é presente, impregnando seu ambiente social, dando origem à formação de um saber cultural vivo que precisa ser preservado”, afirma a proponente e produtora executiva do projeto, Maria do Carmo Silva Esteves.

O Colhendo Memórias levará a cerca de 600 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Pontal a oportunidade de saber mais sobre a “cultura caipira”, despertando nos estudantes um orgulho de pertencer a este rico ambiente rural que determina o modo de ser de nossa região. O projeto se debruça na figura do caipira de Antônio Cândido, revelada em seu livro “Parceiros do Rio Bonito. A ótica contextual usada pelo projeto será a dos moradores que habitavam a antiga colônia construída na Fazenda Engenho Central, sede do Museu da Cana.

As visitas ao Museu serão precedidas de ações educativas em sala de aula, conduzidas por professores previamente capacitados nos temas relacionados ao projeto. Nas aulas, os alunos serão apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar, iniciando ainda nas lavouras de café e passando pelo boia-fria ao novo perfil do trabalhador rural. Também são nas aulas que as crianças conhecerão mais sobre as festas e celebrações, como a da Companhia dos Santos Reis, que se mantêm vivas até hoje no entorno do Engenho Central.

A linguagem artística, especialmente as artes cênicas e a música, serão usadas como forma de difusão do conteúdo no dia de visitação ao Museu da Cana. As crianças serão recebidas com um cortejo e terão contato com a cultura caipira em todos os momentos, como no café da manhã ou da tarde, em que poderão provar delícias da culinária como o bolo de fubá, a rapadura e o biscoito de polvilho com erva-doce. Ainda durante a visita, os alunos terão a oportunidade de confeccionar estandartes e brincar em uma roda de ciranda.

“O Colhendo Memórias é um projeto ao mesmo tempo didático e dinâmico, que alinha muito bem a cultura e a educação. Ele atingirá não apenas as crianças que participarão das visitas, mas também seus familiares e outros alunos das escolas, reafirmando assim a representatividade do Museu e sua importância cultural”, comenta Josué Franco, secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Pontal.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -