O objetivo é garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos de idade. Este acordo faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que busca melhorar a fluência leitora dos alunos da rede pública.
O convênio inclui a disponibilização de um acervo de 500 livros infantis em português e inglês, acessíveis por meio da plataforma Elefante Letrado. Além dos livros, a plataforma oferece provas online de fluência leitora para todas as séries do Ensino Fundamental.
A ação beneficiará cerca de 1 milhão de alunos em 365 cidades paulistas, além dos 600 mil estudantes da rede estadual que já utilizam a ferramenta. As cidades da região de Ribeirão Preto que aderiram ao convênio são:
- Ribeirão Preto
- Barrinha
- Batatais
- Bebedouro
- Cajuru
- Cássia dos Coqueiros
- Dumont
- Guariba
- Luís Antônio
- Monte Alto
- Monte Azul Paulista
- Pitangueiras
- Pradópolis
- São Simão
- Serra Azul
- Serrana
- Sertãozinho
- Taquaral
- Viradouro
Além da plataforma digital, todas as classes de anos iniciais da rede estadual têm estantes de livros físicos para garantir amplo acesso ao material de leitura.
O programa Alfabetiza Juntos SP também aplica avaliações de fluência leitora duas vezes ao ano para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, e agora será expandido para os 3º, 4º e 5º anos. Essas avaliações ajudam a monitorar o desenvolvimento dos alunos e a adequar o ensino às suas necessidades.
O secretário da Educação, Renato Feder, anunciou ainda a previsão de pagamento de R$ 300 milhões às escolas que atingirem metas de avaliação, incentivando a melhoria contínua da educação no estado.
Essa iniciativa reflete o esforço do governo estadual em parceria com as prefeituras para melhorar a qualidade da educação e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura desde cedo.