Início Região Matão 4º Festival FESTEM 2016 em Matão

4º Festival FESTEM 2016 em Matão

- continua após a publicidade -

Acontece de 10 a 17 de setembro, o FESTEM 2016, com a presença de vários grupos de pesquisa teatral se apresentando em diversos pontos da cidade de Matão.

Com realização da Ong OCARA e Nuviar – Núcleo de Vivências em Arte, e o apoio da Prefeitura de Matão, do SESC Araraquara, SESI Matão e do Proac-SP, o FESTEM 2016 pretende aprofundar ações de intervenção na cidade, com espetáculos de grupos teatrais que têm a pesquisa cênica norteando seus trabalhos.

Na sua quarta edição, o FESTEM 2016 convida grupos teatrais para ocupar diversos espaços da cidade, com espetáculos que mostram a qualidade da pesquisa cênica no Brasil. A edição 2016 quer mostrar a importância da pesquisa cênica inserida em um contexto de produção e de investigação, nos processos de criação em artes cênicas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para os organizadores do Núcleo de Vivências em Arte, Marcos Rangel e Rodrigo Carinhana, o FESTEM 2016 busca também, uma outra relação com os cidadãos e instituições no município. “Pretendemos promover apresentações em bairros e nas escolas. Queremos potencializar a qualidade de vida de maneira geral”, explicam os organizadores.

Estão programados espetáculos em cinco escolas da rede pública e instituições como a Apae, o Lar São Vicente de Paulo e o Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU). O espetáculo Canoa de Encantos percorrerá bairros da cidade.

O FESTEM iniciou como Semana do Teatro em 2013. Com a aprovação e empatia das instituições e da população, a programação foi crescendo e mudou o nome para FESTEM – Festival de Teatro de Matão, em 2015. A grande novidade é que, em 2016, serão dez dias de encontros, apresentações e um Seminário, que finalizará a versão desse ano, debatendo a “Produção de Festivais de Teatro no Brasil”.

Organizado pelo Núcleo de Vivências em Arte, O Nuviar que foi fundado em 2013 pelos atores pesquisadores Marcos Rangel e Rodrigo Carinhana. Através do treinamento físico, elementos da tradição e a escuta perceptiva do espaço, desenvolve uma pesquisa continuada entendendo o ser humano como um ser integral, indissociado, e sua ação como um ato único! O Ato, impresso no tempo-espaço. Um salto para o desvelar do indivíduo onde viver já não é apenas uma questão biológica, senão uma ação criativa.

O resultado inicial da pesquisa, levou o NUVIAR a apresentar a performance “Entre” em Matão, São Luis (MA), Campinas (SP), Mogi Mirim (SP) e Porto Alegre (RS) nos anos de 2013 e 2014. Atualmente, ministra, em Matão, a oficina “Vivências em Arte: processos de formação, experimentação e criação de atos performativos”.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Serão dez dias de intensa programação. Apresentações em espaços alternativos, como ruas e o Asilo da cidade, ou em espaços tradicionais, como o Teatro do SESC Araraquara, além de programação especial para crianças com os contadores de histórias, do grupo Ribeirão em Cena, em ações programadas em cinco escolas da rede pública do município.

A linguagem audiovisual se faz presente. O Cine SESI-SP no Mundo apresenta quatro filmes da Dinamarca dentro da programação do 4°FESTEM. Finalizando essa extensa lista de atividades, o Seminário “Produção de Festivais de Teatro no Brasil”, com a participação de pensadores e produtores, pretende debater os rumos e a importância desse tipo de encontro na vida cultural das cidades onde acontecem bem como a sustentabilidade e continuidade de suas realizações. Monólogos ou cortejos teatrais, musicais ou debates, são diversas as experiências que o público poderá experimentar e participar, nessa edição do FESTEM 2016.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Série B: Botafogo e Juventude empatam em Ribeirão Preto

Veja a classificação atualizada da Série B do Brasileiro.

Misterio, chama padre Quevedo ou bispo Macedo: Casos de dengue têm queda desde abril

Em Ribeirão Preto os casos sumiram misteriosamente dos boletins da secretaria da saúde. Em novembro, foi confirmado apenas um caso.

Rede de Posto Monte Carlo traz para as rodovias da região de Ribeirão Preto unidades do Frango Assado e Pizza Hut

Com mais de R$ 100 milhões em investimentos, negociação trará para os consumidores marcas consagradas e desejadas, gerando 700 empregos diretos

Foi inaugurado Ecoponto no Jardim Palmeiras II

Local é destinado à entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, móveis velhos, madeiras, recicláveis e massa verde

MARP convida para o 45° Salão de Arte de Ribeirão Preto

A exposição do SARP 2020 acontecerá até 18 de dezembro e de 05 a 23 de janeiro de 2021, no MARP