Início Região Jardinopolis Rotary Club de Jardinópolis convida para palestra educativa sobre hanseníase

Rotary Club de Jardinópolis convida para palestra educativa sobre hanseníase

- continua após a publicidade -

“Hanseníase – o que você precisa saber” é o tema da palestra promovida pelo Rotary Club de Jardinópolis. O evento será dia 27 de novembro, 3ª feira, às 20h, com entrada gratuita.

Segundo a presidente do clube, Vera Lucia Castilhano Bontadini, “esta é uma doença que ainda existe, sendo que Jardinópolis tem inúmeros casos e a população tem pouca informação, por isso, é nosso papel disponibilizar esforços para difundir esclarecimentos”.

O dermatologista e hansenólogo Fred Bernardes Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), foi o convidado para proferir a palestra. Ele é doutorando pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e tem vários artigos publicados em revistas científicas, no Brasil e no exterior, sobre o tema. Seu trabalho de treinamento e capacitação de profissionais de saúde e busca de casos de hanseníase no município de Jardinópolis já foi apresentado em congressos médicos e também é tema de artigos em publicações especializadas de saúde. O trabalho em Jardinópolis, realizado em conjunto com o professor Marco Andrey Cipriani Frade, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e vice-presidente da SBH, recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na última semana, o dermatologista participou do 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado em Palmas (TO), e falou para educadores e cerca de 50 estudantes da rede estadual de ensino do Estado do Tocantins sobre a hanseníase. A palestra marcou o encerramento da campanha “Todos Contra a Hanseníase” realizada pela Sociedade Brasileira de Hansenologia e Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

“O médico Fred Bernardes Filho tem sido grande colaborador da campanha Todos Contra a Hanseníase pelas várias palestras que profere divulgando informações sobre a doença, pelo trabalho de estudo e pesquisa que mantem e pelo empenho em diagnosticar a doença e encaminhar os pacientes para o devido tratamento em Jardinópolis”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Claudio Salgado.

A palestra em Jardinópolis será na sede do Rotary Club, Rua Coronel José Teodoro 698. As pessoas interessadas devem confirmar presença pelo telefone 16 3663.2600.

Hanseníase
É uma doença que afeta os nervos e, por isso, o doente pode perder ou ter diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor e ter dificuldade em segurar objetos, por exemplo. Podem surgir manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. Mas o tratamento em todo o Brasil é gratuito e a hanseníase tem cura. Quando inicia o tratamento, o paciente não transmite mais a doença. Hanseníase é transmitida por um bacilo de pessoa doente sem tratamento para pessoa saudável.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Sessão extra do Queen Experience In com ingressos grátis para seguidores do em Ribeirão

O espetáculo soma a marca impressionante de mais de 150 apresentações em um ano, passado por todas as capitais do Brasil, além do Chile.

Jaú Serve abrira sua segunda loja na cidade de Ribeirão Preto

O supermercado será construído em um terreno de dez mil metros quadrados, gerando cerca de 200 empregos diretos

Solenidade celebra os 40 anos de criação da https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/transerp/

Criada em 1980, a Transerp completou 40 anos nesta sexta-feira, e homenageou o engenheiro Reynaldo Lapate, que tem 40 anos de trabalho

Ribeirão Folia acontece amanhã (29)

Com programação e atrações para todos os públicos, evento gratuito promete levar milhares de pessoas para curtir a festa

Governo Federal alerta para tempestades nos estados da região Sudeste nos próximos dias

Previsão aponta chuvas intensas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, até a próxima quarta-feira (4)
- PUBLICIDADE -