InícioRegiãoJardinopolisMuseu e Casa de Cultura de Jardinópolis sedia exposição "Ser Naïf"

Museu e Casa de Cultura de Jardinópolis sedia exposição “Ser Naïf”

- continua após a publicidade -

O Museu e Casa de Cultura Dr. Paulo Portugal, de Jardinópolis, recebe de 7 a 31 de maio, a exposição “Ser Naïf”. A mostra contará com 24 obras representativas de dois expoentes da pintura Naïf da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Con Silva, de Batatais, e Blanco Castro, de Jaboticabal.

Com curadoria de Thaís Creolezio, produção-executiva de Rodrigo Touso e coordenação geral de Larissa Rizzatti, a exposição é fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O sincretismo religioso afro e católico, as manifestações tradicionais católicas e narrativas bucólicas e urbanas são os temas principais presentes nas obras de ambos os artistas.

“Considerada a arte da espontaneidade, da criativadade intuitiva, da imaginação autêntica e do artista mais preocupado em ser do que fazer, a arte Naïf tem a capacidade de nos colocar em contato com estéticas não consagradas, mas profundamente capazes de nos conectar às emoções e sentimentos mais primordiais”, informa o texto curatorial.

Ao longo das últimas décadas, a arte Naïf alcançou expressiva presença em salões e bienais internacionais no Brasil e no exterior. Apesar da conquista desta visibilidade nestes circuitos culturais específicos, ainda se trata de uma expressão artística objeto de estudos para se entender o lugar que ocupa na produção cultural contemporânea.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A mostra já passou por Franca e Batatais, e depois de Jardinópolis, a exposição percorre as cidades de Cravinhos, São Simão, Dumont, Jaboticabal e Pontal – formando um corredor de itinerância de aproximadamente 350 km. Oficinas de arte com Con Silva também fazem parte do circuito.

SERVIÇO

Exposição “Ser Naïf”

Onde: Pinacoteca Municipal da Casa de Cultura

Endereço: Praça Manoel Antonio Dias, s/n, Jardinópolis/SP

Período: 7 a 31 de maio

Expediente: segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Sábados, das 10h às 12h e das 12h30 às 14h30

Informações: (16)3663-4404

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Oficinas e cursos gratuitos em Ribeirão Preto

Há oportunidades para atividades de música, dança, teatro, artes plásticas e circenses. Confira vagas por unidade e saiba como fazer a inscrição.

240 oportunidades de emprego em Ribeirão e Sertãozinho

Entre as vagas há opções como ajudante de produção, auxiliar administrativo, motorista, vendedor, cuidador de idosos, padeiro, cabeleireiro e manicure.

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020
- PUBLICIDADE -