InícioRegiãoJardinopolisMuseu e Casa de Cultura de Jardinópolis sedia exposição "Ser Naïf"

Museu e Casa de Cultura de Jardinópolis sedia exposição “Ser Naïf”

- continua após a publicidade -

O Museu e Casa de Cultura Dr. Paulo Portugal, de Jardinópolis, recebe de 7 a 31 de maio, a exposição “Ser Naïf”. A mostra contará com 24 obras representativas de dois expoentes da pintura Naïf da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Con Silva, de Batatais, e Blanco Castro, de Jaboticabal.

Com curadoria de Thaís Creolezio, produção-executiva de Rodrigo Touso e coordenação geral de Larissa Rizzatti, a exposição é fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O sincretismo religioso afro e católico, as manifestações tradicionais católicas e narrativas bucólicas e urbanas são os temas principais presentes nas obras de ambos os artistas.

“Considerada a arte da espontaneidade, da criativadade intuitiva, da imaginação autêntica e do artista mais preocupado em ser do que fazer, a arte Naïf tem a capacidade de nos colocar em contato com estéticas não consagradas, mas profundamente capazes de nos conectar às emoções e sentimentos mais primordiais”, informa o texto curatorial.

Ao longo das últimas décadas, a arte Naïf alcançou expressiva presença em salões e bienais internacionais no Brasil e no exterior. Apesar da conquista desta visibilidade nestes circuitos culturais específicos, ainda se trata de uma expressão artística objeto de estudos para se entender o lugar que ocupa na produção cultural contemporânea.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A mostra já passou por Franca e Batatais, e depois de Jardinópolis, a exposição percorre as cidades de Cravinhos, São Simão, Dumont, Jaboticabal e Pontal – formando um corredor de itinerância de aproximadamente 350 km. Oficinas de arte com Con Silva também fazem parte do circuito.

SERVIÇO

Exposição “Ser Naïf”

Onde: Pinacoteca Municipal da Casa de Cultura

Endereço: Praça Manoel Antonio Dias, s/n, Jardinópolis/SP

Período: 7 a 31 de maio

Expediente: segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Sábados, das 10h às 12h e das 12h30 às 14h30

Informações: (16)3663-4404

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

60 anos esperando titulo Comercial pode sair da fila

Com acesso garantido, Comercial busca 1º título de uma divisão de Paulista em 64 anos. O time terá força máxima no primeiro jogo da final, sábado às 19h, em Bauru

Iguatemi passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Iguatemi S.A, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do país, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU...

ACIS completa 53 anos de dedicação ao setor empresarial sertanezino; conheça a história da entidade

Fundada em 25 de maio de 1969, na época contou com a adesão de 70 associados. Os comerciantes locais sentiam dificuldades de se organizar para enfrentar determinados problemas

O bilionário Elon Musk chega hoje(20) ao Brasil para conversar com Bolsonaro

O homem mais rico do mundo visita o Brasil a convite do ministro Fábio Faria

Cinema do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe pré-estreia de Top Gun: Maverick

Maverick será lançado oficialmente no dia 26 de maio, entretanto, os fãs poderão se adiantar e aproveitar as sessões de pré-estreia, que acontecem de 21 a 25 de maio
- PUBLICIDADE -