InícioRegiãoJaboticabalSenac Jaboticabal promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

Senac Jaboticabal promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

- continua após a publicidade -

Referência em educação profissional, o Senac Jaboticabal também tem vocação em promover capacitações que impactam a comunidade onde está inserido e a vida de pessoas com deficiência intelectual. É o caso do curso Educação para o Trabalho – trampolim, que é totalmente gratuito e estimula os alunos em vários níveis para que possam conquistar vagas diversas no mercado.

 

Com aulas expositivas e práticas, de segunda a sexta-feira, o curso é destinado a jovens a partir de 16 anos e que, preferencialmente, estejam vinculados a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Nova turma terá início em 18 de março, com 20 vagas disponíveis.

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Motricidade, convívio social, atitude empreendedora e sustentável, responsabilidade, ética e comunicação por meio do letramento são algumas das práticas vivenciadas dentro e fora da sala aula na Programa Educação para o Trabalho – trampolim. Foram essas experiências que permitiram ao ex-aluno Vitor Eduardo Duarte, de 24 anos, traçar novos rumos no mercado de trabalho.

 

Antes ambientado ao expediente do restaurante do seu tio, Vitor cursou as aulas no Senac e conquistou uma vaga administrativa nos Correios e, atualmente, integra a equipe da Escola de Artes de Jaboticabal. Mas a incessante vontade de aprender o levou a estudar fotografia, criando uma nova vertente em sua carreira. Agora, ele dedica os fins de semana a esse ofício. “Nunca imaginei essa evolução.  Melhorei minha renda, aprimorei habilidades e descobri outras possibilidades. Para ficar no mercado de trabalho, sei que é fundamental o respeito dos chefes, colegas e a responsabilidade em cada atividade”, diz Vitor.

 

Willian Silva Sant’Anna, de 21 anos, também participou do Programa Educação para o Trabalho – trampolim e ampliou seus horizontes. “Além da possibilidade de receber orientação profissional de qualidade, consegui ter mais independência para as atividades da minha rotina”, afirma o jovem. Feliz com as conquistas provenientes do conhecimento, Willian agora se dedica ao curso Auxiliar de Escritório, também no Senac, com intuito de conquistar seu primeiro emprego.

 

Evolução de mercado

No último balanço divulgado para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho (MTE), observou-se um aumento nas vagas formais para trabalhadores com deficiências intelectuais, físicas, auditivas, visual, múltiplas e reabilitados. Ao todo, foram 441,3 mil contratações, com crescimento de 5,5%, de 2016 para 2017. Trabalhadores com deficiência intelectual tiveram 2,5 mil empregos a mais, alta de 7,3%. Essa evolução está apoiada, principalmente, pela ação do MTE, por meio do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, que define que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

O curso promovido pelo Senac Jaboticabal busca contribuir com a evolução desse cenário, preparando as pessoas com deficiência para os desafios profissionais. Mais informações sobre o Programa Educação para o Trabalho – trampolim podem ser obtidas pessoalmente na instituição.

 

Serviço:

 Programa Educação para o Trabalho – trampolim

Data: 18 de março a 6 de dezembro de 2019

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -