InícioRegiãoCravinhosTradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo...

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo (21/07)

As apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

- continua após a publicidade -

O Reisado ou simplesmente Folia de Reis, foi introduzido pelos portugueses no Brasil-Colônia, no século XIX. Espetáculo popular das Festas de Natal e Reis, cuja ribalta era a praça pública, a rua, ou as residências. A Folia de Reis constitui-se em um dos mais tradicionais folguedos folclóricos.

O maior símbolo da Folia de Reis é a dança que reverencia os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra no dia do nascimento de Jesus Cristo. A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos.

O reisado é composto por 4 a 6 mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles devem também proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes. Acrobatas e declamadores representam os soldados perseguidos do Menino. Todas as Companhias de Reis trazem consigo uma bandeira, o estandarte da folia, um quadrado de madeira com Adoração dos Magos, ornamentado com flores e espelhos, carregado pelos alferes.

Uma orquestra de violas, banjos, violões, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas pulsam na regularidade de um organismo. Seus acordes servem de orientação às vozes e ordenam a evolução do espetáculo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Encontro de Folia de Reis no município de Cravinhos já se tornou tradição na região e neste ano chega a sua 19ª edição. O evento será realizado no domingo (21/07), a partir das 9h, em frente à Capela dos Três Reis Santos, que fica localizada na Rua Máximo Glingani. Diversas companhias já confirmaram a presença em uma festa que sempre é marcada por muita celebração aos costumes e crenças antigas.

“Cravinhos sempre recepcionou a população de outras cidades muito bem e neste ano não será diferente, inclusive um grande almoço será servido a todos os foliões e as companhias presentes receberão uma recordação da 19ª edição do Encontro de Companhias de Reis”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Segundo os organizadores da Festa, a estimativa é que se reúnam cerca de 6 mil pessoas, entre integrantes dos reisados, artistas, historiadores e público em geral.

Vale salientar que as apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -