• Região
Início Região Cravinhos Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo...

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo (21/07)

As apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

- continua após a publicidade -

O Reisado ou simplesmente Folia de Reis, foi introduzido pelos portugueses no Brasil-Colônia, no século XIX. Espetáculo popular das Festas de Natal e Reis, cuja ribalta era a praça pública, a rua, ou as residências. A Folia de Reis constitui-se em um dos mais tradicionais folguedos folclóricos.

O maior símbolo da Folia de Reis é a dança que reverencia os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra no dia do nascimento de Jesus Cristo. A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos.

O reisado é composto por 4 a 6 mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles devem também proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes. Acrobatas e declamadores representam os soldados perseguidos do Menino. Todas as Companhias de Reis trazem consigo uma bandeira, o estandarte da folia, um quadrado de madeira com Adoração dos Magos, ornamentado com flores e espelhos, carregado pelos alferes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma orquestra de violas, banjos, violões, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas pulsam na regularidade de um organismo. Seus acordes servem de orientação às vozes e ordenam a evolução do espetáculo.

O Encontro de Folia de Reis no município de Cravinhos já se tornou tradição na região e neste ano chega a sua 19ª edição. O evento será realizado no domingo (21/07), a partir das 9h, em frente à Capela dos Três Reis Santos, que fica localizada na Rua Máximo Glingani. Diversas companhias já confirmaram a presença em uma festa que sempre é marcada por muita celebração aos costumes e crenças antigas.

“Cravinhos sempre recepcionou a população de outras cidades muito bem e neste ano não será diferente, inclusive um grande almoço será servido a todos os foliões e as companhias presentes receberão uma recordação da 19ª edição do Encontro de Companhias de Reis”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Segundo os organizadores da Festa, a estimativa é que se reúnam cerca de 6 mil pessoas, entre integrantes dos reisados, artistas, historiadores e público em geral.

Vale salientar que as apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Outra derrota do Botafogo deixa o projeto da serie A distante

Agora, o Pantera busca a reabilitação contra o Londrina, na terça-feira (20), às 19h15, no estádio Santa Cruz.

Programa Direção Segura autua oito motoristas em Cravinhos

Blitz de fiscalização da Lei Seca foi realizada entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado (17); Ao todo, 288 veículos foram fiscalizados

Caixa e Banco do Brasil iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Para o participante saber se tem direito às cotas, basta acessar o portal

Sesc Ribeirão apresenta espetáculo de dança inspirado na vida da poetisa Sylvia Plath

Dança em Dobro acontece no dia 23 de agosto, sexta, a partir das 20h, com apresentações do Studium Carla Petroni e da Cia. Lusco Fusco

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto promove “Tarde Beneficente”

Todo evento é organizado por membros do Grupo de Voluntariado Arco Íris

Habitação entrega casas para famílias de Guatapará

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Secretaria de Estado da Habitação entrega 97 unidades habitacionais na cidade de Guatapará. O Governo do Estado, através...

Enquanto senado vota abuso de autoridade vereador e apresentador são assaltados em RP

Os Bandidos agiram rapidamente e fugiram em poucos minutos.

Copa Educa Judô agita cidade de Morro Agudo

Consolidado, evento deve receber mais de 60 instituições e mil atletas

ENCONTRO NACIONAL DO PSL DE JAIR BOLSONARO

A mobilização é uma ação da executiva nacional que tem o objetivo de dobrar o número de filiados

Palocci relatou em delação repasses ilegais a Lulinha, amante Gleisi e quadrilha do...

Palocci declarou que parte dessas negociações era realizada por ele com João Vaccari, ex-tesoureiro do PT
- PUBLICIDADE -