InícioRegiãoCravinhosEncontro de Folia de Reis de Cravinhos acontece no domingo (16/07)

Encontro de Folia de Reis de Cravinhos acontece no domingo (16/07)

- continua após a publicidade -

O Reisado ou simplesmente Folia de Reis, foi introduzido pelos portugueses no Brasil-Colônia, no século XIX. Espetáculo popular das Festas de Natal e Reis, cuja ribalta era a praça pública, a rua, ou as residências. A Folia de Reis constitui-se em um dos mais tradicionais folguedos folclóricos.

O maior símbolo da Folia de Reis é a dança que reverencia os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra no dia do nascimento de Jesus Cristo. A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos. O reisado é composto por 4 a 6 mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles devem também proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes. Acrobatas e declamadores representam os soldados perseguidos do Menino. Todas as Companhias de Reis trazem consigo uma bandeira, o estandarte da folia, um quadrado de madeira com Adoração dos Magos, ornamentado com flores e espelhos, carregado pelos alferes.

Uma orquestra de violas, banjos, violões, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas pulsam na regularidade de um organismo. Seus acordes servem de orientação às vozes e ordenam a evolução do espetáculo.

O Encontro de Folia de Reis no município de Cravinhos já se tornou tradição na região e neste ano chega a sua 17ª edição. O evento será realizado no domingo (16/07), a partir das 9h, em frente à Capela dos Três Reis Santos, que fica localizada na Rua Máximo Glingani. Diversas companhias já confirmaram a presença em uma festa que sempre é marcada por muita celebração aos costumes e crenças antigas.

“Cravinhos sempre recepcionou a população de outras cidades muito bem e neste ano não será diferente, inclusive um grande almoço será servido a todos os foliões e as companhias presentes receberão uma recordação da 17ª edição do Encontro de Companhias de Reis”, comenta a diretora da Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo os organizadores da Festa, a estimativa é que se reúnam cerca de 5 mil pessoas, entre integrantes dos reisados, artistas, historiadores e público em geral.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Organização IYF e empresas parceiras adotam como missão o desenvolvimento social e econômico do país

A essência da responsabilidade social está em adotar atitudes benéficas e proativas para a sociedade e o meio ambiente.

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários
- PUBLICIDADE -