InícioRegiãoBrodowskiNova exposição virtual do Museu Casa de Portinari apresenta Pinturas Murais de...

Nova exposição virtual do Museu Casa de Portinari apresenta Pinturas Murais de Brodowski

- continua após a publicidade -

Uma das mais tradicionais programações da Semana de Portinari, realizada pelo Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari -, é a Pintura Mural. Buscando uma democratização ainda maior destes trabalhos, já está online no site do equipamento cultural (www.museucasadeportinari.org.br) a exposição virtual “Galeria a Céu Aberto”, com fotos de todos os murais realizados durante a edição de 2017.

Dezenas de artistas locais, regionais, e de outras partes do país e do exterior usam os muros de Brodowski como suporte para suas produções em diferentes técnicas e temas. Os trabalhos foram produzidos na Praça dos Maçons, no Recanto Rebechi e na Secretaria de Turismo. O conteúdo, além das imagens, reúne informações sobre Portinari e depoimentos de artistas que participaram do projeto.

De acordo com a gerente da instituição, Cristiane Maria Patrici, a pintura Mural é o momento em que a cidade se transforma num grande ateliê a céu aberto, tornando-se uma galeria na rua, onde as pessoas circulam livremente, fortalecendo o caráter social da arte. “Nossa missão, além de cultivar a memória de Candido Portinari e difundir o seu legado, também tem um forte compromisso em exercitar talentos e descobrir vocações. Dessa forma, nossas ações estimulam a formação e a projeção de novos artistas, o fazer artístico e a sua apreciação e fruição”, explica.

Visita Virtual

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quem não teve ainda oportunidade de conhecer de perto o local que foi casa de Candido Portinari e para onde ele voltava frequentemente em busca de inspiração, ou então gostaria de matar a saudade de sua visita, pode passear virtualmente pelos ambientes da instituição por meio de imagens interativas em 360 graus. Uma evolução tecnológica da mídia digital que permite a visualização completa, em qualquer direção, a partir de um ponto fixo de observação. Recurso que pode ser usado para encurtar distâncias físicas e também para ser explorado por pais e professores na preparação das crianças para a visita educativa ou complementar o trabalho pedagógico em sala de aula.

Entre outros recursos, o site ainda oferece galeria de fotos que permitem superzoom para quem deseja ver detalhes dos murais disponíveis no imóvel. Na aba Exposições Virtuais, o público pode acompanhar e relembrar algumas montagens que já foram apresentadas de forma física durante outras Semanas de Portinari e programações do Museu, como a mostra “Futebol e Arte”,Novos Talentos”, “O Carnaval na Paleta de Portinari” e “Coletiva de Artes Plásticas”.

 

Serviço:

Exposição “Galeria a Céu Aberto”

www.museucasadeportinari.org.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Araraquara: Anuncia novo lockdown de oito dias a partir de domingo(20)

Araraquara, dita como modelo no combate à Covid-19 ao adotar lockdown rígido, prova mais uma vez que o modelo não trás resultados.

Museu Casa de Portinari realiza 1º Sarau Musical Especial de São João

Programação conta também com curso on-line de História da Arte com Práticas de Ateliê (23), gratuito pela plataforma Skype

165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

Descubra: O berço do chope, Um santo na cidade, Palace assombrado, Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

Instituto 3M abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare 2021 em Ribeirão Preto

Estudantes que fazem parte do Ensino Médio e moram em Ribeirão Preto podem inscrever-se no processo seletivo do curso profissionalizante

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os principais mitos sobre o Transtorno e o que dizem os especialistas

Conheça a história de uma mãe com o filho autista e a visão de uma ativista, mulher, preta e autista que vive no dia a dia os desafios do TEA na sociedade
- PUBLICIDADE -