InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari lança audiolivro para deficientes visuais

Museu Casa de Portinari lança audiolivro para deficientes visuais

Obra de autoria de Candido Portinari ganhou parceria da ADEVIRP para tradução sonora

- continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira (3), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, lança o audiolivro “Poemas de Portinari” em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP). Inédita, a obra reúne textos de Candido Portinari narrados para o público cego ou com baixa visão e está disponível pelo site.

Constantemente, o equipamento cultural busca soluções que contribuam para eliminar as barreiras e proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora aos deficientes que visitam o espaço. No local, há disponível maquetes sensoriais, recursos de audiodescrição, acessos adaptados, vagas de estacionamento identificadas, cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, réplicas táteis de obras e muitas outras ferramentas, incluindo o site e as redes sociais.

arquivo

“Quando o assunto é acessibilidade temos que assegurar um museu para todos. Desde 2006, intensificamos nossos programas e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no Museu. Mais do que isso, para integrá-los à cultura nacional”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Para o lançamento, a instituição divulgará, também nesta quinta-feira (3), nas redes sociais, um vídeo de Marlene Taveira Cintra, Fundadora Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) e Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari, sobre a parceria entre as instituições e a elaboração do projeto.

ARQUIVO

Mais programação

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ainda no tema acessibilidade, no domingo (6), a atividade “Pela Janela” exibirá como os recursos tecnológicos contribuem para disponibilizar conteúdos e informações para todos. O QR Code é um dos mecanismos utilizados pelo Museu para que o visitante surdo tenha acesso ao legado do artista.

Na quarta-feira (9), às 14h, tem live com os Representantes Regionais do Sistema Estadual de Museus. O objetivo da proposta colaborativa é fortalecer e articular os museus de Ribeirão Preto e municípios do entorno. Durante o evento, será feita a apresentação oficial dos novos membros da região administrativa, bem como a elaboração de um cronograma coletivo para as discussões e assuntos de 2021.

Toda a agenda do Museu Casa de Portinari estará disponível pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) @museucasadeportinari.

Mais informações pelo site: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -