InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari lança audiolivro para deficientes visuais

Museu Casa de Portinari lança audiolivro para deficientes visuais

Obra de autoria de Candido Portinari ganhou parceria da ADEVIRP para tradução sonora

- continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira (3), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, lança o audiolivro “Poemas de Portinari” em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP). Inédita, a obra reúne textos de Candido Portinari narrados para o público cego ou com baixa visão e está disponível pelo site.

Constantemente, o equipamento cultural busca soluções que contribuam para eliminar as barreiras e proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora aos deficientes que visitam o espaço. No local, há disponível maquetes sensoriais, recursos de audiodescrição, acessos adaptados, vagas de estacionamento identificadas, cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, réplicas táteis de obras e muitas outras ferramentas, incluindo o site e as redes sociais.

arquivo

“Quando o assunto é acessibilidade temos que assegurar um museu para todos. Desde 2006, intensificamos nossos programas e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no Museu. Mais do que isso, para integrá-los à cultura nacional”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Para o lançamento, a instituição divulgará, também nesta quinta-feira (3), nas redes sociais, um vídeo de Marlene Taveira Cintra, Fundadora Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) e Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari, sobre a parceria entre as instituições e a elaboração do projeto.

ARQUIVO

Mais programação

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ainda no tema acessibilidade, no domingo (6), a atividade “Pela Janela” exibirá como os recursos tecnológicos contribuem para disponibilizar conteúdos e informações para todos. O QR Code é um dos mecanismos utilizados pelo Museu para que o visitante surdo tenha acesso ao legado do artista.

Na quarta-feira (9), às 14h, tem live com os Representantes Regionais do Sistema Estadual de Museus. O objetivo da proposta colaborativa é fortalecer e articular os museus de Ribeirão Preto e municípios do entorno. Durante o evento, será feita a apresentação oficial dos novos membros da região administrativa, bem como a elaboração de um cronograma coletivo para as discussões e assuntos de 2021.

Toda a agenda do Museu Casa de Portinari estará disponível pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) @museucasadeportinari.

Mais informações pelo site: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Araraquara: Anuncia novo lockdown de oito dias a partir de domingo(20)

Araraquara, dita como modelo no combate à Covid-19 ao adotar lockdown rígido, prova mais uma vez que o modelo não trás resultados.

Museu Casa de Portinari realiza 1º Sarau Musical Especial de São João

Programação conta também com curso on-line de História da Arte com Práticas de Ateliê (23), gratuito pela plataforma Skype

165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

Descubra: O berço do chope, Um santo na cidade, Palace assombrado, Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

Instituto 3M abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare 2021 em Ribeirão Preto

Estudantes que fazem parte do Ensino Médio e moram em Ribeirão Preto podem inscrever-se no processo seletivo do curso profissionalizante

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os principais mitos sobre o Transtorno e o que dizem os especialistas

Conheça a história de uma mãe com o filho autista e a visão de uma ativista, mulher, preta e autista que vive no dia a dia os desafios do TEA na sociedade
- PUBLICIDADE -