InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari celebra o Dia da Consciência Negra com atividades...

Museu Casa de Portinari celebra o Dia da Consciência Negra com atividades relativas à data

A agenda conta com roda de conversa, obras que retratam o negro brasileiro, poema em homenagem ao Dia da Consciência Negra e o projeto Sons para Portinari; tudo gratuito

- continua após a publicidade -

A agenda conta com roda de conversa, obras que retratam o negro brasileiro, poema em homenagem ao Dia da Consciência Negra e o projeto Sons para Portinari; tudo gratuito

O retrato do corpo negro é um dos muitos temas representados na obra plástica de Candido Portinari. Por isso, a agenda desta semana do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promoverá, atividades, que permeiam pela temática em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Destaca, também, uma apresentação musical na esplanada do museu. As ações serão gratuitas e de forma híbrida: presencial e virtual.

ARQUIVO

No próximo sábado (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a professora Camila Gonçalves Lima Rosa, em uma roda de conversa no Museu Casa de Portinari apresentará a história da Dra. Maria do Carmo Valério Nicolau; uma mulher negra, nascida em Brodowski em 1932, que conseguiu ingressar na escola como ouvinte e tornou-se professora, advogada, jornalista, escritora e empresária. A marca Muene, fundada por ela e conhecida internacionalmente, é precursora em produzir maquiagem para a pele negra. A ação será presencial na instituição, às 10h, e o uso de máscara de proteção e álcool em gel serão obrigatórios. 

.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A programação continua pelas mídias sociais – Candido Portinari sempre retratou o trabalho e a vida do negro em suas obras, a fim de demonstrar a força do negro no processo cultural e na formação popular dos costumes brasileiros, mostrando que o Brasil foi construído por muitas mãos trabalhadoras. Por isso, em celebração à data, a instituição compartilhará, às 10h, obras do artista que retratam a cultura e os corpos negros.

Além disso, às 12h, a agenda contará, ainda, com o poema “Dia Nacional da Consciência Negra”, de Vanderlei F. Alves.

Já no domingo (21), das 10h às 11h30, o equipamento promoverá o projeto “Sons para Portinari”; diversão garantida na esplanada do museu, com músicos ao vivo. A Edição de novembro é com o brodowskiano Mario Ferreira e amigos interpretando MPB, Chorinho e Bossa Nova ao som de saxofones. O uso de máscara de proteção e álcool em gel serão obrigatórios no local.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.  

Como forma de comunicar os conteúdos da programação cultural, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). 

divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -