InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari celebra o Dia da Consciência Negra com atividades...

Museu Casa de Portinari celebra o Dia da Consciência Negra com atividades relativas à data

A agenda conta com roda de conversa, obras que retratam o negro brasileiro, poema em homenagem ao Dia da Consciência Negra e o projeto Sons para Portinari; tudo gratuito

- continua após a publicidade -

A agenda conta com roda de conversa, obras que retratam o negro brasileiro, poema em homenagem ao Dia da Consciência Negra e o projeto Sons para Portinari; tudo gratuito

O retrato do corpo negro é um dos muitos temas representados na obra plástica de Candido Portinari. Por isso, a agenda desta semana do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promoverá, atividades, que permeiam pela temática em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Destaca, também, uma apresentação musical na esplanada do museu. As ações serão gratuitas e de forma híbrida: presencial e virtual.

ARQUIVO

No próximo sábado (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a professora Camila Gonçalves Lima Rosa, em uma roda de conversa no Museu Casa de Portinari apresentará a história da Dra. Maria do Carmo Valério Nicolau; uma mulher negra, nascida em Brodowski em 1932, que conseguiu ingressar na escola como ouvinte e tornou-se professora, advogada, jornalista, escritora e empresária. A marca Muene, fundada por ela e conhecida internacionalmente, é precursora em produzir maquiagem para a pele negra. A ação será presencial na instituição, às 10h, e o uso de máscara de proteção e álcool em gel serão obrigatórios. 

.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A programação continua pelas mídias sociais – Candido Portinari sempre retratou o trabalho e a vida do negro em suas obras, a fim de demonstrar a força do negro no processo cultural e na formação popular dos costumes brasileiros, mostrando que o Brasil foi construído por muitas mãos trabalhadoras. Por isso, em celebração à data, a instituição compartilhará, às 10h, obras do artista que retratam a cultura e os corpos negros.

Além disso, às 12h, a agenda contará, ainda, com o poema “Dia Nacional da Consciência Negra”, de Vanderlei F. Alves.

Já no domingo (21), das 10h às 11h30, o equipamento promoverá o projeto “Sons para Portinari”; diversão garantida na esplanada do museu, com músicos ao vivo. A Edição de novembro é com o brodowskiano Mario Ferreira e amigos interpretando MPB, Chorinho e Bossa Nova ao som de saxofones. O uso de máscara de proteção e álcool em gel serão obrigatórios no local.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.  

Como forma de comunicar os conteúdos da programação cultural, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br). 

divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Rota da Cerveja será retomada neste sábado, dia 27

Conhecida nacionalmente como “terra do chopp”, Ribeirão Preto é sede de várias cervejarias artesanais

Paulistão 2022 veja quando é a estreia do Botafogo

Competição irá começar no dia 26 janeiro e tem previsão para terminar no dia 3 de abril. Na verdade antes do termino já teremos vários lockdown, PREPARA-SE o retorno parte 15

Mesmo aqueles que receberam terceira dose não estão imunizados contra Omicron

Passaporte sanitário sendo exigido, mas a cada dia uma nova cepa surge para exterminar e colocar os menos informados em pânico. Você deu um lado do rosto agora eles batem quanto querem.

Rodobens oferece consórcio com desconto na Open Black

Entre os dias 8 e 30 de novembro, interessados em fazer um consórcio, de imóvel a cirurgia plástica, ganham 10% de desconto na taxa de administração, na Rodobens

Mais 180 oportunidades entre Ribeirão Preto e Sertãozinho

Há oportunidades para design, cozinheira, eletricista, montador, motorista, auxiliar administrativo, entregador, vendedor, empregada doméstica, entre outros.
- PUBLICIDADE -