InícioRegiãoBatataisJovens do CASA Batatais expõem na 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia...

Jovens do CASA Batatais expõem na 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

- continua após a publicidade -

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Batatais, na região de Ribeirão Preto, participaram nesta quinta (29/11) do primeiro dia da 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, no SESI Sumaré. O projeto deles, o MathGame, foi um dos finalistas entre 337 projetos de alunos do 8º ou 9º anos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto serão apresentados. A Mostra continua nesta sexta (30/11).

 

O MathGame é um jogo de tabuleiro, com temática de um shopping center, criado para contemplar as quatro operações matemáticas – soma, subtração, multiplicação e divisão. Entre os finalistas, concorre na categoria Ciências Exatas e da Terra. A Mostra é gratuita e aberta ao público que se inscreveu previamente pelo site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A professora de Matemática Luciana Maganha, da E.E. Cândido Portinari – escola vinculadora atrelada ao CASA Batatais – foi a orientadora do projeto, cuja elaboração começou no primeiro semestre de 2018.

 

“Os alunos conseguiram passar o objetivo e a contribuição que o MathGame tem no ensino das quatro operações básicas da matemática”, avalia a professora sobre o primeiro dia da apresentação do projeto. “Diversos professores da área que passaram pelo estande elogiaram a iniciativa.”

 

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo calendário, conteúdo programático e material didático da rede pública estadual de ensino.

 

“Ser finalista é maravilhoso! Os garotos estão muito felizes, mostram cada vez mais que são capazes, inteligentes e que podem ainda contribuir com a sociedade”, analisa o diretor do CASA Batatais, Luciano de Fraga.

 

Para a Mostra, foram selecionados 105 projetos finalistas, que deverão expor seus trabalhos para o Comitê de Avaliação nos dois dias. No total, 273 estudantes (140 alunas e 133 alunos) finalistas e 127 professores representam 45 escolas, de 20 municípios diferentes. A lista completa dos projetos finalistas está disponível no site http://www.febrace.org.br/mostra3m2018/.

 

Realizada pelo Instituto 3M em parceria com o LSI-TEC e com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Mostra contempla sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.

 

Em cada categoria, o Comitê de Avaliação escolherá o primeiro, segundo e terceiro colocados. Cada premiado receberá certificado, medalha e troféu. O primeiro colocado de cada categoria poderá ganhar até R$ 1.100 de prêmio.

 

Já entre os professores/orientadores, o Comitê de Avaliação também selecionará aqueles que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2018, que concorrem ao Prêmio Professor Mobilizador. Ao todo, três nomes são selecionados para receber o certificado.

 

Entre as escolas, durante o evento, uma instituição será selecionada para o prêmio Escola Pioneira. A vencedora receberá o equivalente a R$ 20.000 para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, que tem como participantes professores cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2018.

 

 

SERVIÇO

6º Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

Data e horário: 29 de novembro, das 10h às 16h.

30 de novembro, das 9h às 13h30

Local: Centro de Atividades do SESI Sumaré – Rua Amazonas, 99, Nova Veneza – SP

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Necta Gás Natural patrocina Music Run em Ribeirão Preto

Corrida acontecerá dia 23 de junho em comemoração ao aniversário da cidade

Preparativos para Festa do Peão de Barretos: CNAR promove capacitação de profissionais de saúde animal no Parque do Peão

Encontro acontece no Parque do Peão e contará com palestras sobre atuação em emergências, resgate e bem-estar animal no rodeio. Dr. Leonardo Castro é confirmado como um dos palestrantes

AMESLARI faz homenagem a Ribeirão Preto, sua cidade natal

Cantor lança sua primeira música cantada em português

Tributo ao Depeche Mode é atração em Ribeirão Preto

"Depeche Mode Experience", sobe ao palco do Hard Rock Cafe, no dia 21/06 (sexta-feira), às 21h; Os ingressos já estão à venda 

Testemunhas de Jeová constroem novo local de reuniões em Barrinha

A inaugurarão do novo auditório, conhecido como Salão do Reino, deve ocorrer em poucas semanas. A construção está sendo feita inteiramente por voluntários.
- PUBLICIDADE -