Início Região Batatais Começa neste dia 10 a exposição ‘Folclore: diversos olhares’ em Batatais

Começa neste dia 10 a exposição ‘Folclore: diversos olhares’ em Batatais

- continua após a publicidade -

Entre os dias 10 de agosto e 30 de setembro, o clima mágico do Folclore Brasileiro, comemorado no dia 22 de agosto, estará presente nas dependências da Biblioteca “Pe. Elias Leite”, no Claretiano – Centro Universitário. Com o tema “Folclore: diversos olhares”, a exposição realizada pelo Claretiano – Centro Universitário e Claretiano – Colégio São José, reúne, em um único espaço, as variadas manifestações da cultura popular brasileira existente nos mais diversos povos.

Na exposição, que será retratada em nichos construídos especialmente para a ocasião, inclusive com uma mostra do Sítio do Pica pau Amarelo, série de fantasia escrita por Monteiro Lobato que concentra vários personagens do folclore brasileiro, como o Saci-pererê, que é, sem dúvida, a maior lembrança do folclore brasileiro, o público fará uma viajem nas mais variadas lendas populares. Definido como conjunto de mitos e lendas que passam de geração para geração, o folclore originou as festas populares que ocorrem por todo o país, como o Carnaval, a Festa Junina, Festa do Divino, Folia de Reis, entre outras.

Uma das atrações da parte interna da exposição serão algumas imagens das telas do pintor Cândido Portinari. Essas obras retratam algumas brincadeiras folclóricas, como meninos soltando pipas e brincando com peão. Brincadeiras como amarelinha, bugalhas, arapuca, pipa, estilingue e peteca, além dos personagens Boitatá, Iara, Saci-pererê, Curupira, fazem parte da exposição, juntamente com cantigas e parlendas.

No nosso país, a tradição folclórica desenvolveu-se de variadas formas com o Bumba-Meu-Boi, Saci-pererê, Iara e outras lendas que serão retratadas em forma de bonecos na exposição “Folclore: diversos olhares”. Mas, como o folclore também se remete a grandes festas, a exposição contará com um espaço destinado ao Carnaval, Festa do Divino, entre outras.
Serviço:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Evento: Exposição ‘Folclore: diversos olhares’

Data: até o dia 30 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 12h
Local: Espaço Cultural Biblioteca “Pe. Elias Leite”, no Claretiano – Centro Universitário. Rua Dom Bosco, 466, Castelo
Informações: 16. 3660-1777.
Agendamento de visitas: 16 3660-1628

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Educação cadastra alunos que desejam receber internet gratuita

Chip com pacote de dados móveis é exclusivo para uso educacional; solicitação deve ser feita no Portal da Educação ou pessoalmente nas escolas

Ribeirão Preto: Novo horário de funcionamento de comércio e serviços

O toque de recolher continua valendo e nós fazemos que cumprimos e eles fazem que fiscalizam

Museu Casa da Memória Italiana e Museu da Cana realizam atividades em parceria

Instituições compartilham atividades culturais, virtuais e gratuitas

Missão Boa Notícia promove Grande Conferência Bíblica on-line

Transmitido no ano de 2020 por 655 emissoras ao redor do mundo, a Conferência é realizada para que os cristãos desenvolvam a convicção na salvação e vida de fé.

Nesta Sexta e Sábado comercio funciona das 10h as 22h

Descobriram finalmente que maior horário menor aglomeração.
- PUBLICIDADE -