InícioRegiãoBatataisAlunas de Batatais vencem concurso de redação da Federação das APAES do...

Alunas de Batatais vencem concurso de redação da Federação das APAES do Estado de São Paulo

- continua após a publicidade -

As alunas batataenses Bianca Figueiredo Taconelli e Larissa Marcela Parinelli foram as vencedoras do I Concurso de Redação Inclusiva realizado pela FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, em alusão ao Setembro Verde, conquistando o primeiro e segundo lugares, respectivamente. O concurso teve a participação de estudantes do 5º e 9º ano da rede estadual de ensino dos 22 conselhos administrativos da Federação das APAEs do Estado de São Paulo.

Bianca Figueiredo Taconelli, 14, é aluna do 9º ano da Escola Estadual Profª. Maria Virgínia Mansur Biagi e conquistou o primeiro lugar com o título “Integração Social: isso é possível”. Ela escreveu sobre a pessoa com deficiência no Brasil e os avanços nas políticas públicas. Já Larissa Marcela Parpineli, 14, também estudante do 9º ano da Escola Estadual Dr. Washington Luis, alcançou o segundo lugar com a redação “Igualdade sem barreiras”, que abordou a constituição de 1988 e importância da igualdade e do respeito. Em terceiro lugar ficou Isabelly Aparecida Chagas Carriel, 13, da Escola Estadual Professor Dimas Mocart e Silva, do município de Taquarituba com a dissertação “Você pratica a inclusão social?”, que teve como mote a mudança do olhar social sobre a pessoa com deficiência.

As três classificadas tiveram suas redações premiadas durante a cerimônia de abertura do Setembro Verde, mês oficial da inclusão social das pessoas com deficiência. O evento aconteceu no dia 1° de setembro, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. Além da abertura e da premiação, houve também a inauguração da exposição Arte Inclusiva, que reúne uma série de obras de arte produzida pelos usuários das APAEs do Estado.

Segundo a coordenadora de prevenção da APAE Batatais e articuladora do concurso nas escolas, Vera Lúcia Garavine Rizzo, o resultado superou as expectativas. “Primeiro ficamos encantados com as redações produzidas pelos alunos que mostraram-se preocupados e comprometidos com o tema. Depois veio o resultado para confirmar a nossa participação com redações riquíssimas”, conta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o presidente da APAE Batatais, Eduardo Merlino Matassa, a proposta da Federação das APAES é bastante oportuna. “Derrubamos cada vez mais barreiras quando geramos reflexões acerca do tema ‘inclusão da pessoa com deficiência’. Promovemos entre os jovens o debate sobre a causa e contribuímos com sua percepção de agente na luta por um mundo mais igualitário e que todos nós desejamos”, finaliza Matassa.

Sobre o ‘Setembro Verde’

Lançado em 2015, o ‘Setembro Verde’ é uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro. O mês foi escolhido porque representa esperança, renascimento e marca o início da Primavera. O intuito da campanha é fazer com que o mês se torne referência, a exemplo do Outubro Rosa, que representa a prevenção do Câncer de Mama e o Novembro Azul, que destaca a prevenção de Câncer de Próstata. O ‘Setembro Verde’ é voltado à inclusão social das pessoas com deficiência e o público alvo da campanha, articulada em todo o Estado de São Paulo, é a pessoa com deficiência, sua família e a sociedade.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Tribunal de Justiça abre concurso para para 845 vagas de Escrevente

Certame disponibiliza oportunidades entre diversas localidades do estado; veja como participar

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.

GCMs realizam doação de sangue em Ribeirão Preto

Ação contribuiu com o estoque de sangue do hospital São Lucas; tipos O-, O+ e A - são os mais críticos, com menos da metade das bolsas necessárias

Brasil gera 309 mil empregos formais em junho

Governo deve lançar programas para inclusão de jovens no mercado
- PUBLICIDADE -