🩸 “Edinho Silva, envolvido em dezenas de processos, assume presidência do PT até 2029! O mesmo partido que pede prisão de dona de casa por escrever em estátua…” 🚨

📌 Ex-prefeito de Araraquara é eleito com apoio de Lula, apesar de condenações e investigações na Lava Jato. A contradição entre discurso e prática intriga eleitores de Ribeirão Preto e região. ✳️

0
1188

📌 Ex-prefeito de Araraquara é eleito com apoio de Lula, apesar de condenações e investigações na Lava Jato. A contradição entre discurso e prática intriga eleitores de Ribeirão Preto e região. ✳️

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo Inicial:

  • Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, assume a presidência nacional do PT até 2029.
  • Foi eleito com ampla maioria (73,48%) e apoio direto de Lula.
  • Tem histórico de investigações na Lava Jato, operações como Capitu e uma condenação por improbidade administrativa.
  • O PT defende a prisão de uma dona de casa por escrever com batom em uma estátua, enquanto absolve líderes com passado conturbado.
  • A cerimônia de posse será em agosto, durante encontro nacional em Brasília.

Palavras-chave: Edinho Silva, PT, Lava Jato, impeachment Dilma, condenação por improbidade, Ribeirão Preto, política nacional.


Edinho Silva: de prefeito a presidente do PT, apesar das sombras do passado

Em meio a um processo eleitoral interno marcado por disputas regionais e decisões judiciais controversas, o Partido dos Trabalhadores escolheu Edinho Silva , ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro, como seu novo presidente nacional. Com ampla vantagem nas urnas petistas — 73,48% dos votos apurados — e o selo de aprovação do presidente Lula , Edinho assumirá o comando do partido até 2029.

Mas a escolha não passa despercebida: além de ser ligado à campanha de 2014 investigada pela Operação Lava Jato , Edinho enfrenta acusações de corrupção, teve depoimentos sob escrutínio no TSE e foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, com multa superior a R$ 500 mil .


Um passado investigado pela Lava Jato e Operação Capitu

Durante sua trajetória política, Edinho esteve envolvido em alguns dos maiores escândalos da história recente:

  • Tesoureiro da campanha de Dilma (2014) : Acusado de receber doações ilegais de empresas como a UTC Engenharia, baseadas em delações premiadas.
  • Denúncia por organização criminosa (2017) : Investigado ao lado de Lula e Dilma por supostas práticas ilícitas no esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato.
  • Operação Capitu (2018) : Alvo de busca e apreensão por suspeita de corrupção no Ministério da Agricultura, relacionada à JBS.
  • Condenação por improbidade (2025) : Sentenciado por assumir despesas sem recursos disponíveis em seus últimos meses de mandato em 2004, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Apesar disso, processos foram arquivados ou trancados , muitas vezes sob argumentos de “duração razoável do processo”, como ocorreu na Justiça Eleitoral do DF, onde um inquérito foi encerrado após oito anos sem conclusão.


Contradição evidente: perseguição a cidadãos comuns e blindagem a políticos

Enquanto o PT apoia com veemência a prisão de uma dona de casa que escreveu com batom em uma estátua , o mesmo partido elege para sua presidência um político com dezenas de processos e uma condenação definitiva por má gestão pública.

Essa contradição gera perplexidade entre os cidadãos conservadores e cristãos da região de Ribeirão Preto , que observam como certos grupos políticos aplicam critérios seletivos na defesa da ética e da justiça.

“É difícil entender como alguém pode ser punido severamente por um ato simbólico, enquanto quem lidou com milhões em recursos públicos assume cargos máximos”, disse um morador de Araraquara à nossa equipe.


Eleição interna e futuro político: o papel de Edinho na reeleição de Lula

Com a vitória, Edinho Silva se prepara para liderar o PT nos próximos quatro anos, período que inclui as eleições de 2026 , quando Lula buscará a reeleição. Sua missão principal será garantir a unidade partidária , articular alianças estratégicas e evitar divisões internas que possam enfraquecer o projeto lulista.

Segundo ele próprio declarou:

“Quero reproduzir aqui uma frase do presidente Lula, que para mim ela é histórica e emblemática: ‘o sucessor do presidente Lula não será um nome. O sucessor do presidente Lula será o PT’.”

Além disso, Edinho promete trabalhar para dialogar com evangélicos, jovens e comunidades menos engajadas , buscando ampliar o alcance ideológico do partido.


Missão difícil: rejuvenescer o partido e dialogar com realidades diferentes

Apesar de seu perfil conciliador, Edinho terá de enfrentar divisões internas, especialmente dentro da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), grupo político ao qual pertence. A falta de controle sobre cargos importantes, como a Secretaria de Finanças, já mostra os limites de sua influência imediata.

Também será necessário modernizar o discurso do partido, tornando-o mais atrativo a uma nova classe trabalhadora e menos distante das pautas morais e familiares que ganham força no interior de São Paulo.


Resumo em inglês – By American Journalist Style:

Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e figura política com histórico de investigações de corrupção e condenação definitiva por improbidade administrativa, foi eleito presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) até 2029. Apesar de seus problemas legais, incluindo o envolvimento na Operação Lava Jato, Edinho venceu a eleição interna com mais de 73% dos votos, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ironia não passa despercebida por muitos eleitores em Ribeirão Preto e além, que veem a pressão do partido para prender uma dona de casa por escrever em uma estátua, enquanto promove líderes com passados conturbados.


Mensagem de motivação final:

A justiça verdadeira começa dentro de nós. Antes de julgar os outros, devemos olhar para nós mesmos. Valorize a coerência, busque a verdade e nunca deixe de lutar por um país onde todos sejam tratados com igualdade, respeito e responsabilidade.

ASSINATURA:
JORNALISTA AIELLO
DRT 3895/SP
Em Ribeirão, 10 anos tocando em feridas que são escondidas pela velha mídia.
Quer fazer denúncias, sugestões ou entrar em contato com editores do portal? Chame no link abaixo e informe sua intenção.
👉 https://wa.me/5516997944016
Obs.: Apenas mensagens de texto.