InícioRegiãoAraraquaraAraraquara: Defensoria envia recomendação para que Unesp suspenda vestibular devido a aumento...

Araraquara: Defensoria envia recomendação para que Unesp suspenda vestibular devido a aumento de casos de Covid-19

"Não é razoável a decisão da organização da prova de, diante desse cenário, promover o deslocamento de uma quantidade tão grande de candidatos para a cidade de Ribeirão Preto"

- continua após a publicidade -

A Defensoria Pública de SP expediu recomendação à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) apontando a imprescindibilidade de suspensão da 2ª fase do vestibular da Universidade, que está marcado para o dia 28 de fevereiro. A prova deveria ocorrer em Araraquara, mas, por causa do avanço de casos de Covid-19 no Município, o que gerou a decretação de lockdown pela Prefeitura, a Universidade decidiu transferi-la para Ribeirão Preto.

Na recomendação, os Defensores Públicos Luís Marcelo Mendonça Bernardes e Matheus Bortoletto Raddi, que atuam em Araraquara, apontam que diante do agravamento do cenário da pandemia de Covid-19, com a circulação comunitária de variante P1 do coronavírus na região de Araraquara não se mostra seguro o deslocamento de quase 1,6 mil candidatos da região para a cidade de Ribeirão Preto. Pontuaram ainda que os candidatos não podem ser prejudicados pela decisão repentina da organização do concurso de transferir a prova para outra cidade.

arquivo

Segundo os Defensores, Araraquara encontra-se em lockdown desde o último dia 21 de fevereiro e essa situação assim permanecerá, pelo menos, até o dia 27 desse mês, dada a gravidade da situação sanitária que acomete a região e ao colapso do sistema de saúde local.

Portanto, entendem não ser razoável a decisão da organização da prova de, diante desse cenário, promover o deslocamento de uma quantidade tão grande de candidatos para a cidade de Ribeirão Preto, promovendo um enorme fluxo nas estações rodoviárias e locais de realização das provas no momento mais crítico da pandemia na região.

arquivo

“Somente em 2021, a cidade de Araraquara já possui praticamente o mesmo número de mortes por Covid-19 de todo o ano de 2020 e a variante P1 do vírus SARS-COV-2 circula tanto em Araraquara quanto em Ribeirão Preto”, alertam os Defensores na recomendação. “Não é possível realizar-se a prova nem em Araraquara, nem em Ribeirão Preto nesse momento, sendo que a suspensão do certame como um todo é a única solução possível para que seja respeitado o direito de todos os candidatos participarem do vestibular em condições de igualdade e em segurança”.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua

Nogueira esqueceu? Site e redes sociais da prefeitura não fizeram qualquer menção a data

Prefeitura não programou qualquer evento, não fez menção a data, simplesmente não lembraram a data.
- PUBLICIDADE -