Início Região Araraquara Araraquara: Defensoria envia recomendação para que Unesp suspenda vestibular devido a aumento...

Araraquara: Defensoria envia recomendação para que Unesp suspenda vestibular devido a aumento de casos de Covid-19

"Não é razoável a decisão da organização da prova de, diante desse cenário, promover o deslocamento de uma quantidade tão grande de candidatos para a cidade de Ribeirão Preto"

- continua após a publicidade -

A Defensoria Pública de SP expediu recomendação à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) apontando a imprescindibilidade de suspensão da 2ª fase do vestibular da Universidade, que está marcado para o dia 28 de fevereiro. A prova deveria ocorrer em Araraquara, mas, por causa do avanço de casos de Covid-19 no Município, o que gerou a decretação de lockdown pela Prefeitura, a Universidade decidiu transferi-la para Ribeirão Preto.

Na recomendação, os Defensores Públicos Luís Marcelo Mendonça Bernardes e Matheus Bortoletto Raddi, que atuam em Araraquara, apontam que diante do agravamento do cenário da pandemia de Covid-19, com a circulação comunitária de variante P1 do coronavírus na região de Araraquara não se mostra seguro o deslocamento de quase 1,6 mil candidatos da região para a cidade de Ribeirão Preto. Pontuaram ainda que os candidatos não podem ser prejudicados pela decisão repentina da organização do concurso de transferir a prova para outra cidade.

arquivo

Segundo os Defensores, Araraquara encontra-se em lockdown desde o último dia 21 de fevereiro e essa situação assim permanecerá, pelo menos, até o dia 27 desse mês, dada a gravidade da situação sanitária que acomete a região e ao colapso do sistema de saúde local.

Portanto, entendem não ser razoável a decisão da organização da prova de, diante desse cenário, promover o deslocamento de uma quantidade tão grande de candidatos para a cidade de Ribeirão Preto, promovendo um enorme fluxo nas estações rodoviárias e locais de realização das provas no momento mais crítico da pandemia na região.

arquivo

“Somente em 2021, a cidade de Araraquara já possui praticamente o mesmo número de mortes por Covid-19 de todo o ano de 2020 e a variante P1 do vírus SARS-COV-2 circula tanto em Araraquara quanto em Ribeirão Preto”, alertam os Defensores na recomendação. “Não é possível realizar-se a prova nem em Araraquara, nem em Ribeirão Preto nesse momento, sendo que a suspensão do certame como um todo é a única solução possível para que seja respeitado o direito de todos os candidatos participarem do vestibular em condições de igualdade e em segurança”.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou

Ribeirão Preto já aplicou mais de 133 mil doses de vacina contra a Covid-19

Aproximadamente 47 mil munícipes, entre profissionais da saúde e idosos, já receberam a segunda dose da imunização

Fase Doria: Nem laranja, nem vermelha. Medo de sair do armário

A fase Doria é aquela que não sai do armário, não é vermelha e não é laranja, mas como quarentena só aumentou os casos, eles decidiram voltar voltar atrás, mas não muito
- PUBLICIDADE -