Única cidade da região com sessão nesta terça (16/12): curtas, animação Perlimps, pipoca grátis e bate-papo sobre cinema brasileiro
👉 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
A Caravana Paulo Gustavo – CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, aporta em Santa Ernestina – município da região de Ribeirão Preto – nesta terça-feira (16/12), oferecendo sessões gratuitas ao ar livre com filmes nacionais, pipoca liberada e educação sustentável.
Santa Ernestina é a única cidade da região de Ribeirão Preto a receber a caravana em 2025, integrando um circuito que percorre 16 municípios paulistas de 28 de novembro a 17 de dezembro.
Programação em Santa Ernestina
- Data: Terça-feira, 16 de dezembro
- Horários:
- 18h30: Sessão de curtas-metragens brasileiros
- 19h30: Exibição do filme Perlimps (animação de Alê Abreu)
- Após: Bate-papo com especialista em cinema (Marcelo Colaiácovo ou Carlos Primati)
- Atrações extras: Pipoca gratuita, distribuição da HQ exclusiva “Luz, Câmera, Brasil” (história do cinema nacional) e visita ao furgão interativo.
- Local principal: Espaço Jovem (Rua Sete de Setembro, 272 – Centro)
- Em caso de chuva: Anfiteatro Municipal “Hudson Hormindas da Silva Abreu” (Avenida Um, 260 – Centro)
Entrada livre, sem necessidade de ingressos, classificação livre.
O Que é o CineSolar: Sustentabilidade e Cultura
O furgão adaptado com placas fotovoltaicas transforma energia solar em eletricidade para projetar filmes, com tela inflável, som profissional e decoração reciclada. O espaço inclui elementos educativos como bola de plasma e laser, ensinando de forma lúdica sobre energia renovável.
A iniciativa, idealizada por Cynthia Alario, une difusão do cinema brasileiro à conscientização ambiental – especialmente simbólica em ano de preparação para a COP30 no Brasil.
Outros Filmes e Destaques da Caravana
Em outras cidades, foram exibidos sucessos como O Auto da Compadecida 2.
Realização: Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de SP, via Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), com apoio da FAAP e correalização local da Prefeitura de Santa Ernestina.
Summary in English
The Paulo Gustavo Caravan – CineSolar, Brazil’s first solar-powered mobile cinema, arrives in Santa Ernestina (near Ribeirão Preto) on December 16 with free outdoor screenings, popcorn, and educational activities promoting Brazilian films and sustainability.
Riassunto in Italiano
La Caravana Paulo Gustavo – CineSolar, primo cinema itinerante brasiliano a energia solare, arriva a Santa Ernestina (vicino a Ribeirão Preto) il 16 dicembre con proiezioni gratuite all’aperto, popcorn e attività educative per promuovere film brasiliani e sostenibilità.
Conclusão: Cultura que Ilumina e Une
Projetos como a Caravana CineSolar mostram o poder da cultura acessível e sustentável para transformar comunidades, levando arte, educação e conscientização ao interior. Que momentos como esses nos inspirem a proteger a vida com responsabilidade ambiental, cuidar da saúde coletiva, fortalecer laços de família em eventos comunitários, cultivar esperança em um futuro renovável e valorizar o tempo dedicado ao que nos une: histórias, sonhos e o brilho do cinema brasileiro.
JORNALISTA AIELLO DRT 3895/SP Em Ribeirão – mais de 10 anos tocando em feridas que a velha mídia esconde. Quer denunciar, sugerir pauta ou falar com nossa redação? Apenas mensagens de texto. 👉 https://wa.me/5516988279320
A HQ: ‘Luz, Câmera, Brasil’ – Uma Aventura pelo Cinema Brasileiro
O Detetive Valadares só queria apreciar sua aposentadoria em paz, mas eis que surge um velho amigo requisitando seus serviços de investigação. Doutor Áuzio é um renomado médico e precisa da sua ajuda para curar uma de suas pacientes. Desmemoriada e confusa, ela tem uma ideia fixa na cabeça: “Encontrar o Cinema Nacional”. Procurando algum registro de que uma sala de cinema com esse nome tenha existido, eles partem para a Cinemateca. Lá, a paciente acaba fugindo, entre cartazes, fotogramas e latas de negativo.
Eles a perseguem para dentro da tela de projeção, onde ela finalmente sai de seu transe e começa a falar compulsivamente sobre a história do cinema brasileiro. Eles interagem com personagens, atores e realizadores, em busca de uma saída para a realidade. Ao fim da jornada, Francine, a paciente, recobra a memória e diz que depois dessa aventura percebeu que o que tanto procurava esteve sempre dentro dela. O Cinema Nacional está em cada um: basta uma ideia e uma câmera (que hoje está mais acessível, por meio dos celulares que levamos nos bolsos todos os dias). O médico e o detetive, empolgados, resolvem fazer um filme sobre o caso.
SINOPSES
1ª Sessão
‘O Resgate do Brejinho’ – Direção: Beth Carmona e Thaisa Oliveira – Brasil/2024 – Live-action/Não ficção – Duração: 6min
Thalles é um garoto do interior do Brasil que ama os animais e a fazenda da família. Quando seu irmão descobre que uma nascente local está ameaçada pela poluição, eles decidem criar um mutirão para ajudar a natureza.
‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Distrito Federal/2010 – Livre – 14m
O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.
2ª sessão
‘Perlimps’ – Direção: Alê Abreu – Brasil, 2023 – Animação/Aventura – Livre – 1h20min
Em uma floresta mágica ameaçada por forças destrutivas, Claé e Bruô, agentes de reinos rivais do Sol e da Lua, precisam unir forças em busca dos misteriosos Perlimps. Uma história encantadora sobre coragem, união e amizade, repleta de cores e imaginação.
Sobre o CineSolar
Lançado pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar – o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar – transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para mais de 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça/SP. E também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


