InícioPolíticaTreta entre Ministros: Marco Aurélio e Alexandre de Moraes

Treta entre Ministros: Marco Aurélio e Alexandre de Moraes

Resultado de manifestações: Marco Aurélio pede que só colegiado do STF suspenda decisões do presidente, referindo-se a decisão monocrática de Alexandre de Moraes

- continua após a publicidade -

Objetivo do ministro é evitar desgastes à Corte, como o causado pela anulação da nomeação do diretor geral da Polícia Federal

arquivo

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício ao presidente da corte, Dias Toffoli, pedindo que decisões que impliquem na suspensão de atos de outros Poderes seja decidido sempre pelo colegiado, formado pelos 11 magistrados do tribunal – e não de forma individual, como hoje ocorre.

“É uma medida para evitar o desgaste que estamos tendo agora”, afirma ele, referindo-se à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu a nomeação feita por Jair Bolsonaro de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da Polícia Federal.

arquivo

“Quando se invade área alheia, é sempre um problema seríssimo”, segue o magistrado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A decisão de Alexandre de Moraes provocou forte reação de Bolsonaro, que afirmou que o país esteve à beira de uma crise institucional devido à intromissão do Supremo em atribuições do executivo.

Nesta segunda (4), as críticas dele foram endossadas pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão.

Humberto/SCO/STF

“Decisões de envergadura de outros poderes devem ser analisadas pelo colegiado”, diz Marco Aurélio. “Há um Supremo, e não onze”, afirma ele, referindo-se ao número de magistrados da corte.

A iniciativa de Alexandre de Moraes causou desconforto em alguns ministros.

O presidente do STF, Dias Toffoli, ficou irritado já que considera que esta e outras decisões fazem parte de um indesejado “ativismo judicial” dos magistrados, que interferem em medidas de outros poderes, se sobrepondo a eles.

ARQUIVO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -