InícioPolíticaTreta entre Ministros: Marco Aurélio e Alexandre de Moraes

Treta entre Ministros: Marco Aurélio e Alexandre de Moraes

Resultado de manifestações: Marco Aurélio pede que só colegiado do STF suspenda decisões do presidente, referindo-se a decisão monocrática de Alexandre de Moraes

- continua após a publicidade -

Objetivo do ministro é evitar desgastes à Corte, como o causado pela anulação da nomeação do diretor geral da Polícia Federal

arquivo

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício ao presidente da corte, Dias Toffoli, pedindo que decisões que impliquem na suspensão de atos de outros Poderes seja decidido sempre pelo colegiado, formado pelos 11 magistrados do tribunal – e não de forma individual, como hoje ocorre.

“É uma medida para evitar o desgaste que estamos tendo agora”, afirma ele, referindo-se à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu a nomeação feita por Jair Bolsonaro de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da Polícia Federal.

arquivo

“Quando se invade área alheia, é sempre um problema seríssimo”, segue o magistrado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A decisão de Alexandre de Moraes provocou forte reação de Bolsonaro, que afirmou que o país esteve à beira de uma crise institucional devido à intromissão do Supremo em atribuições do executivo.

Nesta segunda (4), as críticas dele foram endossadas pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão.

Humberto/SCO/STF

“Decisões de envergadura de outros poderes devem ser analisadas pelo colegiado”, diz Marco Aurélio. “Há um Supremo, e não onze”, afirma ele, referindo-se ao número de magistrados da corte.

A iniciativa de Alexandre de Moraes causou desconforto em alguns ministros.

O presidente do STF, Dias Toffoli, ficou irritado já que considera que esta e outras decisões fazem parte de um indesejado “ativismo judicial” dos magistrados, que interferem em medidas de outros poderes, se sobrepondo a eles.

ARQUIVO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -