InícioPolíticaHomenagem póstuma enaltece trajetória do deputado João Cunha

Homenagem póstuma enaltece trajetória do deputado João Cunha

O maior político de Ribeirão Preto após redemocratização na luta pela democracia no país, sempre combativo e atuante.

- continua após a publicidade -

“Tenho a honra de dizer que o meu voto enterra a ditadura fascista, corrupta e entreguista que infelicitou a minha Pátria”, assim, o deputado João Cunha justificou seu voto a Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito após a ditadura militar.

Passagens como essa, e tantas outras em defesa da democracia, foram lembradas durante homenagem póstuma ao deputado realizada na Câmara Municipal.

A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira, 11 de dezembro, e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de bancada do deputado. O prefeito Duarte Nogueira também esteve presente e discursou sobre a relevância dos trabalhos de João Cunha como defensor dos direitos humanos e da democracia.

“Homenageamos aqui nosso ilustre ribeirão-pretano, que faleceu no último dia 14 de novembro, coincidentemente véspera do processo eleitoral, o qual ele tanto defendeu e participou. Nós não vivemos tempos normais, estamos todos de máscaras, fato inusitado para a normalidade da própria humanidade, e era em tempos anormais que o João Cunha iniciou sua vida política, enfrentando a ditadura militar, defendendo o retorno do sufrágio universal, o direito à liberdade, direitos humanos e a luta a favor da democracia”, disse o prefeito.

Discursaram também o presidente da Sessão Solene, vereador Renato Zucoloto, o jurista Sérgio Roxo da Fonseca, o ex-deputado federal Marcelino Romano Machado, o advogado Roberto Heck e o representante da Comissão e Justiça e Paz de São Paulo, Ezio Bruno Bruzadin. Todos, amigos do homenageado, lembraram de situações que viveram com ele enalteceram a importância da sua luta. Também falou à tribuna a vice-presidente da OAB, Andrea Cristina dos Santos Corrado. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante a homenagem, foi exibido um vídeo com imagens históricas de discursos de João Cunha no plenário da Câmara Federal e em comícios, além de depoimentos de amigos.

João Cunha atuou como vereador em Ribeirão Preto por dois mandatos, de 1971 a 1975, quando foi eleito deputado federal, cargo exercido por quatro mandatos consecutivos, de 1975 a 1987. 

A família do homenageado também recebeu um diploma referente aos serviços prestados não só à sociedade ribeirão-pretana, como também à população brasileira. 

Ao final da cerimônia, Patrícia Rodrigues da Cunha, filha de João Cunha, agradeceu as homenagens prestadas.

“Eu queria falar um pouco sobre a figura do meu pai, o homem dessa potência de coragem, de combatividade, dessa braveza única, mas existe o João, meu pai, que transcendeu todas essas características, eu posso dizer que ele é o homem mais doce, mais terno, mais gentil que eu pude conhecer em essência. Ele nos colocava no banho quente, naquele frio de Brasília, preparava nosso café da manhã, são essas as lembranças doces. Tudo no João era desmedido, o sentimento, a braveza, a potência, mas acho que isso faz parte de almas que são singulares. Essa será uma saudade de todos os dias. Gratidão pela loucura feita de sonhos e luta incansável pelo nosso bem-estar. Como disse Fernando Pessoa, seu amado poeta, “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, disse emocionada.

João Cunha foi o voto decisivo para eleição de Tancredo Neves

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique
- PUBLICIDADE -