Início Política Eleições TSE suspende biometria nas eleições de 2020

TSE suspende biometria nas eleições de 2020

Para as eleições municipais, o TSE decidiu que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações.

- continua após a publicidade -

Este ano, as eleições serão sem biometria. Isso porque o TSE, o Tribunal Superior Eleitoral – vai seguir a recomendação apresentada por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e decidiu que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações.

A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

A intensão do comitê de infectologistas, que prestam consultoria de graça, é estabelecer um protocolo de segurança sanitária, que deverá ser seguido por todas as seções eleitorais do Brasil.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos levaram em consideração que a identificação pelas digitais pode aumentar a chance de  contaminação, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência. Além disso, esse tipo de identificação demora mais, o que contribui para formar filas e aglomerações.

arquivo

A decisão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada à aprovação do plenário do TSE assim que terminar o recesso do judiciário.

Outra definição é que a cartilha de recomendações sanitárias vai incluir os cuidados que eleitores, mesários, fiscais de partido, policiais e agentes de segurança deverão ter.

O documento também terá orientações sobre higienização do espaço físico das seções e como deverá ser a movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e tribunais regionais eleitorais.

foto ebc

A cartilha também vai definir a  movimentação entre populações indígenas, locais de difícil acesso e população carcerária.

Até novembro, quando acontecerá as eleições, o comitê se reunirá toda semana para definir as regras da cartilha e os cuidados.

A expectativa é que a pandemia já esteja mais amena, quando os pleitos acontecerem. Ate lá, serão avaliados todos os riscos à saúde pública durante a votação.

Com adiamento das votações aprovado pelo Congresso, o primeiro turno será dia 15 de novembro, e o segundo turno dia 29 do mesmo mês.

foto senado

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

O que funciona em Ribeirão Preto na fase amarela?

Confira os horários de funcionamento dos Shoppings, Lojas, academias e Serviços em Ribeirão Preto.

75% dos estudantes estão tristes, ansiosos ou irritados com o confinamento em SP

Pesquisa aponta que os dados da pesquisa são extremamente preocupantes, no tocante à questão psicológica dos estudantes.

Expressão “dor nas costas” bate recorde de buscas na internet

De cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida

Nova assinatura do fim da Submissão: Sábado comercio reabre

O prefeitinho capacho agora vem como salvador da pátria e bom moço, mas a população não pode esquecer 120 de humilhação

Bolsonaro assina MP para viabilizar vacina contra covid-19

Pesquisadores do Reino Unido publicaram um artigo confirmando a eficácia da vacina contra COVID-19 que está sendo testada e será produzida no Brasil
- PUBLICIDADE -