InícioPolíticaEleiçõesNasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

- continua após a publicidade -

A petição apresentada pela advogada do partido Aliança pelo Brasil, Karina Kufa, em 11 de maio de 2020, reforçando e-mails e reuniões anteriores com o mesmo objetivo, foi analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral (veja o documento). Na petição o partido apresenta as dificuldades para entregar as fichas durante o período de pandemia, já que os cartórios eleitorais estão fechados desde março de 2020.

A entrega das fichas que, segundo art. 14 da Resolução nº 23.571/18, deveria ser feita fisicamente nos cartórios eleitorais, acabou ocasionando a impressão de que as fichas não existiam porque as que estão sendo cadastradas no sistema de apoiamento dos partidos em formação (SAPF) não aparecem no site do TSE.

Para entender o procedimento, explicamos que os apoiamentos somente podem ser validados pela justiça eleitoral após a entrega física do documento, momento que o servidor da justiça eleitoral irá checar se os dados contidos na ficha física conferem com os dados inseridos no sistema (SAPF). Como os cartórios estão fechados até a presente data, essa última etapa não pode ser concluída.

foto ebc

Segundo a petição do partido, alguns cartórios eleitorais estavam aceitando o uso do sistema PJe, enquanto outros apresentaram a determinação de seguir o rito da Resolução nº 23.571/18 para que fossem entregues fisicamente, impedindo o uso do sistema PJe, o que poderia ser feito somente após a reabertura dos cartórios eleitorais. Agora, a partir desse despacho, o partido poderá ter suas fichas validadas de forma célere, mesmo com cartórios eleitorais com atendimento apenas virtual.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No despacho de 17.9.2020 pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, Dr. Rafael Medeiros Antunes Ferreira, afirmou que a apresentação das listas de apoiamento de eleitores será feita exclusivamente com o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), porém a entrega ou não posteriormente das fichas físicas será analisado em plenário pelos 7 membros do TSE, resolvendo o conflito entre o art. 14 da Resolução nº 23.571/18 e o art. 14 da Resolução nº 23.417/14.

Veja o despacho:

O processo foi distribuído originalmente ao Ministro Sérgio Banhos e veio a esta Corregedoria-Geral por despacho da Exma. Sra. Ministra Rosa Weber, então Presidente do TSE, que determinou sua redistribuição, sob o fundamento de tratar-se de uniformização dos serviços eleitorais alusivos ao trâmite das fichas de apoiamento para criação de novos partidos no âmbito dos cartórios (ID 29809438).

A primeira questão apontada pela agremiação requerente é de que a sistemática de apresentação das fichas de apoiamento nos cartórios eleitorais, via Sistema PJe, deve adotar como padrão o fornecimento das fichas digitalizadas e anexadas ao processo para a respectiva conferência. O partido em formação defendeu que tal modalidade seria uma melhor aplicação e exploração do PJe por parte das zonas eleitorais, visto que a maioria absoluta dos processos judiciais e administrativos transcorreria sem a juntada de documentos originais, que são apresentados unicamente nos casos de suspeita de fraude na documentação apresentada.

Quanto ao assunto, nos termos da Portaria-TSE nº 344, de 2019, a apresentação das listas de apoiamento de eleitores será feita exclusivamente com o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Por sua vez, a Res.-TSE nº 23.571/2018, que disciplina a criação de partidos políticos, prevê, em seu art. 14, a necessidade de apresentação dos originais das listas ou das fichas de apoiamento dos eleitores, para serem validadas pelos chefes de cartório, com a utilização de ferramenta específica, qual seja, o Sistema de Apoiamento a Partido em Formação (SAPF), instituído pela Portaria-TSE nº 439, de 2016. No caso, os pedidos de comprovação de apoiamento para a criação de novos partidos políticos são autuados na classe Lista de Apoiamento para a Criação de Partido Político, conforme previsto no Provimento-CGE nº 13/2019, com o rito de verificação normatizado pela Res.-TSE nº 23.571/2018.

Cabe destacar, contudo, que a Res.-TSE nº 23.417/2014, ao regulamentar a Lei nº 11.419/2006, em seu art. 14, prevê que os documentos digitalizados que forem juntados eletronicamente no PJe por advogado terão força probante de originais, ressalvada a alegação motivada e fundamentada de sua adulteração. No que tange ao aparente conflito de regulamentações fixadas pela Presidência deste Tribunal Superior, ante a disciplina estabelecida pelo Plenário da Corte, cumpre destacar que questionamento formulado pelo Partido IGUALDADE – IDE (em formação), de teor idêntico ao apresentado pelo partido interessado, deu ensejo ao Processo SEI nº 2019.00.000012015-3, encaminhado à Presidência deste Tribunal Superior em razão de competência. No caso, o esclarecimento da questão suscitada aguarda manifestação deste Tribunal Superior.

Clique aqui para ler o despacho
Clique aqui para ler a petição 

foto internet

Fonte : https://www.estudosnacionais.com/

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -