Início Política Eleições Esta é boa: 1,4 mil estão alistados para votar em centros da...

Esta é boa: 1,4 mil estão alistados para votar em centros da Fundação CASA

- continua após a publicidade -

Para a eleição do dia 07 de outubro, 1.424 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação na Fundação CASA, funcionários da Instituição e mesários estão alistados para votar em 40 seções eleitorais distribuídas em 55 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo.

Na região de Ribeirão Preto, são 130 eleitores inscritos para votar em três seções eleitorais, sendo 75 eleitores distribuídos nos CASAs Ribeirão Preto e Rio Pardo, em Ribeirão Preto; 29 no CASA Batatais; e 26 inscritos no CASA São Carlos.

As seções são instaladas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), com funcionamento como qualquer outro ponto de votação: urna eletrônica coberta para garantir o sigilo do voto, três mesários, entre outros.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os adolescentes que já foram desinternados no período entre o término do alistamento eleitoral – ocorrido em julho de 2018 – e a realização do pleito poderão retornar ao centro socioeducativo para exercer sua cidadania e participar do processo.

Em 2015, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigiu o mínimo de 20 adolescentes privados de liberdade alistados para instalar uma seção eleitoral em um centro socioeducativo.

Segundo a Resolução nº 23.461/2015, os jovens autores de ato infracional aptos a votar são aqueles com idades entre 16 e 21 anos incompletos, submetidos à medida socioeducativa de internação ou ao programa de internação provisória, conforme as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As equipes da Fundação CASA inscreveram junto aos cartórios eleitorais adolescentes já sentenciados (internados). Para aqueles com idade entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, enquanto os que possuem 18 anos completos ou mais o voto é obrigatório.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ribeirão Preto tem leitos sobrando na rede privada e deveria contratar com urgência

Presidente da entidade diz que hospitais de campanha são um erro estratégico e que Ribeirão Preto vive o cenário já experimentado por Manaus

Preso por lavagem de dinheiro do MBL teve cargo no governo Doria

Os presos Alessander Mônaco e Carlos A. de Moraes Afonso são investigados por ocultação de patrimônio, além de lavagem de dinheiro.

Ribeirão Preto e região permanecem com tudo fechado até 02 de Agosto

O grupo formado para administrar a pandemia se mostrou ineficaz, e mostra-se necessário a troca de todos

Confira o calendário para saque em dinheiro do auxílio emergencial

A Caixa anunciou o novo calendário para recebimento da 3ª, 2ª e 1ª parcelas do Auxílio Emergencial. Beneficiários do Bolsa Família já podem sacar o benefício.

Canavial próximo a Jardinópolis se torna cemitério clandestino

Este é o terceiro caso nos ultimo dias.
- PUBLICIDADE -