Os partidos políticos e federações têm até as 19h desta quinta-feira (15) para registrar as candidaturas para as eleições municipais deste ano na Justiça Eleitoral. Até às 21h de quarta-feira (14), já haviam sido registrados 13.388 candidatos para prefeito, 13.426 para vice-prefeito e 363.279 para vereador.
Procedimentos Pós-Registro
Após o registro, os juízos eleitorais avaliarão os pedidos. Caso haja qualquer inconsistência, a legenda ou coligação será notificada e terá três dias para corrigir a situação. Todos os registros devem ser julgados até 16 de setembro. Candidatos, partidos, federações, coligações ou o Ministério Público podem impugnar um registro em até cinco dias após a publicação do edital.
Regras para Candidatura
Os candidatos devem:
- Ser filiados a um partido político
- Ser brasileiros
- Ter a idade mínima (21 anos para prefeito/vice-prefeito e 18 anos para vereador)
- Ser alfabetizados
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos
Cronograma e Curiosidades
O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá em 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, em 27 de outubro. Apenas Brasília e Fernando de Noronha não participarão, pois não são municípios. O segundo turno só acontece em cidades com mais de 200 mil eleitores se nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.
Perfil dos Eleitores
O Brasil tem 155,9 milhões de eleitores, sendo 52% mulheres e 48% homens. A maioria dos eleitores está no Sudeste (42,9%), seguido pelo Nordeste (27,7%), Sul (14,7%), Norte (8,3%) e Centro-Oeste (6,2%). A declaração de cor entre os eleitores mostra que 89,8% não especificaram; dos que declararam, 5,45% são pardas, 1,16% pretas e 3,3% brancas.