ELEIÇÕES: 📍 Locais de Votação Já Disponíveis! Saiba como Consultar Rapidinho! 🗳️

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última terça-feira (3) a consulta dos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral.

0
217

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo dos principais pontos:

  1. O TSE já liberou a consulta dos locais de votação para quem solicitou transferência temporária de seção eleitoral.
  2. A consulta pode ser feita no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.
  3. O e-Título já foi baixado por 46 milhões de eleitores e oferece uma ferramenta de geolocalização para facilitar a chegada ao local de votação.
  4. A transferência temporária foi permitida para casos específicos, como pessoas com deficiência, militares, presos provisórios e servidores eleitorais.

Matéria Completa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última terça-feira (3) a consulta dos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral. Isso significa que quem precisou alterar temporariamente seu local de voto, por diversas razões permitidas pelo TSE, já pode verificar onde deve comparecer nas eleições de 2024.

Como acessar a consulta?

Para saber o seu local de votação, o eleitor tem duas opções fáceis e práticas:

  1. Acesso pelo site do TSE:
    • Entre na página do TSE e clique no menu “Serviços Eleitorais” na barra superior.
    • Escolha a opção “Título e local de votação”.
    • Em seguida, insira seu nome, título de eleitor ou CPF para consultar seu local de votação. O sistema vai te informar o número da inscrição eleitoral, a zona e o local de votação completo, com endereço.
  2. Aplicativo e-Título:
    • Outra maneira ainda mais simples é usando o app e-Título, que é a versão digital do título de eleitor. Ao abrir o aplicativo, seu local de votação aparece logo abaixo do seu nome. E tem mais: o aplicativo também conta com uma função de geolocalização, que ajuda o eleitor a encontrar o caminho até seu local de votação.
    • O app é gratuito e já foi baixado por cerca de 46 milhões de eleitores em todo o Brasil!

Quem teve direito à transferência temporária?

Nas Eleições Municipais de 2024, que vão definir os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil cidades, o TSE permitiu que alguns eleitores alterassem temporariamente seus locais de votação. Entre os beneficiados estão:

  • Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • Militares e agentes de segurança que vão trabalhar no dia das eleições.
  • Presos provisórios e adolescentes internados em unidades especiais.
  • Servidores da Justiça Eleitoral, que muitas vezes precisam votar nos locais onde estão escalados para trabalhar.

Os prazos para fazer esses pedidos de transferência temporária terminaram no mês de agosto. Agora, quem solicitou a mudança já pode confirmar o local exato onde deve comparecer no dia da votação.

Conclusão

Se você fez a solicitação de transferência temporária de seção eleitoral, não perca tempo e confira já seu novo local de votação pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Ambos os métodos são rápidos e práticos, garantindo que você esteja preparado para exercer o seu direito de voto de forma eficiente.

Frase de motivação para o leitor: “Seu voto é sua voz! Não deixe de participar das eleições e faça a diferença!”

Assinatura: Jornalista Aiello