InícioPolíticaEleições🗳️ELEIÇÕES: TSE LACRA SISTEMAS QUE SERÃO USADOS NAS URNAS ELETRÔNICAS! 🗳️

🗳️ELEIÇÕES: TSE LACRA SISTEMAS QUE SERÃO USADOS NAS URNAS ELETRÔNICAS! 🗳️

- continua após a publicidade -

🔒 Garantia de segurança e confiabilidade no processo eleitoral em 2024 🔒

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia na terça-feira, 10 de setembro, o lacre oficial dos sistemas que serão utilizados nas eleições municipais de 2024. Este evento público, que envolve a assinatura digital dos programas usados nas urnas eletrônicas, visa garantir a autenticidade e segurança do processo eleitoral. Os sistemas assinados pela ministra Cármen Lúcia serão armazenados em uma sala-cofre no TSE, e qualquer suspeita de fraude poderá ser investigada com base no código-fonte protegido.


Matéria Completa:

No próximo dia 10 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início a uma das fases mais importantes do processo eleitoral brasileiro: o lacramento dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. Essa cerimônia pública, fundamental para a garantia da transparência e segurança do pleito, certifica a integridade dos programas que serão empregados nas Eleições Municipais de 2024.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O que é o lacramento dos sistemas?

Nessa fase, são assinados e lacrados os programas relacionados ao Sistema Transportador – que transmite os dados registrados nas urnas eletrônicas ao mecanismo de totalização de votos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – e ao conjunto de softwares da urna eletrônica que serão utilizados nas eleições de outubro.

O evento de assinatura e lacração dos sistemas envolve três aspectos: representa a conclusão simbólica do desenvolvimento dos sistemas; a fixação prática destes; e, finalmente, se revela como um referencial a partir do qual a maioria das demais verificações passará a ser comparada.

Os sistemas serão assinados pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e, logo após, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.

Ao fim da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas, o TSE disponibiliza na internet a relação com os resumos digitais de todos os sistemas lacrados.

Por meio dos resumos digitais publicados, qualquer interessado é capaz de verificar se o sistema que está sendo executado na urna eletrônica, no dia da votação, é igual ao lacrado e armazenado no TSE. Qualquer suspeita de fraude pode ser investigada a partir da cópia do código-fonte armazenada em sala-cofre do TSE.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

X eque mate: Elon Musk volta a funcionar o X no Brasil

X volta a funcionar para alguns usuários no Brasil apesar de bloqueio judicial Rede social utiliza servidores da Cloudflare para dificultar bloqueio por operadoras e...

Projeto gratuito de inglês da Cambridge University Press atende mais de 35.000 alunos em Ribeirão Preto

Iniciativa nas escolas públicas da cidade oferece ensino de língua inglesa desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, em parceria com a Secretaria...

Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto faz concerto de aniversário da cidade de Guariba

Aniversario de GUARIBA -21 de setembro Guariba é um município localizado no estado de São Paulo e faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto...

Espetáculo ‘O Jovem Rei’ retorna aos palcos com foco na interpretação teatral

Ribeirão Preto (SP), setembro de 2024 – Em celebração aos 10 anos da Academia Livre de Música e Artes (Alma), o espetáculo "O Jovem...

CASACOR Ribeirão Preto preserva arquitetura original de ícone modernista

Imóvel dos anos 70 é referência na nova edição da exposição A edição 2024 da CASACOR Ribeirão Preto, que vai até 20 de outubro, está...
- PUBLICIDADE -