🚨 Promessas Eleitoreiras ou Soluções Reais? Saiba o Que Roque Planeja para Ribeirão! 💬

A ideia de usar a tecnologia para dar mais poder ao povo parece moderna, mas há um pequeno detalhe que soa contraditório: Roque e sua vice sequer criaram uma fanpage para a campanha, limitando-se a perfis pessoais que nem têm uma URL com seus nomes.

0
162

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo dos principais pontos:

  1. Roque promete participação popular: Sugere que obras serão decididas por votação na internet, mas ele próprio e sua vice sequer têm uma fanpage adequada.
  2. Tarifa zero no transporte público: Ele promete “gratuidade”, mas a conta, como sempre, recairá nos pagadores de impostos, inclusive os que não usam o transporte.
  3. Segurança pública: Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, garantindo presença nas escolas e postos de saúde.

Matéria Completa

O candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, Roque, apresentou propostas ambiciosas durante uma sabatina, mas será que elas realmente se sustentam?

A principal promessa gira em torno de uma suposta “participação popular” na definição de obras, além de promessas ousadas, como tarifa zero no transporte público e aumento do efetivo da Guarda Municipal. Vamos analisar mais a fundo.

Roque defende que as obras públicas de Ribeirão Preto sejam decididas pelos próprios moradores por meio de votações online. Ele argumenta que a internet seria o melhor caminho para garantir que todos possam participar:

“Nós podemos massificar, por conta da tecnologia que existe. Podemos fazer pela internet as votações. O morador elenca qual é a prioridade do bairro, na cidade inteira isso vai acontecendo.”

A ideia de usar a tecnologia para dar mais poder ao povo parece moderna, mas há um pequeno detalhe que soa contraditório: Roque e sua vice sequer criaram uma fanpage para a campanha, limitando-se a perfis pessoais que nem têm uma URL com seus nomes. Para quem deseja apostar na internet como principal ferramenta, essa falta de cuidado básico não inspira confiança. Talvez fosse hora de contratar uma empresa especializada para cuidar da imagem digital?

A falsa promessa da tarifa zero

Outra proposta polêmica de Roque é a chamada “tarifa zero” no transporte público para todos. Segundo ele, essa gratuidade seria implementada gradualmente, começando aos domingos, e dependeria da criação de um fundo municipal financiado por… advinha? Impostos pagos por todos, inclusive por aqueles que nem utilizam o transporte público.

A conta não bate. Ele promete uma coisa, mas não explica que, no final, quem vai pagar são os contribuintes. As empresas também seriam sobrecarregadas, já que, conforme a promessa do candidato, quando um funcionário gastar mais de 6% do salário com transporte, a empresa teria que complementar esse valor, criando assim o tal fundo. Vale lembrar que o subsídio da prefeitura para o transporte público já é alto – cerca de R$ 80 milhões por ano. Agora imagina aumentar ainda mais esse custo?

Roque garante que isso seria feito de forma “gradual”, mas fica claro que a ideia de tarifa zero é uma falácia, afinal, alguém sempre vai pagar a conta – e esse alguém é você, cidadão de Ribeirão Preto!

Segurança pública: promessas que soam bem, mas…

Na área de segurança, Roque propôs dobrar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana. A princípio, parece uma boa solução para os problemas de segurança da cidade, mas, mesmo ele admite que, apesar do aumento, ainda não será o suficiente para cobrir todas as necessidades da cidade.

“Nós estamos propondo dobrar o efetivo da Guarda Municipal. Ainda não vai ser o exato do que é o necessário, mas, dentro do orçamento que a gente estudou, dobrar o efetivo a gente consegue. Com isso, vamos garantir Guarda Municipal nos postos de saúde e nas escolas.”

Dobrar o efetivo soa promissor, mas, novamente, temos que perguntar: de onde virá esse dinheiro? Com um orçamento já apertado, será que a cidade tem capacidade de arcar com esse aumento sem comprometer outras áreas?

arquivo

Conclusão

As promessas de Roque parecem bonitas no papel, mas quando analisadas mais de perto, mostram-se cheias de inconsistências e meias-verdades. Ele quer usar a internet para decidir obras, mas sequer se preocupa em ter uma presença digital adequada. Promete tarifa zero, mas não diz que essa gratuidade será paga com os impostos de todos, e promete mais segurança, mas sem deixar claro se há dinheiro suficiente para isso.

Frase de motivação para o leitor: “Grandes ideias não bastam, é preciso ação para transformá-las em realidade.”

Assinatura: Jornalista Aiello

COM BASE EM MATERIA DO G1