⏰ Quem vai dominar as ondas? Saiba como cada candidato vai usar seu tempo!
Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
Resumo: O horário eleitoral gratuito para as eleições municipais de 2024 começa em 30 de agosto e vai até 3 de outubro. As campanhas para prefeito e vice-prefeito terão 20 minutos diários em blocos no rádio e na TV, além de 70 minutos diários em inserções curtas. Em Ribeirão Preto, o maior tempo de exposição será do deputado federal Ricardo Silva, com cinco minutos por bloco, seguido por André Trindade e Jorge Roque, ambos com dois minutos. Outros candidatos terão tempos mais reduzidos.
Nesta sexta-feira, 30 de agosto, começa oficialmente o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Esse é o momento em que os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador terão a chance de se apresentar ao eleitorado de Ribeirão Preto e de todo o Brasil. As propagandas eleitorais irão ao ar até 3 de outubro, oferecendo ao público uma visão clara das propostas e perfis dos candidatos.
As campanhas para prefeito e vice-prefeito terão 20 minutos diários, distribuídos em dois blocos de dez minutos cada, de segunda-feira a sábado. Esses blocos serão transmitidos no rádio e na TV, e a programação é dividida em horários específicos: no rádio, os blocos irão ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; na televisão, serão transmitidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além disso, haverá 70 minutos diários de inserções curtas (de até um minuto) espalhadas ao longo do dia, inclusive aos domingos. Essas inserções visam atingir o eleitorado de maneira mais pontual e terão foco nas campanhas para prefeito e vereador. Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há tempo reservado em blocos para campanhas de vereadores, que contarão apenas com essas inserções menores.
Tempo de Exposição dos Candidatos em Ribeirão Preto
Entre os candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto, o deputado federal Ricardo Silva (PSD), de 38 anos, terá o maior tempo de propaganda no rádio e na televisão. Com cinco minutos diários, ele representa a coligação “Para Ribeirão Avançar”, composta por um grande bloco de partidos, incluindo Solidariedade, PP, PDT, PL, MDB, PRD, Avante, Republicanos e PSB. Seu vice na chapa é Alessandro Maraca (MDB).
Logo atrás vem o empresário André Trindade (União Brasil), de 45 anos, com dois minutos de tempo. Ele é da coligação “Respeito por Ribeirão”, que também inclui Podemos e a federação PSDB/Cidadania. Seu vice é Alessandro Hirata (PSDB). Trindade já foi vereador, ex-secretário de Esportes e ex-líder do governo na Câmara.
O advogado Jorge Roque (PT), de 46 anos, também terá dois minutos de propaganda. Ele encabeça a coligação “Amor por Ribeirão”, formada por PT, PV, PCdoB, Rede Sustentabilidade, PSOL, UP e PMB. Jorge Roque é o atual presidente do Diretório Municipal do PT.
Já o empresário e engenheiro químico Marco Aurélio Martins (Novo) terá apenas 40 segundos para apresentar suas propostas ao eleitorado. Ele concorre pela chapa “Ribeirão Próspera e Empreendedora” e tem como vice Antônio Carlos da Freiria (Novo). O juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (Agir), com 20 segundos, completa a lista de candidatos com menos tempo de rádio e TV. Menezes é o líder da coligação “Somos Todos Ribeirão” (Agir e Democracia Cristã, DC), e sua vice é Milena Bressan (Agir).
Regras da Propaganda Eleitoral
A legislação eleitoral que regula o horário eleitoral gratuito foi definida pela Resolução nº 23.610/2019, com atualizações feitas pela Resolução nº 23.732/2024. Essas regras estabelecem os horários, o tempo de exposição e os formatos permitidos para a propaganda eleitoral.
Os blocos de propaganda no rádio e na TV são fixos e distribuídos conforme os partidos e coligações. Além disso, as inserções de até um minuto serão distribuídas ao longo do dia, entre 5h e meia-noite, em três faixas horárias: das 5h às 11h, das 11h às 18h e das 18h às 24h. As inserções terão a seguinte proporção: 60% do tempo para prefeitos e 40% para vereadores.
Próximos Passos nas Eleições
O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro. Caso nenhum candidato à prefeitura consiga a maioria absoluta dos votos válidos (excluindo-se brancos e nulos), será realizado um segundo turno no dia 27 de outubro. As cidades com mais de 200 mil eleitores, como Ribeirão Preto, estão aptas a realizar segundo turno, caso necessário. A propaganda eleitoral para o segundo turno ocorrerá entre 11 e 25 de outubro.
Para mais informações sobre o horário eleitoral, a distribuição de tempo entre os candidatos e outras regras, os eleitores podem acessar a página Eleições 2024 no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Motivação do jornalista
“Participe do processo democrático, faça sua voz ser ouvida! Seu voto é sua força.”
Assinatura: Jornalista Aiello