InícioPolíticaDuarte Nogueira envia carta a Câmara de vereadores apresentando suas propostas

Duarte Nogueira envia carta a Câmara de vereadores apresentando suas propostas

Temos um prefeito de enfeite, pois quem manda na cidade realmente é o Governador de calça apertada ou o judiciário. Gasto com salário desnecessário.

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto, 01 de fevereiro de 2021.

Of. n.º 17/2021

Senhor Presidente,

Membros da Mesa Diretora

Senhores Vereadores e Vereadoras.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Como prefeito reeleito e em cumprimento à Lei Orgânica do Município, encaminho à esta nobre Casa Legislativa nossa mensagem como compromisso para o próximo quadriênio, cumprindo-se assim o Artigo 71, item 11, da referida Lei Orgânica, e em respeito à esta Casa de leis, legitimada pelas urnas e com esperança e expectativa de um relacionamento profícuo em resultados positivos a nossa cidade e pautado pelo respeito mútuo e convivência republicana.

Como descrito na minha primeira Mensagem à esta Câmara Municipal, há quatro anos, assumi a Prefeitura Municipal após um período de vacância de poder que trouxe graves consequências ao Município. Recebi uma máquina pública sem controle, com pagamentos e prazos em geral atrasados e serviços à cidade quase paralisados.

O quadro de pessoal estava desmotivado, com atraso no pagamento de décimo terceiro, alto grau de absenteísmo, excesso de funcionários alocados fora de suas funções definidas e controles frágeis ou inexistentes de processos de trabalhos; havia, ainda, dívidas não contabilizadas em volume expressivo e comprometimento excessivo das finanças municipais.

Como resposta a tudo isto, montei uma equipe técnica e competente, motivada a trabalhar pelo município, com firme propósito de consertar todo o errado, apagar todo o passado de malfeitos, organizar todo o desorganizado, em suma passar a administração pública a limpo. Garantimos mais vagas em creches, construímos escolas, a unidade de saúde UPA Norte, mais de 14 mil unidades habitacionais foram entregues e as condições do trânsito foram impactadas de maneira positiva com as obras do Ribeirão Mobilidade e os mais de 500 quilômetros de ruas asfaltadas.

Esse esforço foi reconhecido pela população com a minha reeleição para cumprir um novo mandato. Não será uma simples continuidade da gestão anterior, mas um novo governo com ânimo renovado e a máquina pública mais organizada. Essa situação de melhoria não significa desafios menores para o mandato que se inicia, mas sim novos objetivos para transformar Ribeirão Preto em uma cidade global e acolhedora.

arquivo

Agora tenho como meta tornar Ribeirão Preto referência para todo o País, no âmbito administrativo, de qualidade de vida, de crescimento econômico, de justiça social e de segurança. Uma Cidade Global e Acolhedora. E conto com o apoio do Legislativo, desempenhado seu papel democrático, mantendo a independência entre os poderes, defendendo os interesses da população mas sempre com o olhar no bem comum e no interesse maior da sociedade.   

SAÚDE

A nova onda de propagação da COVID-19 exigirá a atuação sempre atenta do nosso sistema de saúde, até que a vacina chegue à maioria da população. Já providenciamos a ampliação dos leitos de UTI para que Ribeirão Preto possa se manter em funcionamento e, com isso, evitar consequências ainda piores para os negócios e para a mobilidade das pessoas.

Precisamos ir além da resposta emergencial à pandemia e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão nas unidades de saúde, possibilitando uma relação mais humana, com a ampliação do Programa Saúde da Família e dos canais de atendimento à população.

Vamos implantar o Ambulatório Médico Especializado (AME+) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, aperfeiçoar os Centros de Atenção Psicossocial CAPS III para atender toda a demanda e construir 01 Centro de Reabilitação (CER), além de dar continuidade ao programa de reformas e recuperação das unidades de saúde no município.

divulgação

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação está realizando uma grande mobilização para proporcionar a retorno às aulas presenciais do Ensino Fundamental, no próximo dia 8 de fevereiro, de forma segura, com todas as precauções para proteger nossas crianças, bem como seus pais e avós, e os(as) professores(as).

Além dos cuidados sanitários, vamos fortalecer os processos e parâmetros para acompanhamento e avaliação das aprendizagens dos alunos da rede municipal, incluindo a recuperação contínua e paralela, não deixando nenhum aluno para trás.

Também não podemos deixar nenhum aluno fora da escola, visando atingir a universalização e indicadores previstos no Plano Nacional de Educação. Para isso, vamos ampliar o número de vagas da rede municipal de ensino, especialmente nos bairros de maior crescimento populacional, ampliar o acesso à educação em período integral e desenvolver e apoiar ações voltadas para a política da primeira infância, principalmente na Educação Infantil, e para a erradicação do trabalho infantil no Município.

Transformar Ribeirão Preto numa cidade global precisa começar pelas crianças. Por isso, vamos criar um Centro de Línguas Estrangeiras na rede municipal e introduzir o segundo idioma nas atividades pedagógicas da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Uma cidade acolhedora é aquela que dá atenção a todos, com investimentos na educação inclusiva, fortalecendo o atendimento educacional especializado, e no ensino para jovens e adultos.

arquivo

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A pandemia também trouxe graves consequências sociais, aumentando a pobreza e a desigualdade, o que exigirá a atualização do diagnóstico de vulnerabilidade social do Município e a ampliação a cobertura das pessoas que necessitam de atualização periódica ou inserção no Cadastro Único, sem deixar ninguém desassistido.

Como os idosos são as principais vítimas da COVID-19, vamos aperfeiçoar a Rede Proteção Social Básica, por meio da reforma do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos (Núcleo da Terceira Idade Campos Elíseos), intensificar os programas que valorizam as experiências e potencialidades de aposentados e idosos e desenvolver programas voltados aos idosos com necessidade de reabilitação para o convívio social.

foto internet

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Vamos desenvolver um grande trabalho junto à população de comunidades com o Programa de Regularização Fundiária de núcleos de interesse social, entregando mais títulos de propriedade e viabilizando a regularização urbanística, propiciando condições adequadas e regulares de infraestrutura como abastecimento d’água, coleta de esgoto, energia e iluminação pública.

Para estagnar o processo de ocupação desordenada no Município, buscaremos junto a esta Casa a aprovação do Projeto de Lei da Política Municipal de Habitação e o Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, além de alocar áreas públicas para o Programa de Lotes Urbanizados e viabilizar recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano – FUNDURB e de fontes federais e estaduais para infraestrutura e para moradias evolutivas.

SANEAMENTO

Ribeirão Preto possui bons índices de cobertura de serviços de saneamento básico, mas ainda não tem uma Política e um Plano de Saneamento de acordo com o Novo Marco do Saneamento. Vamos definir os Planos Setoriais de Água, Esgoto, Resíduos e Drenagem e instalar o Conselho Municipal de Saneamento.

Uma das prioridades, ao lado da ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto nas comunidades beneficiadas com o Programa de Regularização Fundiária, será a redução do desperdício, através da consolidação do Programa Permanente de Gestão, Controle e Redução de Perdas e de Eficiência Energética, da substituição de redes de água e de esgoto degradadas, da pesquisa de vazamentos não visíveis e de caça às fraudes como rotinas operacionais, da substituição de motores elétricos por motores de alta eficiência e da implantação de sistema de uso de água residuária do tratamento de esgoto em conjunto com a concessionária.

MOBILIDADE

Concluiremos as obras do sistema viário, ciclovias e calçadas previstas no Programa Ribeirão Mobilidade e desenvolveremos outras realizações nesse programa, concluindo vias incompletas em áreas consolidadas dentro do tecido urbano, que necessitem de duplicação e prolongamento, bem como atuando para a melhoria das vias urbanas com asfalto novo.

O transporte público coletivo será priorizado, com a atualização e ampliação do programa de integração tarifária atual, incorporando necessidades da nova Região Metropolitana.

Investiremos em novas tecnologias que permitam uma gestão integrada e remota do tráfego e do transporte público coletivo, em tempo real, com criação de um centro de controle operacional integrado, mediante a implantação da central semafórica prevista no Programa Ribeirão Mobilidade.

Vamos integrar as políticas de desenvolvimento urbano com o planejamento da mobilidade urbana, estimulando o adensamento construtivo e populacional ao longo dos corredores de ônibus e melhorando as ligações interbairros, inclusive com construções de pontes para agilizar a mobilidade.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Temos o desafio de implantar um modelo de gestão eficiente que permita que a população seja atendida com qualidade, aperfeiçoando os canais de acesso do cidadão aos serviços municipais, seja nos órgãos de administração direta quanto nas autarquias e empresas públicas, e, principalmente, o agilizando atendimento das reclamações.

Para isso, vamos implantar processo eletrônico em todas as áreas de serviço da prefeitura, de forma definitiva, a partir do conceito de “Prefeitura sem papel”, eliminando a burocracia excessiva, com a prestação de serviços de forma eficiente e transparente ao cidadão.

Será implantada uma nova modelagem de zeladoria urbana, buscando eficiência operacional e manutenção constante, especialmente nos grandes eixos, iniciando pela Via Norte.

foto ebc

SEGURANÇA

A segurança urbana será um dos principais segmentos a serem modernizados para a efetiva melhoria na qualidade de vida do cidadão e, notadamente, para melhores resultados na segurança urbana, é primordial o uso da tecnologia.

Para isso, vamos ampliar o vídeo monitoramento nas avenidas e ruas, bem como a ação integrada de Segurança Pública para que essas tecnologias possam gerar informações que propiciem o combate à ação criminosa. Já iniciamos os procedimentos para instalação de câmeras de vigilância e alarmes nas escolas municipais como estratégia para reduzir as ocorrências de furto e vandalismo.

Capacitaremos e implementaremos metodologias de combate à violência doméstica e promoção da igualdade racial junto às forças de segurança no município e integraremos as políticas de assistência, saúde e segurança com as pessoas em situação de rua. O conceito de segurança estará presente também na infraestrutura urbana, com projetos de iluminação pública que propiciem a efetiva melhora na segurança do cidadão.

A integração das ações de prevenção e repressão qualificada, por meio da Guarda Civil Metropolitana, é fundamental, com o apoio de órgãos municipais e estaduais, a manutenção dos investimentos na GCM, fortalecendo seu efetivo e dotando-a de equipamentos modernos e eficientes, e o apoio a programas de combate às drogas, colaborando com os órgãos de segurança em todas as suas ações.

DESENVOLVIMENTO

Ribeirão Preto é uma cidade dinâmica, empreendedora e ativa. A superação da crise provocada pela pandemia passa pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas à retomada do processo produtivo, da empregabilidade e do empreendedorismo desburocratizado.

Para isso, vamos implantar governança e metodologia ágil no sistema de aprovação de empreendimentos privados, facilitando a atração de investimentos, com geração de empregos, desenvolvimento econômico e social.

Ribeirão Preto tem um grande potencial para o turismo cultural, de saúde, religioso e de negócios, que precisa ser incentivado com o fortalecimento do Cadastro Cultural e o mapeamento da produção cultural e da cadeia produtiva do setor a fim de identificar e delinear políticas públicas específicas para o desenvolvimento de cada segmento.

Vamos estimular a preservação do patrimônio material e imaterial do município garantindo o restauro e manutenção de próprios públicos, bem como a reestruturação e modernização do Complexo Morro do São Bento, garantindo acessibilidade, inclusão digital e modernização das instalações.

MEIO AMBIENTE

Uma cidade global e acolhedora deve ser economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente equilibrada. A fim elevar a consciência ambiental, desenvolveremos Programa de Educação Ambiental e fomentaremos a participação social, a partir de programas que atinjam todos os públicos e idades, em prol do desenvolvimento sustentável.

A gestão terá como meta a ampliação da área verde por habitante, com base em plano de arborização urbana, incentivando o plantio e cuidados por meio de parcerias com associações de bairro e iniciativa privada em geral, potencializando a qualidade do ar e a redução das mudanças climáticas.

Vamos incentivar o maior uso dos parques e praças para o lazer, o contato com a natureza e a qualidade de vida da população, qualificando os locais com arborização nativa, iluminação, passeios e demais infraestruturas, incluindo locais apropriados para os animais domésticos – Pet Parks.

Para melhorar a qualidade do ar no período mais seco, vamos estabelecer ações de combate às queimadas, com programas de conscientização da população, treinamento de brigadas de incêndio e montagem de mapas de aceiros com manutenção programada, para redução do risco de propagação das chamas.

A gestão de resíduos sólidos incentivará a segregação mais eficiente, criação de novas cooperativas de catadores, implantação de novos ecopontos, regulamentação da logística reversa, parcerias público-privadas, e demais ações para melhor aproveitamento de resíduos, visando a redução da disposição irregular, geração de energia, reciclagem, compostagem e incentivo à economia circular.

A ação de governo dará ênfase a energias renováveis e mais limpas, bem como à redução do consumo de energia, a partir de programas de conscientização, incentivos tributários, incentivos à produção de energia a partir de resíduos, indicação de combustíveis mais limpos para a frota municipal e o transporte coletivo, além de compras sustentáveis de equipamentos com selo de economia energética.

ESPORTES

O esporte é um bem cultural e um direito social a ser compartilhado por todos indistintamente em suas práticas formais e não formais, através da articulação das ações das secretarias de Esportes, de Educação, de Saúde e de Assistência Social.

Vamos Ampliar o atendimento e dar mais qualidade aos novos espaços esportivos da cidade – Estação Cidadania Esportes, CEJA Vila Virgínia, Jd. Independência e Centro Esportivo de Bonfim Paulista, além das melhorias propostas para a Cava do Bosque, formando um eixo de atendimento esportivo.

Os equipamentos esportivos do município serão recuperados e restruturados, de maneira que essas áreas estejam próximas a escolas municipais, centros de saúde ou núcleos da assistência social. Assim, serão ampliados os atendimentos da Secretaria de Esportes através da elaboração de programas específicos nas linhas de participação, educacional e de rendimento, além de programas paralímpicos e especiais.

O esporte de rendimento será fomentado através da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, auxiliando tanto aqueles que estão iniciando suas carreiras no meio esportivo e aqueles que se destaquem através de títulos e ou talentos comprovados sob análise da equipe técnica da secretaria.

Palácio Rio Branco

Antônio Duarte Nogueira Júnior

Prefeito Municipal de Ribeirão Preto

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Organização IYF e empresas parceiras adotam como missão o desenvolvimento social e econômico do país

A essência da responsabilidade social está em adotar atitudes benéficas e proativas para a sociedade e o meio ambiente.

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários
- PUBLICIDADE -