InícioPolíticaDuarte Nogueira fala sobre a Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Duarte Nogueira fala sobre a Região Metropolitana de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Na noite desta segunda-feira (30), o Deputado Federal e pré-candidato a prefeitura de Ribeirão Duarte Nogueira, participou do seminário sobre Gestão Municipal realizado pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto para falar sobre a instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O deputado dividiu a mesa de palestras com o professor Mário Pascarelli Filho em noite de casa cheia na AEAA. Os palestrantes falaram para uma platéia repleta de autoridades e políticos da região que vieram a Ribeirão Preto ouvir mais sobre a importância na gestão dos municípios e sobre o impacto que a Região Metropolitana de Ribeirão Preto trará para os 32 municípios que farão parte da metrópole.

Professor Mário Pascarelli Filho / Em Ribeirão
Professor Mário Pascarelli Filho / Em Ribeirão

O Prof. Pascarelli destacou aspectos importantes para as gestões municipais, abordou temas como responsabilidade fiscal, gestão de recursos humanos e a importância em qualificar os servidores públicos para reduzir o quadro de funcionários comissionados nos órgãos municipais. De acordo com dados apresentados pelo professor os funcionários comissionados, que não precisam de concurso público, representam 35% da folha de pagamento no Brasil, mais de R$ 3,5 bilhões por mês. Com este valor, de acordo com o professor, seria possível qualificar os funcionários públicos para melhorar a gestão e a eficiência dos serviços a população. Para o professor, a ausência de avaliações no serviço público e a estabilidade garantida fazem com que a maioria dos serviços prestados aos cidadãos seja de baixa qualidade. Pascarelli defende uma gestão técnica de qualidade para garantir a sustentabilidade dos municípios no futuro.

Saiba como será a Região Metropolitana de Ribeirão Preto

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Governador assinará lei sobre a região metropolitana no dia 03 de Julho

Duarte Nogueira, que é engenheiro e associado a AEAA, falou sobre a importância da região Metropolitana de Ribeirão Preto, os benefícios que a criação da região trará para Ribeirão Preto e todas as cidades que englobarem a metrópole, melhoria no transporte, saúde e educação foram os destaques, Nogueira ainda lembrou que com a criação da região todos os DDD’s serão unificados, barateando o custo das ligações intermunicipais. Nogueira ainda falou sobre o aumento nas verbas repassadas pelo Governo Federal e a importância da região para o Brasil. Quando formalizada, a região Metropolitana de Ribeirão Preto representará quase 1% do PIB (produto interno bruto) do Brasil e terá uma população que vai representar quase 4% da população do estado de São Paulo.

Pelo tamanho da região metropolitana, que de acordo com o projeto de lei deve englobar 34 cidades, Nogueira defende o desenvolvimento da região de modo sustentável, respeitando as heranças de cada município tendo Ribeirão Preto como centro da metrópole. A criação da região deverá aumentar o repasse financeiro para áreas como educação, transporte e saúde, ampliando e melhorando os serviços para 1,4 milhão de habitantes. Nogueira destacou a necessidade do planejamento integrado entre as cidades para que os limites municipais sejam respeitados e para que cada cidade possa contribuir de modo ativo com suas heranças naturais como por exemplo o turismo, a criação da Região Metropolitana poderá fazer com que as cidades sejam interligadas e desenvolvidas de acordo com suas características, como as estâncias turísticas de Batatais, Santa Rita do Passa Quatro e Nuporanga por exemplo, que poderão ampliar seus serviços virando pólos turísticos da região. A criação da região metropolitana permitirá por exemplo que cidades na região de Ribeirão Preto comecem a receber investimentos para que a habitação seja descentralizada de Ribeirão Preto, criando “cidades residenciais” para trabalhadores e empresários de Ribeirão Preto, por exemplo.

Nogueira ainda falou sobre a ampliação do aeroporto internacional de Ribeirão Preto, de acordo com o deputado todos os pareceres técnicos e legais estão prontos e a obra já foi autorizada pelo Governo do Estado, faltando apenas a liberação do recurso federal para a ampliação da pista e rebaixamento da avenida Tomás Alberto. Esta, é uma obra muito importante que transformará o aeroporto de Ribeirão no 4º maior do estado.

O Governador Geraldo Alckmin vem a Ribeirão Preto nesta sexta-feira (03), para assinar a lei que será enviada a assembléia legislativa de São Paulo para aprovação e criação da Região Metropolitana, a expectativa é que a lei seja aprovada por unanimidade e em caráter de urgência para que a região seja anunciada até o dia 19 de junho, quando Ribeirão Preto comemora 160 anos.

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile