InícioPolicialLei Maria da Penha será tema de mesa-redonda em Ribeirão

Lei Maria da Penha será tema de mesa-redonda em Ribeirão

- continua após a publicidade -

12 mil mulheres foram vítimas de agressão física por dia no Brasil, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desde agosto de 2006, o Brasil tornou mais rigorosa a punição para a violência doméstica e familiar contra a mulher com a criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340). Para falar sobre os 12 anos da Lei e sua relevância no enfrentamento da violência, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizará uma mesa-redonda no dia 10 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral 322 centro), em Ribeirão Preto, com apoio da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP). O evento tem entrada gratuita.

Laura Aguiar, coordenadora do Núcleo Especializado de Atendimento da Mulher (Naem), Édie Maria Fernandes, coordenadora da Comissão dos Direitos Coletivos e Defesa da Cidadania da AARP e Juliana Moyses, representante da USP e mestranda em Direito, farão uma análise da Lei Maria da Penha, seus potenciais avanços e retrocessos.

A violência doméstica contra as mulheres faz vítimas em todo o mundo e em todas as classes sociais, independentemente do grau de escolaridade. As estatísticas demonstram que o agressor é, geralmente, membro da própria família. A Lei Maria da Penha criou mecanismos para coibir a violência, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher. Também criou Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e alterou o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.

Agenda
Mesa Redonda Sobre 12 Anos da Lei Maria Da Penha
Data:
10 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral 322 centro)
Entrada: gratuita

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Nova data do Kiss em Ribeirão Preto – Dia 1º de maio de 2022

Os ingressos já adquiridos seguem válidos para a nova data, portanto, não há necessidade de troca ou substituição.

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Prazo para o segundo processo seletivo de 2021 termina no dia 6

Oportunidade de 220 vagas de emprego para diversas áreas

De janeiro a junho deste ano, Ribeirão Preto registrou saldo de 6.955 novos registros em carteira de trabalho, ficando na 6º posição no Estado de São Paulo

GCM recebe 20 armas para uso em patrulhamento

Spark permite imobilizar o infrator sem a necessidade de uso de força
- PUBLICIDADE -