InícioPolicialLei Maria da Penha será tema de mesa-redonda em Ribeirão

Lei Maria da Penha será tema de mesa-redonda em Ribeirão

- continua após a publicidade -

12 mil mulheres foram vítimas de agressão física por dia no Brasil, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desde agosto de 2006, o Brasil tornou mais rigorosa a punição para a violência doméstica e familiar contra a mulher com a criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340). Para falar sobre os 12 anos da Lei e sua relevância no enfrentamento da violência, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizará uma mesa-redonda no dia 10 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral 322 centro), em Ribeirão Preto, com apoio da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP). O evento tem entrada gratuita.

Laura Aguiar, coordenadora do Núcleo Especializado de Atendimento da Mulher (Naem), Édie Maria Fernandes, coordenadora da Comissão dos Direitos Coletivos e Defesa da Cidadania da AARP e Juliana Moyses, representante da USP e mestranda em Direito, farão uma análise da Lei Maria da Penha, seus potenciais avanços e retrocessos.

A violência doméstica contra as mulheres faz vítimas em todo o mundo e em todas as classes sociais, independentemente do grau de escolaridade. As estatísticas demonstram que o agressor é, geralmente, membro da própria família. A Lei Maria da Penha criou mecanismos para coibir a violência, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher. Também criou Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e alterou o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.

Agenda
Mesa Redonda Sobre 12 Anos da Lei Maria Da Penha
Data:
10 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral 322 centro)
Entrada: gratuita

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Ribeirão Preto recebe concerto do maestro João Carlos Martins

Em sessão única e gratuita, apresentação com a Camerata Bachiana homenageia o compositor Johann Sebastian Bach

Camarote Premium: exclusividade, conforto e glamour na Grande Festa do Peão Boiadeiro de Sertãozinho

A Grande Festa do Peão Boiadeiro de Sertãozinho acontece entre os dias 06 e 09 de julho. A edição de 2022 marca os 30 anos do tradicional evento, que inclui shows com grandes artistas e as melhores competições de rodeio.

Projeto Guri ainda dispõe de vagas para cursos gratuitos de música na região de Ribeirão Preto

Matrícula diretamente no polo de ensino do Projeto Guri; não é necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio
- PUBLICIDADE -