InícioPolicialBrumadinho: operação do MPMG prende oito funcionários da Vale

Brumadinho: operação do MPMG prende oito funcionários da Vale

- continua após a publicidade -

Oito funcionários da mineradora Vale foram presos temporariamente hoje (15) em uma operação deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o apoio das polícias civis e militares dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os alvos dos mandados de prisão cumpridos nesta manhã são suspeitos de responsabilidade criminal pelo rompimento da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Entre os presos estão quatro gerentes e quatro técnicos diretamente envolvidos na segurança e estabilidade do empreendimento. Todos ficarão detidos por 30 dias e serão ouvidos pelo MPMG em Belo Horizonte. Além dos crimes de homicídio qualificado, eles poderão responder por crimes ambientais e falsidade ideológica.

Estão sendo cumpridos ainda 14 mandados de busca e apreensão nos três estados, incluindo a sede da empresa Vale no Rio. Foram levados pelos agentes computadores e documentos em diferentes endereços.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Também são alvos dos mandados de busca e apreensão quatro funcionários da empresa alemã Tüv Süd, que prestou serviços de estabilização da barragem rompida para a Vale, entre eles, um diretor.

“Os documentos e provas apreendidos serão encaminhados ao MPMG para análise. De acordo com os promotores de Justiça, as medidas estão amparadas em elementos concretos colhidos até o momento nas investigações conduzidas pela força-tarefa e são imprescindíveis para a completa apuração dos fatos”, diz a nota do MPMG.

Em nota, a Vale informou que continua colaborando com as autoridades responsáveis pelas investigações. “A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas.”

Há duas semanas, o MPMG, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal conduziram outra ação em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, que resultou na prisão temporária de três funcionários da Vale responsáveis pelo empreendimento e dois engenheiros terceirizados que atestaram a segurança da barragem. Eles já foram liberados.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Elon Musk resiste à censura brasileira: Confira texto de The Wall Street Journal

Isso mostra que o Brasil não tem mais um Judiciário independente. A triste realidade é que a sua democracia está a morrer em plena luz do dia.

INAUGURAÇÃO DA NOVA GWM GERMÂNICA RIBEIRÃO PRETO

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que há 24 anos ela lidera na China, onde tem uma participação acima de 50%.

🌟🏆 BBB 24: Davi, Isabelle e Matteus são os Finalistas 🏆🌟

O vencedor, escolhido pelo público, receberá o prêmio recorde de R$ 2.920.000,00.

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music 2024: Maior Estrutura e Inovações para Celebrar a Cultura Raiz 🎶🤠

Os preparativos para o aguardado Ribeirão Rodeo Music 2024 estão a todo vapor! Em sua 18ª edição, que acontecerá nos dias 20, 26, 27 e 30 de abril, o evento promete surpreender com uma estrutura ampliada e novidades que exaltam a autêntica cultura sertaneja.

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.
- PUBLICIDADE -