InícioLazer e CulturaVem aí o 56º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” em Ribeirão

Vem aí o 56º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” em Ribeirão

O Festival conta com mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística

- continua após a publicidade -

Mais duradouro e importante festival de música contemporânea da América Latina, o 56º FMN – Festival Música Nova Gilberto Mendes, celebra o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016) com programação on-line e gratuita de 21 a 26 de março, sempre a partir das 19h.

As transmissões acontecem no canal do YouTube do festival, no link: http://tiny.cc/56fmn

 O Festival conta com mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística que também prevê homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, ao compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) e ao musicólogo brasileiro Régis Duprat (1930-2021).

São dezenas de artistas renomados que, em sessões realizadas em Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Participam da programação desde grandes nomes da música contemporânea – Antonio Eduardo, Arrigo Barnabé, André Mehamari, Coletivo Percutindo Mundos, Júlio Medagia, Livio Tragtenberb e Rubens Ricciardi – até consagrados críticos e pensadores da música e da arte, como o poeta Augusto de Campos, os jornalistas Camila Fresca e João Marcos Coelho, os pesquisadores, Ansgar Haag (Suiça), Jean Goldenbaum (Alemanha), Piero Niro (Itália) e Teresinha Prada. Ainda, a programação prevê os sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sabrina Shulz e Renata Taormina, as bailarinas Christiane Amici, Maria Lisboa, Michelle Carneiro e Valéria Alves. 

Destaque para o lançamento do livro “Poéticas do agora” (Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto), com artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto). 

O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).

Programação

21/mar (segunda-feira)

– Núcleo Santos | Oficina ‘Gilberto Mendes 100 anos / Festival Música Nova 60’, com o maestro Júlio Medaglia; concertos ‘Passeios com Gilberto Mendes’, com André Mehmari (piano); ‘Entre tubarões, crocodilos e diversões eletrônicas’, com Arrigo Barnabé (piano); ‘O Mundo, a voz e a vez de Gilberto Mendes’, com Percutindo Mundos: Livio Tragtenberg (clarone e piano), Márcio Barreto (quimbau, ronda smetakeana, roda quântica, berimbarco, rabeca, música-cinema), Adriana Bernardes (soprano), Jota Amaral (eletrônicos) e participação especial de Arrigo Barnané (piano).

– Núcleo São Paulo | Concerto: ‘De esquinas – Lote 1’, com Livio Tragtenberg (clarone);

Núcleo Ribeirão Preto | Concerto ‘Composições de Hanns Eisler e Gilberto Mendes’, com Sarah Migliori (mezzo-soprano) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

22/mar (terça-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Concerto ‘Composições de Claudio Santoro, Gilberto Mendes e Rubens Ricciardi’, com Giovana Ceranto (piano), Sandra Ribeiro (fagote), Sarah Migliori (mezzo-soprano) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

– Núcleo Cubatão | Concertos ‘Parte 1 – Música e Engajamento em Cornelius Cardew e Gilberto Mendes’, com Gustavo Fiel (piano) e ‘Parte 2 – Interações Sonoras’, com Sabrina Schulz (piano e música eletroacústica).

23/mar (quarta-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Concertos: ‘Composições de Paulo Costa Lima, Vitor Zafer, Lucas Pigari e Rubens Russomanno Ricciardi’, com Ensemble Mentemanuque;

– Núcleo São Paulo | ‘De esquinas – lotes 2 e 3’, com Livio Tragtenberg (clarone), ‘Tatuturema – Dança 7, 8 e 9’, com Lucila Tragtenberg (voz).

24/mar (quinta-feira)

– Núcleo Cubatão | Concertos: ‘Parte 1 – Piano e Contemporaneidade na obra de Silas Palermo’, com Prof. Me. Silas Palermo (piano e fixed electronics) e ‘Parte 2 – Gilberto Mendes e Sons de Formação’, com Antonio Eduardo (piano), Germano Blume (clarinete e clarone), Ilana Morena (violino) e Renata Taormina (piano);

– Núcleo São Vicente | Apresentações de ‘La destrucción de mi Sanidad’, com Sarah Migliori (mezzo-soprano) e ‘Poemantifa’, com Flávio Viegas Amoreira (texto), Jean Goldenbaum (piano e voz) e Paola Goldenbaum (psaltério e voz).

25/mar (sexta-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Palestras ‘Experiências com coreografia na dança e música contemporânea’, com Antônio Carlos Gomes, ‘A nova consonância e as perspectivas da composição musical hoje’, com Piero Niro, ‘Experiências na encenação de óperas contemporâneas’, com Ansgar Haag, ‘Trilha sonora, música e tecnologia’, com Fernando Emboaba, ‘Sobre as canções modernas’, com Rubens Russomanno Ricciardi;

– Núcleo Santos | Oficina ‘Lembrando Gilberto Mendes’, com Camila Fresca;

– Núcleo São Paulo | Oficinas: ‘Gilberto Mendes’, com Augusto de Campos, e ‘A música contemporânea e o jornalismo’, com João Marcos Coelho;

– Núcleo São Vicente | Oficina: ‘O mar de Mendes’, com Flávio Viegas Amoreira;

– Núcleo Cubatão | Oficina ‘A música aberta em Blirium C-9, de Gilberto Mendes’, com Teresinha Prada.

Arquivo pessoal

26 de março (sábado)

– Núcleo Santos | Lançamento do livro ‘Poéticas do Agora’ (Ed. Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto); videodanças: ‘Transição’, com Cia Aplauso, ‘Morrer na Praia’, com Núcleo de Pesquisa do Movimento; exibição de curtas-metragens: ‘100 anos de Gilberto Mendes’ (dir. Francisco de Paula), ‘O sal e o sol de Gilberto Mendes’ (dir. Márcio Barreto), ‘Cine Inês – Os mundos de Gilberto Mendes’ e ‘Cine Inês – 100 vezes Gilberto Mendes’ (ambos dir. Gil Nuno Vaz).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Dia do desafio: SESC tem atividades o dia todo

Devido à instabilidade do tempo, as atividades que aconteceriam na Praça XV, foram transferidas para a unidade do Sesc Ribeirão, na Rua Tibiriçá, 50 – Centro.

Região de Ribeirão Preto exporta 2,5 bilhões de dólares em 2022

Estudo da Fundação Seade sobre o Comércio Exterior divulgado ontem (29) mostra que a região de Ribeirão Preto exportou mais de 2,5 bilhões de...

Stand up de Afonso Padilha tem duas apresentações na sexta, no Theatro Pedro II

Ator também é roteirista de teatro e do Porta dos Fundos; ingressos custam de R$ 40 a R$ 120

Prefeitura chama 79 professores para atuação na Rede Municipal

Aprovados em processo seletivo, professores completam o quadro da rede

Aplicativo Saúde Digital tem grande adesão para agendamento de consultas

Foram ofertados mais de 43 mil vagas em clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria; de janeiro a abril foram realizados e 37.339 agendamentos O...
- PUBLICIDADE -