InícioLazer e CulturaVem aí o 56º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” em Ribeirão

Vem aí o 56º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” em Ribeirão

O Festival conta com mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística

- continua após a publicidade -

Mais duradouro e importante festival de música contemporânea da América Latina, o 56º FMN – Festival Música Nova Gilberto Mendes, celebra o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016) com programação on-line e gratuita de 21 a 26 de março, sempre a partir das 19h.

As transmissões acontecem no canal do YouTube do festival, no link: http://tiny.cc/56fmn

 O Festival conta com mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística que também prevê homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, ao compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) e ao musicólogo brasileiro Régis Duprat (1930-2021).

São dezenas de artistas renomados que, em sessões realizadas em Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Participam da programação desde grandes nomes da música contemporânea – Antonio Eduardo, Arrigo Barnabé, André Mehamari, Coletivo Percutindo Mundos, Júlio Medagia, Livio Tragtenberb e Rubens Ricciardi – até consagrados críticos e pensadores da música e da arte, como o poeta Augusto de Campos, os jornalistas Camila Fresca e João Marcos Coelho, os pesquisadores, Ansgar Haag (Suiça), Jean Goldenbaum (Alemanha), Piero Niro (Itália) e Teresinha Prada. Ainda, a programação prevê os sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sabrina Shulz e Renata Taormina, as bailarinas Christiane Amici, Maria Lisboa, Michelle Carneiro e Valéria Alves. 

Destaque para o lançamento do livro “Poéticas do agora” (Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto), com artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto). 

O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).

Programação

21/mar (segunda-feira)

– Núcleo Santos | Oficina ‘Gilberto Mendes 100 anos / Festival Música Nova 60’, com o maestro Júlio Medaglia; concertos ‘Passeios com Gilberto Mendes’, com André Mehmari (piano); ‘Entre tubarões, crocodilos e diversões eletrônicas’, com Arrigo Barnabé (piano); ‘O Mundo, a voz e a vez de Gilberto Mendes’, com Percutindo Mundos: Livio Tragtenberg (clarone e piano), Márcio Barreto (quimbau, ronda smetakeana, roda quântica, berimbarco, rabeca, música-cinema), Adriana Bernardes (soprano), Jota Amaral (eletrônicos) e participação especial de Arrigo Barnané (piano).

– Núcleo São Paulo | Concerto: ‘De esquinas – Lote 1’, com Livio Tragtenberg (clarone);

Núcleo Ribeirão Preto | Concerto ‘Composições de Hanns Eisler e Gilberto Mendes’, com Sarah Migliori (mezzo-soprano) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

22/mar (terça-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Concerto ‘Composições de Claudio Santoro, Gilberto Mendes e Rubens Ricciardi’, com Giovana Ceranto (piano), Sandra Ribeiro (fagote), Sarah Migliori (mezzo-soprano) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

– Núcleo Cubatão | Concertos ‘Parte 1 – Música e Engajamento em Cornelius Cardew e Gilberto Mendes’, com Gustavo Fiel (piano) e ‘Parte 2 – Interações Sonoras’, com Sabrina Schulz (piano e música eletroacústica).

23/mar (quarta-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Concertos: ‘Composições de Paulo Costa Lima, Vitor Zafer, Lucas Pigari e Rubens Russomanno Ricciardi’, com Ensemble Mentemanuque;

– Núcleo São Paulo | ‘De esquinas – lotes 2 e 3’, com Livio Tragtenberg (clarone), ‘Tatuturema – Dança 7, 8 e 9’, com Lucila Tragtenberg (voz).

24/mar (quinta-feira)

– Núcleo Cubatão | Concertos: ‘Parte 1 – Piano e Contemporaneidade na obra de Silas Palermo’, com Prof. Me. Silas Palermo (piano e fixed electronics) e ‘Parte 2 – Gilberto Mendes e Sons de Formação’, com Antonio Eduardo (piano), Germano Blume (clarinete e clarone), Ilana Morena (violino) e Renata Taormina (piano);

– Núcleo São Vicente | Apresentações de ‘La destrucción de mi Sanidad’, com Sarah Migliori (mezzo-soprano) e ‘Poemantifa’, com Flávio Viegas Amoreira (texto), Jean Goldenbaum (piano e voz) e Paola Goldenbaum (psaltério e voz).

25/mar (sexta-feira)

Núcleo Ribeirão Preto | Palestras ‘Experiências com coreografia na dança e música contemporânea’, com Antônio Carlos Gomes, ‘A nova consonância e as perspectivas da composição musical hoje’, com Piero Niro, ‘Experiências na encenação de óperas contemporâneas’, com Ansgar Haag, ‘Trilha sonora, música e tecnologia’, com Fernando Emboaba, ‘Sobre as canções modernas’, com Rubens Russomanno Ricciardi;

– Núcleo Santos | Oficina ‘Lembrando Gilberto Mendes’, com Camila Fresca;

– Núcleo São Paulo | Oficinas: ‘Gilberto Mendes’, com Augusto de Campos, e ‘A música contemporânea e o jornalismo’, com João Marcos Coelho;

– Núcleo São Vicente | Oficina: ‘O mar de Mendes’, com Flávio Viegas Amoreira;

– Núcleo Cubatão | Oficina ‘A música aberta em Blirium C-9, de Gilberto Mendes’, com Teresinha Prada.

Arquivo pessoal

26 de março (sábado)

– Núcleo Santos | Lançamento do livro ‘Poéticas do Agora’ (Ed. Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto); videodanças: ‘Transição’, com Cia Aplauso, ‘Morrer na Praia’, com Núcleo de Pesquisa do Movimento; exibição de curtas-metragens: ‘100 anos de Gilberto Mendes’ (dir. Francisco de Paula), ‘O sal e o sol de Gilberto Mendes’ (dir. Márcio Barreto), ‘Cine Inês – Os mundos de Gilberto Mendes’ e ‘Cine Inês – 100 vezes Gilberto Mendes’ (ambos dir. Gil Nuno Vaz).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -