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USP-Filarmônica abre temporada de concertos 2019

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A USP-Filarmônica inicia sua temporada de concertos gratuitos de 2019, no próximo dia 26 de março, às 20h30, no Theatro Pedro II. Esta será a 114ª apresentação da orquestra de alunos bolsistas da USP, dedicada à efeméride de 55 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. A apresentação ocorre também em São Carlos, no dia 27, no Teatro Municipal, e em Franca, no dia 28, no Teatro Municipal,sempre às 20h30.

Os três concertos do mês de março contarão, tal como vem ocorrendo em toda abertura de temporada da USP-Filarmônica desde 2015, com a íntegra dAs Quatro Estações de Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741). A escolha desta obra consagrada tem por finalidade não apenas o mérito artístico, por se tratar de uma das mais famosas da literatura universal, mas também cumpre uma missão pedagógica no ensino das práticas interpretativas em música para os alunos da USP.

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O repertório dos concertos conta também com obras coloniais brasileiras, como Salve Regina – Antífona de Nossa Senhora, do compositor atuante no Arraial do Tejuco (hoje Diamantina, MG), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; e Miserere – moteto, do compositor radicado na Vila de São José (hoje Tiradentes, MG), Manuel Dias de Oliveira. Completam ainda o programa obras de Johann Sebastian Bach, Jesus bleibetmeineFreude,coral da Cantata BWV 147 e Erbarmedich, mein Gott, ária da Paixão segundo São Mateus BWV 244; e Wolfgang Amadeus Mozart, Ave verum Corpus – moteto, KV 618.

O solista convidado é o violinista spalla do Theatro Municipal de São Paulo, Alejandro Andrés Aldana, que divide o palco com o Coral da UNESP de Franca e Jaboticabal, sob regência de Rafael Andrade (formado em música pela USP de Ribeirão Preto). Participam também, como solistas, o violoncelista André Luis Micheletti (professor da FFCLRP-USP), a cravista Giovana Ceranto (aluna de graduação da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica) e o contratenor Felipe Rissatti (aluno de graduação da FFCLRP-USP).

Concertos mensais – USP-Filarmônica

A entrada, como em todos os concertos da USP-Filarmônica, é aberta ao público em geral e gratuita, com intuito de sempre viabilizar um melhor acesso à arte. Para os concertos em São Carlos, é necessário retirar o ingresso com antecedência de 1h na bilheteria. Mais informações no telefone (16) 3315-3136.

A USP-Filarmônica se apresenta nas duas séries, Concertos USP / Theatro Pedro II e Concertos USP / São Carlos, quase semprenas últimas terças e quartas de cada mês, respectivamente no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto; e no Teatro Municipal de São Carlos (alguns concertos em 2019, em São Carlos, ocorrerão também na UFSCar).

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Serviço

114º Concerto da USP-Filarmônica
26 de março, terça-feira, 20h30 – comemorativo aos 55 anos da FFCLRP-USP (Filô)

Theatro Pedro II, Rua Álvares Cabral, 370, Ribeirão Preto

Realização da USP, FFCLRP-USP e Fundação D. Pedro II

115º Concerto da USP-Filarmônica
27 de março, quarta-feira, 20h30

Teatro Municipal de São Carlos “Alderico Vieira Perdigão” – Rua R. 7 de Setembro, 1735

Realização da USP, Campus São Carlos e IQSC-USP

116º Concerto da USP-Filarmônica
28 de março, quinta-feira, 20h30

Teatro Municipal de Franca “José Cyrino Goulart” – Avenida7 de Setembro, 455

Realização da UNESP, Campus de Franca

foto arquivo pessoal

PROGRAMA (sem intervalo)

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita(?, 17?? – Rio de Janeiro, 1805)
Salve Regina – Antífona de Nossa Senhora (Arraial do Tejuco, 1787)
Edição crítica do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP, de acordo com os autógrafos do Museu da Inconfidência de Ouro Preto

Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)
Jesus bleibetmeineFreude, coral da Cantata BWV 147 (Leipzig, 1723)

Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 1756 – Viena, 1791)
Ave verum Corpus – moteto, KV 618 (Baden, 17 de junho de 1791)

Manuel Dias de Oliveira (?, 1734/35 – Vila de São José, 1813)
Miserere – moteto (Vila de São José, atual Tiradentes, segunda metade do século XVIII)
Edição crítica do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP, de acordo com os manuscritos da Lira Ceciliana de Prados

Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)
Erbarmedich, mein Gott, ária da Paixão segundo São Mateus BWV 244 (Leipzig, 1727)

Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741)
As Quatro Estações (Le quattrostagioni) (Amsterdam, 1725)

  • Concerto Nº 1 em Mi maior, op. 8, RV 269
    La primavera (Primavera)
    1. Allegro
    2. Largo
    3. AllegroPastorale

    • Concerto Nº 2 em Sol menor, op. 8, RV 315
    L’estate (Verão)
    1. Allegro non molto
    2. Adagio e piano – Presto e Forte
    3. Presto

    • Concerto Nº 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293
    L’autunno (Outono)
    1. Allegro
    2. Adagio molto
    3. Allegro

    • Concerto Nº 4 em Fá menor, op. 8, RV 297
    L’inverno (Inverno)
    1. Allegro non molto
    2. Largo
    3. Allegro

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