InícioLazer e CulturaTheatro Pedro II recebe Live dos 50 anos da Unimed Ribeirão Preto

Theatro Pedro II recebe Live dos 50 anos da Unimed Ribeirão Preto

Comemoração terá apresentação da banda Rod Hanna com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

O Theatro Pedro II recebe nesta sexta-feira, dia 30 de abril, às 16h, um show da banda Rod Hanna com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto para comemorar os 50 anos da Unimed Ribeirão Preto. A Live será transmitida diretamente do Youtube da Unimed.

A Live terá a participação especial do Dr. Denizard Rivail com o pianista Gustavo Molinari, uma homenagem aos mais de 940 médicos cooperados da entidade.

Com duas horas de espetáculo, a apresentação terá também a participação do vice-presidente da Unimed, Dr. Moysés de Oliveira Lima Filho, e do diretor financeiro, Dr. Juvelcio Fernandes Peixoto. Outros quatro ex-presidentes foram convidados para receber uma homenagem durante o show.

Theatro Pedro II
Erguido no apogeu do ciclo do café pelos barões daquela época, o Theatro Pedro II foi inaugurado em 8 de outubro de 1930, com a apresentação do filme “Alvorada do Amor”, com capacidade para receber duas mil pessoas. Por 30 anos, foi o principal polo cultural de Ribeirão Preto, com passagens secretas utilizadas por membros da alta sociedade que se hospedavam nos hotéis ao lado do prédio.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O dia 15 de julho de 1980 jamais será esquecido. Durante a exibição do filme “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”, o Theatro Pedro II viveu sua história mais triste. Um incêndio devastou todo o Theatro, destruiu sua cobertura e comprometeu sua estrutura. Depois do incêndio, campanhas pedindo a preservação do patrimônio foram realizadas e, no dia 7 de maio de 1982, o prédio foi tombado pelo Condephaat.

Esplanada do Teatro Pedro II

Em maio de 1991, iniciou-se a primeira etapa de restauração e modernização do Theatro. A reforma durou cinco anos e o restauro das características arquitetônicas originais recuperaram o Pedro II, ampliando suas funções.

Na fase de reforma, a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída pela artista plástica Tomie Ohtake e a caixa cênica foi rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico.

Seu complexo arquitetônico é um dos principais patrimônios cultural e histórico de Ribeirão Preto, considerado o terceiro maior teatro de ópera do Brasil e referência cultural da cidade.

Orquestra Sinfônica
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e no cenário nacional.

Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão) e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -