InícioLazer e CulturaShopping Santa Úrsula traz duas exposições culturais no mês de setembro

Shopping Santa Úrsula traz duas exposições culturais no mês de setembro

- continua após a publicidade -

Duas exposições que reúnem arte, cultura e informação são as atrações do Shopping Santa Úrsula no mês de setembro. A exposição “Palácios Cariados”, por Jonas Golfeto, retrata palácios abandonados de Ribeirão Preto e outras quatro cidades. Já a exposição “Caminhos da Itália”, por Selma Arenales, exibe fotos obtidas durante viagem pela Itália na primavera de 2016.

“Palácios Cariados”

A exposição “Palácios Cariados”, que está no Piso 2 do Shopping Santa Úrsula, traz ensaios fotográficos de edificações antigas e abandonadas de Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo: São Luís do Paraitinga (SP), Santos (SP), São Manuel (SP) e Presidente Prudente (SP). A exposição é gratuita e aberta à população.

O trabalho reúne 20 obras fotográficas encaixadas e montadas em seis folhas de portas de janelas retiradas de demolidoras, recriando assim o espaço dos edifícios fotografados. “A ideia é convidar o público a interagir com o conceito visual da exposição e mergulhar no universo da história através do que restou da erosão praticada pelo abandono”, explica Jonas Golfeto. As obras contam ainda com versos da poeta Lídia Mora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O projeto“Palácios Cariados”, que começou em 2012,traz fotos do Palacete Camilo de Matos (1920), do Solar Vila Lobos (1880) e do Palacete Albino Camargo (1923) – todos em Ribeirão Preto. Em Presidente Prudente, traz imagens da Chaminé da Sanbra, construída no início do século XX. Já em Santos, retrata a Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Em São Manuel, traz imagens da estação Ferroviária de São Manuel, de 1918. Em São Luiz do Paraitinga, a casa do senhor Zé Peixe (1853), que foi derrubada pela enchente de 2012, também foi fotografada.

“Caminhos da Itália”

 Uma longa travessia por entre montanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, descobrindo pequenos vilarejos incrustados nos topos das montanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. Assim é a exposição “Caminhos da Itália”, que está no Piso 1 e exibe diversas fotos da bela paisagem italiana, de norte a sul do país.

As fotos, repletas de beleza e emoções, foram registradas pelo olhar da fotógrafa Selma Arenales. A exposição retrata paisagens, monumentos, pessoas com seus costumes locais e aspectos de uma cultura peculiar. Entre as cidades retratadas na exposição estão Trento, Limone-Lago di Garda, Veneza, Pádua, Bérgamo, Sulzano-Lago d’Iseo, Milão, La Spezia, Cinque Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo, Vaticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Alberobello, Trebisacce, Sperlonga, Taormina, Etna e Zafferana.

O Shopping Santa Úrsula fica na Rua São José, 933, na região central de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 2102-7400.

Serviço 1
Exposição “Palácios Cariados”
Onde: Piso 2 do Shopping Santa Úrsula
Quando: até 1º de outubro
Visitação:
 de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h
Entrada gratuita

Serviço 2
Exposição “Caminhos da Itália”
Onde: Piso 1 do Shopping Santa Úrsula
Quando: até 10 de outubro
Visitação:
 de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -