InícioLazer e CulturaShopping Santa Úrsula traz duas exposições culturais no mês de setembro

Shopping Santa Úrsula traz duas exposições culturais no mês de setembro

- continua após a publicidade -

Duas exposições que reúnem arte, cultura e informação são as atrações do Shopping Santa Úrsula no mês de setembro. A exposição “Palácios Cariados”, por Jonas Golfeto, retrata palácios abandonados de Ribeirão Preto e outras quatro cidades. Já a exposição “Caminhos da Itália”, por Selma Arenales, exibe fotos obtidas durante viagem pela Itália na primavera de 2016.

“Palácios Cariados”

A exposição “Palácios Cariados”, que está no Piso 2 do Shopping Santa Úrsula, traz ensaios fotográficos de edificações antigas e abandonadas de Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo: São Luís do Paraitinga (SP), Santos (SP), São Manuel (SP) e Presidente Prudente (SP). A exposição é gratuita e aberta à população.

O trabalho reúne 20 obras fotográficas encaixadas e montadas em seis folhas de portas de janelas retiradas de demolidoras, recriando assim o espaço dos edifícios fotografados. “A ideia é convidar o público a interagir com o conceito visual da exposição e mergulhar no universo da história através do que restou da erosão praticada pelo abandono”, explica Jonas Golfeto. As obras contam ainda com versos da poeta Lídia Mora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O projeto“Palácios Cariados”, que começou em 2012,traz fotos do Palacete Camilo de Matos (1920), do Solar Vila Lobos (1880) e do Palacete Albino Camargo (1923) – todos em Ribeirão Preto. Em Presidente Prudente, traz imagens da Chaminé da Sanbra, construída no início do século XX. Já em Santos, retrata a Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Em São Manuel, traz imagens da estação Ferroviária de São Manuel, de 1918. Em São Luiz do Paraitinga, a casa do senhor Zé Peixe (1853), que foi derrubada pela enchente de 2012, também foi fotografada.

“Caminhos da Itália”

 Uma longa travessia por entre montanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, descobrindo pequenos vilarejos incrustados nos topos das montanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. Assim é a exposição “Caminhos da Itália”, que está no Piso 1 e exibe diversas fotos da bela paisagem italiana, de norte a sul do país.

As fotos, repletas de beleza e emoções, foram registradas pelo olhar da fotógrafa Selma Arenales. A exposição retrata paisagens, monumentos, pessoas com seus costumes locais e aspectos de uma cultura peculiar. Entre as cidades retratadas na exposição estão Trento, Limone-Lago di Garda, Veneza, Pádua, Bérgamo, Sulzano-Lago d’Iseo, Milão, La Spezia, Cinque Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo, Vaticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Alberobello, Trebisacce, Sperlonga, Taormina, Etna e Zafferana.

O Shopping Santa Úrsula fica na Rua São José, 933, na região central de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 2102-7400.

Serviço 1
Exposição “Palácios Cariados”
Onde: Piso 2 do Shopping Santa Úrsula
Quando: até 1º de outubro
Visitação:
 de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h
Entrada gratuita

Serviço 2
Exposição “Caminhos da Itália”
Onde: Piso 1 do Shopping Santa Úrsula
Quando: até 10 de outubro
Visitação:
 de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -