Início Lazer e Cultura Sesc celebra Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias...

Sesc celebra Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”

- continua após a publicidade -

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. O Sesc Ribeirão Preto oferece oficinas de reaproveitamento de pneus e uma mostra de alimentos orgânicos e agroflorestais.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Como destaques da programação do Sesc Ribeirão Preto, acontece a oficina de reaproveitamento de pneus, no dia 22/6, que propõe um reaproveitamento criativo do material, dando-lhe novos usos. Pneus inservíveis, ou inertes, são indesejáveis do ponto de vista ambiental por causar sérios impactos negativos e viram algo útil depois da oficina.

No dia 9/6 uma mostra de alimentos orgânicos e agroflorestais se instala na unidade com vegetais da época e PANC (plantas alimentícias não convencionais) agroecológicas e agroflorestais. A feira privilegia alimentos livres de agrotóxicos, provenientes de cadeias produtivas justas e que aliam produção e reflorestamento.

As atividades fazem parte da ação organizada e apresentada pelo projeto “Ideias e Ações para Um Novo Tempo”, vinculado ao programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo. O projeto envolve todas as 40 unidades – que apresentam juntas, durante todo o mês de junho, mais de 200 atividades, com o propósito de aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo ao mesmo tempo em que conscientiza e promove qualidade de vida.

Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em <http://bit.ly/2LxzaQP >.

SERVIÇO

 

>>>SESC RIBEIRÃO PRETO<<<

RUA TIBIRIÇÁ, 50

TEL: (16) 3977-4477

 

Mostra de Alimentos Orgânicos e Agroflorestais

Espaço de troca de saberes e experiências no campo da agroecologia, com destaque para as PANC (plantas alimentícias não convencionais) e produtos provenientes de cadeias produtivas justas e que aliam produção e reflorestamento. O público poderá conhecer sobre o trabalho dos produtores locais da região e adquirir seus produtos

Livre.

Entrada Gratuita.

9/6. Domingo, 10h às 14h.

Não é necessário retirar ingressos.

 

Oficina “Reaproveitamento de Pneus”

Pneus inservíveis, ou inertes, são indesejáveis do ponto de vista ambiental por causar sérios impactos negativos. A atividade propõe um reaproveitamento criativo do material, dando-lhe novos usos.

Com Kelly Cristina da Silva.

14 anos.

Grátis.

22/6. Sábado, 10h às 14h.

Inscrições em matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

Sobre o projeto Ideias e Ações Para um Novo Tempo. Desenvolvido pela instituição desde 2012, o projeto busca identificar e mapear iniciativas socioambientais que preconizam o fortalecimento e o desenvolvimento local nos territórios de atuação das Unidades do Sesc São Paulo. Saiba +: sescsp.org.br/ideiaseacoes

Sobre a 10ª. Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds). Criada pela Universidade da África do Sul – UNISA em 1998, a Conferência tem como objetivo estimular o diálogo entre experiências nacionais e internacionais, contribuindo para o fortalecimento de redes baseadas em reflexões e ações que apontam alternativas para o enfrentamento de questões socioambientais. “Os mundos” em destaque no nome do evento incluem diversos países e noções de sustentabilidade e de educação ambiental; os contextos rural e urbano; continentes do Norte e do Sul; os saberes científicos e tradicionais. A realização acontece em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas. Saiba +: sescsp.org.br/bobw2019

Sobre o Sesc São Paulo. Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que pauta sua atuação numa política de ação social voltada à promoção do bem-estar e da qualidade de vida, destinada aos trabalhadores do comércio, serviços, bens e turismo, seu público prioritário, mas também ao conjunto da sociedade. Para a instituição, a educação e responsabilidade socioambiental são valores que permeia todos os programas, pensados e realizados numa perspectiva de transformação social. Saiba +: https://www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc/

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A partir desta Quinta-feira(1) Ribeirão Preto recebe obra interativa

Essa escultura foi criada com base em depoimentos de 22 mulheres com câncer de mama metastático.

Doria promete vacina chinesa a partir de 15 de Dezembro

As cobaias na primeira etapa serão para profissionais de unidades públicas e privadas de saúde

Empresa de Ribeirão Preto é vendida por R$ 18,95 milhões

Nossa equipe é formada por pessoas da região e que dificilmente teriam essas oportunidades de trabalho por aqui, talvez por isso elas abracem tanto a empresa.

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto convida para evento “Abraços Virtuais no Pátio”, pelo dia da Não Violência

Evento gratuito e realizado pela primeira vez de forma online reúne Djamila Ribeiro, Jakson Follmann, Leandro Karnal e Ruth Manus

O que fazem e como são eleitos os vereadores?

São os vereadores que decidem sobre os impostos da cidade, o plano de educação de nível infantil e fundamental e a criação e manutenção de bairros, distritos ou ruas.