InícioLazer e CulturaSesc celebra Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias...

Sesc celebra Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”

- continua após a publicidade -

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. O Sesc Ribeirão Preto oferece oficinas de reaproveitamento de pneus e uma mostra de alimentos orgânicos e agroflorestais.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

Como destaques da programação do Sesc Ribeirão Preto, acontece a oficina de reaproveitamento de pneus, no dia 22/6, que propõe um reaproveitamento criativo do material, dando-lhe novos usos. Pneus inservíveis, ou inertes, são indesejáveis do ponto de vista ambiental por causar sérios impactos negativos e viram algo útil depois da oficina.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No dia 9/6 uma mostra de alimentos orgânicos e agroflorestais se instala na unidade com vegetais da época e PANC (plantas alimentícias não convencionais) agroecológicas e agroflorestais. A feira privilegia alimentos livres de agrotóxicos, provenientes de cadeias produtivas justas e que aliam produção e reflorestamento.

As atividades fazem parte da ação organizada e apresentada pelo projeto “Ideias e Ações para Um Novo Tempo”, vinculado ao programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo. O projeto envolve todas as 40 unidades – que apresentam juntas, durante todo o mês de junho, mais de 200 atividades, com o propósito de aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo ao mesmo tempo em que conscientiza e promove qualidade de vida.

Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em <http://bit.ly/2LxzaQP >.

SERVIÇO

 

>>>SESC RIBEIRÃO PRETO<<<

RUA TIBIRIÇÁ, 50

TEL: (16) 3977-4477

 

Mostra de Alimentos Orgânicos e Agroflorestais

Espaço de troca de saberes e experiências no campo da agroecologia, com destaque para as PANC (plantas alimentícias não convencionais) e produtos provenientes de cadeias produtivas justas e que aliam produção e reflorestamento. O público poderá conhecer sobre o trabalho dos produtores locais da região e adquirir seus produtos

Livre.

Entrada Gratuita.

9/6. Domingo, 10h às 14h.

Não é necessário retirar ingressos.

 

Oficina “Reaproveitamento de Pneus”

Pneus inservíveis, ou inertes, são indesejáveis do ponto de vista ambiental por causar sérios impactos negativos. A atividade propõe um reaproveitamento criativo do material, dando-lhe novos usos.

Com Kelly Cristina da Silva.

14 anos.

Grátis.

22/6. Sábado, 10h às 14h.

Inscrições em matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

Sobre o projeto Ideias e Ações Para um Novo Tempo. Desenvolvido pela instituição desde 2012, o projeto busca identificar e mapear iniciativas socioambientais que preconizam o fortalecimento e o desenvolvimento local nos territórios de atuação das Unidades do Sesc São Paulo. Saiba +: sescsp.org.br/ideiaseacoes

Sobre a 10ª. Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds). Criada pela Universidade da África do Sul – UNISA em 1998, a Conferência tem como objetivo estimular o diálogo entre experiências nacionais e internacionais, contribuindo para o fortalecimento de redes baseadas em reflexões e ações que apontam alternativas para o enfrentamento de questões socioambientais. “Os mundos” em destaque no nome do evento incluem diversos países e noções de sustentabilidade e de educação ambiental; os contextos rural e urbano; continentes do Norte e do Sul; os saberes científicos e tradicionais. A realização acontece em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas. Saiba +: sescsp.org.br/bobw2019

Sobre o Sesc São Paulo. Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que pauta sua atuação numa política de ação social voltada à promoção do bem-estar e da qualidade de vida, destinada aos trabalhadores do comércio, serviços, bens e turismo, seu público prioritário, mas também ao conjunto da sociedade. Para a instituição, a educação e responsabilidade socioambiental são valores que permeia todos os programas, pensados e realizados numa perspectiva de transformação social. Saiba +: https://www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc/

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -