Início Lazer e Cultura Sarau na próxima quarta-feira (7) abre agenda de agosto da Fundação do...

Sarau na próxima quarta-feira (7) abre agenda de agosto da Fundação do Livro e Leitura

Programas permanentes gratuitos valorizam a leitura e a literatura e acontecem mensalmente na Fundação.

- continua após a publicidade -

A agenda do mês de agosto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz diversas atividades gratuitas à população. Na próxima quarta-feira (7) acontece o Sarau dos Médicos Escritores na sede da entidade, das 20h às 22h. O encontro reúne um grupo de amantes da literatura, das artes e autores locais que apresentam diversas interpretações de obras literárias.

Com entrada gratuita, o Sarau dos Médicos tem ainda o objetivo de estimular os participantes a escreverem suas próprias obras para juntos interpretá-las. O encontro é coordenado pelo médico Nelson Jacintho, coordenador de publicações da Fundação.

No sábado (24) às 16h, o Clube do Livro promove encontro para ler e debater o livro O Avesso da Vida, de Philip Roth. Trata-se de uma investigação da ficção, exposição despudorada da própria intimidade, indagação amarga e cômica sobre a experiência judaica depois do Holocausto. Um livro que condensa o complexo universo ficcional do autor.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Neste romance de estrutura narrativa surpreendente, cada capítulo contradiz o anterior, como se os personagens estivessem o tempo todo tentados a viver uma existência alternativa, capaz de reverter o destino. Essas vidas em transição e as paisagens evocativas por onde elas passam, são iluminadas pelo olhar do protagonista Nathan Zuckerman. É sua inteligência cética e abrangente que calcula o preço pago na luta para mudar o destino pessoal e transformar o curso da história, quer num consultório de dentista num subúrbio de Nova Jersey, numa tradicional cidadezinha inglesa em Gloucestershire, numa igreja no West End de Londres ou numa minúscula colônia no deserto da Cisjordânia ocupada por Israel.

De forma a democratizar a participação do público, um dos pontos importantes que o clube considera é que, a cada encontro, são escolhidas obras que, não podem estar esgotadas e, podem ser facilmente encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, os livros foram escolhidos para a agenda anual, de forma que os participantes podem se programar e organizar a leitura com antecedência.”Para que todos consigam participar e incluam a leitura em suas rotinas, optamos por livros não muito extensos”. A proposta é que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês, sempre avaliando a obra em conjunto ao final do período.

No dia 30 (sexta-feira), das 19h30 às 22h, o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias encerra a agenda do mês. É voltado a pessoas que fazem da contação um ofício, como também para quem quer conhecer a arte e apreciar a leitura e a literatura. Os interessados podem participar para conhecer e se aprofundarem posteriormente, acompanhando os encontros que permitem uma formação gradativa. O grupo é coordenado pela atriz Míriam Fontana.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, com esses programas a entidade tem em sua missão fomentar a leitura na cidade. “Nosso objetivo é, em médio prazo, levar atividades como essas para a região metropolitana, visando formar leitores e aumentar os índices de leitura do país”, explica.

Plano Anual

O Núcleo de Contação de Histórias e o Clube do Livro fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada aos dois programas é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por e-mail, no caso do Clube do Livro: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br .

Agenda Agosto

Serviço 1

O que: Sarau dos Médicos Escritores

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 7 de agosto de 2019

Horário: 20 h às 22h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 2

O que: Clube do Livro da Fundação

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 24 de agosto de 2019

Horário: 16 h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações e inscrições: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 3

O que: Núcleo de Contadores de Histórias

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 30 de agosto de 2019

Horário: 19h30 às 22h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações e inscrições: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Agenda do Clube do Livro

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para os próximos meses. A lista também pode ser acessada pelo link: http://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck

19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee

23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol 14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Secretaria da Saúde receberá 20 mil kits de testes sorológicos para Covid-19

Doados pela Fundação Fiocruz, exames serão realizados no novo laboratório municipal da UBDS Castelo Branco

Fundação Santa Lydia recebe 17 respiradores e reforça leitos para enfrentamento da Covid-19

Instituição já havia recebido quatro equipamentos; os novos respiradores serão destinados a abertura de mais leitos no Hospital Santa Lydia e Polo Covid

Ribeirão-pretanos serão usados como cobaia para vacina chinesa

Testes da vacina chinesa serão feitos em voluntários na Faculdade de Medicina da USP

Como saber o momento certo de vender seu imóvel em Ribeirão Preto

Se você tem um imóvel e está pensando em vender, mas não sabe se realmente é o momento certo para isso, fique calmo, vamos te dar uma ajudinha!

Senado aprova PL da mordaça; projeto segue para Câmara

Com a PL 230, a internet passa a ser controlada nos mesmos molde da China comunista.
- PUBLICIDADE -