• Lazer e Cultura
Início Lazer e Cultura Saiba quais são as alternativas saudáveis para as comidas típicas da Festa...

Saiba quais são as alternativas saudáveis para as comidas típicas da Festa Junina

- continua após a publicidade -

As comidas típicas das festas juninas podem ser deliciosas, mas é preciso estar atento ao consumo de sódio, açúcar e gordura. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recomenda alguns cuidados para consumir as receitas – e aproveitar melhor as festividades.

De acordo com Etelma Maria Mendes Rosa, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), o consumo desses pratos típicos deve ser moderado devido à quantidade calórica das preparações. “É preciso fazer uma restrição de consumo ou, se houver possibilidade, preparar as receitas em casa, reduzindo a quantidade de açúcar, de sal ou até mesmo de gordura, dependendo da preparação”, enfatizou.

O secretário Arnaldo Jardim destacou a importância de incentivar na população paulista hábitos saudáveis de alimentação.

“A riqueza da agropecuária representada nas festas juninas não exclui o cuidado com a saúde. Oferecer alimentos seguros para o consumo é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Alternativas para preparações mais saudáveis e nutritivas

Milho Verde: cereal fonte de carboidrato contém grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Procure consumir com pouco sal e pouca manteiga.

Pinhão: rico em fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Possui também ácidos graxos como ômega 6 e 9. Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

Cuscuz: preparado com farinha de milho, pode ser feito com legumes, ovos, atum, tornando-se um prato bastante nutritivo.

Pipoca: cereal integral que, sem excesso de sal ou gordura, é rico em fibras, possui vitaminas E, B1, B2 e os carotenoides, considerados antioxidantes. Além disso, contém minerais como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo. Em casa, prepare-o no micro-ondas para evitar o uso de óleo; coloque o milho da pipoca dentro de um refratário; leve ao micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico; deixe de 2 a 4 minutos em potência alta; acrescente pouca quantidade de sal.

Batata doce: fonte de carboidratos contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, B, C, K e E. Pode ser assada no forno, basta embrulhá-la, depois de lavada inteira e com casca, em papel alumínio e levá-la para assar por 50 minutos aproximadamente.

Arroz doce e Canjica: cereais com fonte de carboidrato. Se preparados com menos açúcar e sem leite condensado, são bem nutritivos. Algumas alternativas para conferir mais sabor são queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

Curau e pamonha: fontes de carboidratos. Normalmente levam na composição leite e açúcar. Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a preparação ainda mais calórica.

Bolo de milho: fonte de carboidrato, leva na composição ingredientes proteicos como leite e ovos. No caso de preparações caseiras, experimente prepará-lo com metade do açúcar da receita e utilize óleos vegetais no lugar da gordura vegetal, da margarina ou mesmo da manteiga.

Vinho quente e quentão: são calóricos por conter álcool e grande quantidade de açúcar, por isso, vale a pena moderar o consumo. Nos preparos caseiros, existem opções sem álcool, utilizando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas como laranja, maçã, abacaxi, maracujá, suco de uva integral e as especiarias como, canela e cravo-da-índia.

 

 

Por Larissa Vidal

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Poupatempo recebe mechas de cabelo para pacientes com câncer

As doações arrecadadas serão transformadas em próteses capilares pelo Fundo Social de São Paulo

Jogo solidário vai reunir ícones do futebol brasileiro em Pitangueiras

Amistoso Solidário “Amigos do Careca” será no dia 24 de novembro

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.

Auxílio Desemprego: 44 bolsistas poderão trabalhar em áreas de limpeza e conservação

O programa é destinado a trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos

Francisco Barretto, Gustavo Teodoro e Matheus Benine são atletas de RP homenageados por medalhas...

Na manhã desta quarta-feira, dia 13 de novembro, a Secretaria de Esportes realiza uma homenagem aos atletas medalhistas na 7ª edição dos...

Sertãozinho: Funcionários do Cartório estão na Câmara de Sertãozinho esperando por você que ainda...

Os funcionários do Cartório Eleitoral de Sertãozinho estão, novamente, na Câmara de Sertãozinho, para promover o cadastro biométrico dos cidadãos.
Equipe de Ciclismo Base de Ribeirão Preto

Ciclismo de RP inicia disputa dos Jogos Abertos do Interior

Disputas começam nesta quinta com a prova de BMX e terminam na terça-feira, dia 19

Em Ribeirão Preto, especialistas em tecnologia abordam inclusão digital para terceira idade

Iniciativa faz parte da Rede Amigo do Idoso e encontros serão realizados em 30 cidades do estado de São Paulo

Ribeirão Preto terá complexo comercial de arquitetura dentro do Shopping Iguatemi

Mais de 40 fornecedores do mercado de arquitetura e construção no mesmo espaço

Sinfônica de Ribeirão apresenta Missa de Mozart na Igreja Santo Antônio

Local: Igreja Santo Antônio (Rua Paraíba 747)
- PUBLICIDADE -