InícioLazer e CulturaRibeirão Preto sedia a 46ª Feira do Livro Espírita

Ribeirão Preto sedia a 46ª Feira do Livro Espírita

Tradicional na cidade, evento será realizado de 5 a 13 de outubro e, neste ano em novo espaço: na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista

- continua após a publicidade -

– Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebe, a partir do próximo sábado, 5 de outubro, a tradicional Feira do Livro Espírita. A 46ª edição do evento será realizada até o dia 13 (domingo), na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro da cidade.

Promovida pela União das Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto (USE RP), a feira reúne palestras, apresentações culturais, exposição de trabalhos de casas espíritas, seminários, entre outros atrativos, com atividades para todas idades.

Neste ano, a Feira do Livro Espírita comemora os 160 anos do livro – O que é o Espiritismo, de Allan Kardec. A extensa programação traz também foco nas obras de Humberto de Campos, autor homenageado. Durante nove dias de realização, a feira funcionará diariamente para visitação, das 8h às 21h30.

A abertura acontece no sábado (5), às 9h30, com apresentação do Coral do Centro Espírita Batuíra e a participação de Claudio Bueno da Silva, autor do livro O menino livre de Miritiba, uma homenagem a Humberto de Campos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Expectativas da organização do evento

Neste ano, os organizadores da feira, mantém seu principal objetivo de divulgar a doutrina espírita, propiciando acessibilidade às obras literárias do gênero a um número cada vez maior de pessoas.

Nos três últimos anos, a venda média foi de 7 mil livros, com um público estimado de mais de 10 mil visitantes. A organização do evento espera um aumento significativvo na participação do público, que vem crescendo a cada ano.

Segundo o presidente da USE RP, Mário Gonçalves, estarão disponíveis para a venda cerca de 15 mil exemplares de livros e mil títulos de livros, CDs, DVDs e áudio-livros, todos com até 50% de descontos. “Os visitantes vão encontrar uma seleção de títulos que contemplam todos os gêneros da literatura espírita: obras fundamentais, romances, poesias, contos, científicos, filosóficos, infantis, entre outros. 80 obras recém lançadas estarão à disposição dos leitores que procuram por lançamentos”, destaca.

A grande novidade desta 46ª edição, é que a Feira será instalada em uma tenda de 200 m2 na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto. O evento contará com a presença de todas as casas espíritas da cidade, o que visa intensificar os debates e agrupar maior número de público. Mais informações podem ser obtidas no site www.userp.org.br ou pelo telefone (16) 3610 1120.

Autor homenageado

Em todas suas edições, a feira presta homenagem a um dos autores espíritas e neste ano celebra a produção do espírito Humberto de Campos, que também usou o pseudônimo de Irmão X, em suas psicografias por intermédio de Francisco Candido Xavier. Nascido em Miritiba (Maranhão) em 1886, faleceu no Rio de Janeiro, em 1934. Em vida, foi jornalista, crítico, contista e poeta e produziu 36 títulos literários. Entre suas obras espirituais estão: Crônicas do Além-túmulo; Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho; Novas Mensagens; Boa Nova; Reportagens do Além-túmulo; Lázaro Redivivo; Luz Acima; Pontos e Contos; Contos e Apólogos; Contos Desta e Doutra Vida; Cartas e Crônicas; Estante da Vida.

Livro do ano – O que é Espiritismo

O que é o Espiritismo é o livro homenageado da 46ª Feira do Livro Espírita. A escolha pela obra, Segundo organizadores é por conta do aniversário de 160 anos de sua publicação. O público encontrará o título à venda na Feira, a partir de R$ 9.

Allan Kardec, logo no início do prefácio da obra define seu objetivo: “As pessoas que só têm conhecimento superficial do Espiritismo são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, (…). Antes de empreenderem essa tarefa, muitos desejam saber, pelo menos, do que se trata e se vale a pena ocupar-se com tal coisa. Por isso, achamos útil apresentar resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que nos são diariamente dirigidas; isto será, para o leitor, uma primeira iniciação…”

“O que é o Espiritismo” é o segundo livro publicado por Allan Kardec, em 1859, em Paris. Ao lançar a obra, logo após a publicação de O Livro dos Espíritos (1857), Kardec tinha por objetivo apresentar, de forma sucinta, os princípios da doutrina espírita, bem como responder às principais objeções, que o autor recebeu após a publicação de “O Livro dos Espíritos” em 1857. O objetivo de Kardec foi esclarecer de forma rápida e prática, os aspectos mais importantes do Espiritismo, com uma narrativa marcada pela lógica e bom senso. A intenção também era prevenir ideias falsas.

A obra serve tanto aos principiantes, como aos adeptos, que precisam conhecer a doutrina e responder às questões, que ordinariamente são formuladas a todos que se dizem espíritas.

O livro é uma brochura, dividido em três capítulos. Em algumas edições, há uma excelente biografia de Allan Kardec, escrita em 1896, por Henri Sausse, por ocasião do 27º aniversário da desencarnação do autor.

O livro visa apresentar, ainda que de maneira sucinta, o Espiritismo como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal.

Exposição Fotográfica

Simultaneamente à 46ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto, acontece a exposição fotográfica Colorindo o Passado – Pioneiros do Espiritismo, no Centro Cultural Palace. A produção é de autoria de Fernando Ribeiro.

O artista utiliza a técnica denominada colorização (colorization), através dos recursos da restauração para fotos antigas em preto e branco desgastadas com o tempo. “É possível colorir fotos de qualquer época e, para obter resultados exatos, há um longo processo de investigação e pesquisas meticulosas de cores históricas para reproduzir fielmente as cores originais”, explica Ribeiro.

Ele já produziu trabalhos de colorização para museus, exposições, universidades, instituições, admiradores, colecionadores e outros. A exposição poderá ser visitada, de 5 a 8 de outubro, das 9h às 18h. Mais detalhes sobre o trabalho no site: www.fernandocolorization.com.

AGENDA CULTURAL DA FEIRA

05/10 sábado | Abertura oficial

9h30 Coral do Centro Espírita Batuíra

10h00 Abertura oficial com Claudio Bueno da Silva

15h30 Música com André Bordini e convidados, no Centro Cultural Palace

19h30 Sarau da Amizade – apresentação de músicos espíritas de Ribeirão Preto e região

06/10 domingo

9h00 Domingo Feliz – Programação Infantil, no Centro Cultural Palace

19h30 Coral Som da Nova Era

20h00 Palestra de Márcia Pacciulio

Tema: O decálogo explicado por Jesus

Reflexões com base na lição “A dissertação inacabada” do livro “No roteiro de Jesus”

07/10 segunda-feira

12h30 Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com Carlos Santana

19h30 Trio Colibri

20h00 Palestra de: Aldo César Poltronieri

Tema: O Brasil e os trabalhadores da última hora

Reflexões com base no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”

08/10 terça-feira

12h30 Estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com Basílio Leme

19h30 Coral Cáritas

20h00 Palestra de: Edegar Tão

Tema: Reflexões sobre a lição “Macário Fagundes” do livro Contos Desta e Doutra Vida

09/10 quarta-feira

12h30 Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com José Argemiro da Silveira

19h30 Coral Vibrações de Amor

20h00 Palestra de: Leda Marques Biguetti

Tema: Mensagem evangélica do livro “Boa Nova”

10/10 quinta-feira

12h30 Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com Murillo Rodrigues Alves

19h30 Coral Meimei (de Sertãozinho – SP)

20h00 Palestra de: Pascoal Antônio Bovino

Tema: Reflexões sobre a lição “A pequena história do discípulo” do livro “Luz Acima”

11/10 sexta-feira

12h30 Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, com Jorge Jossi Wagner

19h30 Coral Santo Agostinho

20h00 Palestra de: André Zolla

Tema: Reflexões sobre a lição “Problemas de saúde” do livro Pontos e Contos

12/10 sábado

9h00 Grupo musical Denizart Castaldelli, Cidinha Meireles e Nelinha Paterno

10h00 Palestra José Antônio da Cruz (Catanduva -SP)

Tema: 160 anos do lançamento do livro O que é o Espiritismo

11h00 Coral Cesário Mota

14h00 Apresentação e atividades musicais com o Grupo Gotas de Amor de Bebedouro – SP, no Centro Cultural Palace

19h30 Coral Canto da Terra e Grupo de Teatro Espírita Pequeninos de Jesus

Peça Teatral: Joana D’Arc- Além das batalhas, na Unificação Kardecista

(Rua Mariana Junqueira 504).

13/10 domingo

10h00 Domingo Jovem – Programação desenvolvida pelo Departamento de Mocidades

11h00 Coral do Grupo Espírita Chico Xavier

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE PALESTRAS

CONHEÇA O ESPÍRITISMO

Programação especial de palestras com temas fundamentais da Doutrina Espírita, destinadas a todos que desejam conhecer o Espiritismo:

08/10 – Terça-feira – das 16h00 às 17h30

Tema: Pontos principais da Doutrina Espírita

Expositor: Maria Amélia de Souza Nunes

Local: R. Marcondes Salgado 223- Centro- Ribeirão Preto –SP

10/10 – Quinta-feira – das 16h00 às 17h30

Tema: Reencarnação – oportunidade, justiça e evolução

Expositor: Ednir Malvestio

Local: R. Marcondes Salgado 223- Centro- Ribeirão Preto –SP

12/10 – Sábado – das 16h00 às 17h30

Tema: Influência dos Espíritos em nossas vidas.

Expositor: Sandra Ribeiro e Messias Alves

Local: R. Marcondes Salgado 223- Centro- Ribeirão Preto –SP

Serviço

O que: 46ª Feira Espírita de Ribeirão Preto

Quando: 5 a 12 de outubro

Horário: 8h às 21h30 (de 5 a 12/10 e dia 13 das 8h às 13 h

Onde: Esplanada do Theatro Pedro II

Endereço: R. Álvares Cabral, 370 – centro, Ribeirão Preto (SP) Entrada: aberta e classificação livre. Todas atividades são gratuitas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -