InícioLazer e CulturaRibeirão Preto recebe 26º Encontro Nacional de Folia de Reis

Ribeirão Preto recebe 26º Encontro Nacional de Folia de Reis

- continua após a publicidade -

Para comemorar um dos eventos mais tradicionais do Brasil, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, realiza no próximo dia 28 de janeiro, o 26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, na praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 9h às 21h. A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas.

As festividades começam com a Celebração da Santa Missa, seguida pela cerimônia da bênção das bandeiras de Reis. Logo em seguida começam as apresentações musicais que se estendem durante todo o dia com cerca de 45 Companhias de Reis.

“O Dia de Reis, comemorado no dia seis de janeiro, é quando as Companhias retornam as casas com suas bandeiras, após longa peregrinação, atendendo os devotos que os recebem para pagar suas promessas. Preocupadas em preservar essa cultura popular de fé e tradição, as Companhias de Reis criaram Encontros pelo o Brasil para resgatar e valorizar suas tradições”, explica a responsável pelo Encontro, Carminha Rezende.

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O homenageado deste ano será o Eurípedes Pereira da Silva, mais conhecido como Sapinho. Carminha explica que a homenagem é merecida, pois durante anos ele tem colaborado com a organização do Encontro, sendo seu “braço direito”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Serviço

26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto

Data: 28 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Praça José Rossi, Bairro Vila Virgínia

Programação do evento:

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis.

11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;

17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, com direção da Carminha Rezende;

21h – Encerramento.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.

Na estreia do Paulistão, Botafogo empata com o Santo André

Com o empate, o Tricolor soma um ponto no Grupo C, que tem o Palmeiras na liderança com três pontos.
- PUBLICIDADE -