Início Lazer e Cultura RIBEIRÃO PRETO INAUGURA PARKLET COM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

RIBEIRÃO PRETO INAUGURA PARKLET COM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

O projeto promove a cultura e traz uma nova opção de lazer aos moradores da cidade

- continua após a publicidade -

A partir de 7 de novembro Ribeirão Preto terá o seu primeiro parklet cultural, que contará com uma biblioteca comunitária. Com o apoio do Instituto Vedacit, o projeto é um espaço democrático, público e gratuito, que promove o acesso à leitura, a circulação cultural e a integração da comunidade com a cidade. A inauguração acontece às 17h30, com apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, da Cia. Mungunzá de Teatro, exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”, do Museu da Pessoa, e discotecagem com o DJ Gabo. 

Instalado em frente ao Cafés Pagliaroni (localizado no Centro Cultural Palace, no Quarteirão Paulista), o parklet é uma estrutura criada como uma extensão da calçada, ocupando o equivalente a duas vagas de carro. A proposta, feita pelo escritório de arquitetura Maloca Querida, é ampliar de forma sustentável a via de pedestres em um local de convivência e interação social como uma alternativa de cultura.

Para compor a biblioteca, mais de 220 livros foram doados pelos colaboradores da Vedacit, em uma campanha de incentivo realizada internamente. O Espaço, diferente das bibliotecas tradicionais, não contará com o apoio de um bibliotecário, os munícipes serão responsáveis por doar novos exemplares, assim como pelos empréstimos. Os cidadãos são os donos e, como tal, devem prezar pela gestão e conservação do local. A intenção é ter uma constante rotatividade e contar com a colaboração dos usuários para mantê-lo sempre atualizado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Luis Fernando Guggenberger, gerente executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta que espaços como este contribuem para a interação da população com a cidade onde vive, aumentando o senso de pertencimento e a valorização da comunidade local. “As Cidades do Futuro são aquelas que conseguem construir uma nova relação dos espaços urbanos com as pessoas. Esta iniciativa valoriza Ribeirão Preto por meio de suas histórias e legado”, afirma.

O projeto “Cidade Criativa” é produzido pela Numen Produtora, por meio do ProAC ICMS do Estado de SP, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura de Ribeirão Preto e do Cafés Pagliaroni.

Inauguração

Entre as atividades previstas para o dia da inauguração, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta a peça teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, com esquetes adaptadas do espetáculo “Era uma Era”. Durante a semana, a Companhia também realiza oficinas de artes em canteiros de obras da cidade, com a iniciativa “Mestres e Narrativas”. As oficinas para operários estimulam no grupo qualidades como integração, cumplicidade, noção de pertencimento e elaboração da própria história de vida por meio de dramaturgias biográficas.

Também com o apoio do Instituto Vedacit, o projeto “Histórias que Constroem” é uma iniciativa do Museu da Pessoa, que tem como objetivo registrar histórias de vida de trabalhadores da construção civil que contribuíram, e ainda contribuem, para a construção da cidade de Ribeirão Preto. No dia do evento serão exibidos os vídeos do projeto, que posteriormente serão incorporados ao acervo do Museu da Pessoa, que conta com aproximadamente 20 mil histórias de vida de brasileiras e brasileiros, disponíveis para acesso gratuito pelo Portal do Museu da Pessoa (museudapessoa.net).

Serviço:

Inauguração parklet

Data: 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 17h30.Local: em frente ao Cafés Pagliaroni, no Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, nº 322 (esquina com a Duque de Caxias), Centro – Ribeirão Preto.

Programação:

17h30 – Apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?” e exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”.

18h30 – Cerimônia de inauguração.19h     – Apresentação DJ convidado

Sobre o Instituto Vedacit – http://www.institutovedacit.org.br

          O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas – com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. Acesse: www.futurodascidades.com.br.

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br – 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 83 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e nova unidade em Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Acompanhe a Vedacit:

Facebook.com/vedacit 

Instagram.com/vedacit

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Trump interrompe coletiva de imprensa por causa de tiros na Casa Branca

A corporação avisou que o suspeito em questão foi atingido por disparos de arma de fogo. A identidade do sujeito não foi divulgada até o momento.

Com eleições se aproximando prefeitura entrega UPA

UPA começou a funcionar nesta segunda-feira (10), com capacidade de atender moradores da região Norte da cidade, estimada em 200 mil habitantes

Município de Serrana terá caixa eletrônico do Banco24Horas

Clientes de mais de 100 instituições financeiras podem realizar diversas transações, como sacar dinheiro e pagar contas

Oficina de pião é destaque na agenda do Museu Casa de Portinari

A profunda ligação de Candido Portinari com Brodowski, sua cidade natal, foi pintada em diversas obras, assim como a sua infância e...

Sobre cloroquina: ‘Impediu minha ida para a UTI’, diz Roberto Kalil

Chefe da cardiologia do Hospital Sírio-Libanês foi tratado para covid-19 com um conjunto de medicamentos que incluiu a hidroxicloroquina
- PUBLICIDADE -