InícioLazer e CulturaReforma da sede da Sinfônica de Ribeirão está em fase final

Reforma da sede da Sinfônica de Ribeirão está em fase final

Suspensa por causa da pandemia da Covid-19, obra ganha parceria do Instituto Credicitrus

- continua após a publicidade -

Reforma da sede histórica de Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi retomada no fim de 2020 e está em fase final. O projeto ganhou novo parceiro, o Instituto Credicitrus, que contribuiu com R$ 60 mil, para obras de adequação e modernização do prédio, localizado na Rua São Sebastião, 1002, Centro.

Com isso, coro e orquestra estão ansiosos para a retomada dos ensaios. “Estamos comemorando as parcerias. Precisávamos de um salão apropriado às nossas necessidades e temos certeza que, no palco, vamos responder à altura dos parceiros que acreditam na música de orquestra”, diz o maestro Reginaldo Nascimento.

“Quem não conhece os bastidores não imagina que ensaiamos uma apresentação por seis meses, à noite, aos finais de semana ou feriados, muitos levam filhos, outros viajam uma hora ou mais para estarem neste coro.  Por isso, nosso cumprimento a cada parceiro que patrocina este projeto”, comemora a regente do coro, Snizhana Drahan.

arquivo

Walter de Ferreira, conhecido com Waltinho, é contrabaixista da Orquestra Sinfônica desde 1980. É o músico mais antigo do grupo. “Vi grande parte da história da orquestra que está chegando nos seus 100 anos em 2022 e sei quanto a Sinfônica de Ribeirão Preto contribuiu com o crescimento da cultura de nossa cidade.  Música é arte, mas é também educação, desenvolvendo o indivíduo como um todo. É geração de renda e transforma para melhor a vida da cidade, por isso, aguardamos ansiosamente o novo espaço para dar nova vida a orquestra, a nós músicos e à cidade”, diz.

REFORMA

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A reforma teve início em fevereiro de 2020, mas foi suspensa devido à pandemia da Covid-19. “Nesta etapa estão sendo feitas adequações no salão para a realização dos ensaios, com criação de uma seção especial para acolher o arquivo histórico da orquestra, rampas de acesso para pessoas com deficiência, pintura e renovação da fachada, troca do piso do salão principal de ensaios, troca do forro, iluminação, ar-condicionado, acabamentos nas paredes, sistema de escoamento das águas pluviais e banheiros. O projeto conta também com a construção de um café no futuro”, explica Contart.  

O prédio, segundo as escrituras, foi adquirido em 20/10/1958, pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto, então mantenedora da Orquestra. No endereço, acontecem ensaios de concertos e óperas, ensaios dos instrumentistas e coro adulto e infantil, mas também são realizados vários cursos, palestras ou workshops ministrados pelos músicos à comunidade ou profissionais convidados. Além disso, o espaço é liberado para que os músicos ministrem aulas a seus alunos. “O antigo casarão já é um centro cultural, e nunca deixou de ser desde que assumido pela Sinfônica. Agora, modernizado, valorizará as atividades culturais, atrairá a população do centro e de bairros e será um diferencial para o Centro da cidade, pois, num futuro próximo, será possível à população assistir aos ensaios do coro e orquestra, às preparações de óperas e outras montagens”, explica Contart.

arquivo

O Instituto Credicitrus

Foi fundado em 28 de agosto de 2019, com o propósito de desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e renovável e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao cooperativismo. No seu primeiro ano de atuação, o Instituto Credicitrus investiu mais de R$1.3 milhão em ações de impacto que chegaram a 74 municípios de SP e MG e transformaram mais de 10 mil vidas diretamente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -