Início Lazer e Cultura Reforma da sede da Sinfônica de Ribeirão está em fase final

Reforma da sede da Sinfônica de Ribeirão está em fase final

Suspensa por causa da pandemia da Covid-19, obra ganha parceria do Instituto Credicitrus

- continua após a publicidade -

Reforma da sede histórica de Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi retomada no fim de 2020 e está em fase final. O projeto ganhou novo parceiro, o Instituto Credicitrus, que contribuiu com R$ 60 mil, para obras de adequação e modernização do prédio, localizado na Rua São Sebastião, 1002, Centro.

Com isso, coro e orquestra estão ansiosos para a retomada dos ensaios. “Estamos comemorando as parcerias. Precisávamos de um salão apropriado às nossas necessidades e temos certeza que, no palco, vamos responder à altura dos parceiros que acreditam na música de orquestra”, diz o maestro Reginaldo Nascimento.

“Quem não conhece os bastidores não imagina que ensaiamos uma apresentação por seis meses, à noite, aos finais de semana ou feriados, muitos levam filhos, outros viajam uma hora ou mais para estarem neste coro.  Por isso, nosso cumprimento a cada parceiro que patrocina este projeto”, comemora a regente do coro, Snizhana Drahan.

arquivo

Walter de Ferreira, conhecido com Waltinho, é contrabaixista da Orquestra Sinfônica desde 1980. É o músico mais antigo do grupo. “Vi grande parte da história da orquestra que está chegando nos seus 100 anos em 2022 e sei quanto a Sinfônica de Ribeirão Preto contribuiu com o crescimento da cultura de nossa cidade.  Música é arte, mas é também educação, desenvolvendo o indivíduo como um todo. É geração de renda e transforma para melhor a vida da cidade, por isso, aguardamos ansiosamente o novo espaço para dar nova vida a orquestra, a nós músicos e à cidade”, diz.

REFORMA

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A reforma teve início em fevereiro de 2020, mas foi suspensa devido à pandemia da Covid-19. “Nesta etapa estão sendo feitas adequações no salão para a realização dos ensaios, com criação de uma seção especial para acolher o arquivo histórico da orquestra, rampas de acesso para pessoas com deficiência, pintura e renovação da fachada, troca do piso do salão principal de ensaios, troca do forro, iluminação, ar-condicionado, acabamentos nas paredes, sistema de escoamento das águas pluviais e banheiros. O projeto conta também com a construção de um café no futuro”, explica Contart.  

O prédio, segundo as escrituras, foi adquirido em 20/10/1958, pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto, então mantenedora da Orquestra. No endereço, acontecem ensaios de concertos e óperas, ensaios dos instrumentistas e coro adulto e infantil, mas também são realizados vários cursos, palestras ou workshops ministrados pelos músicos à comunidade ou profissionais convidados. Além disso, o espaço é liberado para que os músicos ministrem aulas a seus alunos. “O antigo casarão já é um centro cultural, e nunca deixou de ser desde que assumido pela Sinfônica. Agora, modernizado, valorizará as atividades culturais, atrairá a população do centro e de bairros e será um diferencial para o Centro da cidade, pois, num futuro próximo, será possível à população assistir aos ensaios do coro e orquestra, às preparações de óperas e outras montagens”, explica Contart.

arquivo

O Instituto Credicitrus

Foi fundado em 28 de agosto de 2019, com o propósito de desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e renovável e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao cooperativismo. No seu primeiro ano de atuação, o Instituto Credicitrus investiu mais de R$1.3 milhão em ações de impacto que chegaram a 74 municípios de SP e MG e transformaram mais de 10 mil vidas diretamente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Procuradora da República sugeriu forjar provas para tentar incriminar Bolsonaro

A procuradora, que tentava incriminar Bolsonaro,"o chamou de “lixo” em um dos trechos. Confira abaixo os diálogos

Prefeitura abre agendamento para vacinação de idosos com 77 a 79 anos

Vacinação acontecerá na sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de março, em 26 postos de vacinação, distribuídos pela cidade

Doria assina decreto que reconhece atividades religiosas como serviço essencial

Em março de 2020, quando a mesma medida foi tomada pelo governo federal,Doria chegou a pedir que o atendimento religioso fosse feito apenas virtualmente, e muitos templos ficaram com portas fechadas.

Sintomas de Covid-19 podem mascarar doenças ainda mais mortais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade da meningite, caso a doença não seja tratada corretamente, é de 70 a 90% dos casos

Declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda

Receita Federal espera receber mais de 32,6 milhões de declarações
- PUBLICIDADE -