Crica Rodrigues participa do último dia do Festival; ela é neta do dramaturgo e trabalha pela preservação da sua obra
5, 6 e 7 de julho, sexta, sábado e domingo, são os últimos dias da 2ª edição do Festival Nelson Rodrigues, com quatro espetáculos, uma oficina e uma palestra na grade. Na sexta-feira, o Divino Ato apresenta a obra “Os sete Gatinhos”, na Arena Porão, às 20h.
No sábado pela manhã, 10h, a oficina “Escrituras do desejo: vozes e protagonismo feminino em Nelson Rodrigues”, no Divino Ato, uma realização da própria companhia.
Mais tarde, às 20h, o Divino Ato apresenta “Cemitério das Mulheres Vivas”, na Arena Porão. Finalizando, no domingo, às 14h, a palestra “Sobre Nelson – pensar e refletir o Rodriguiano”, e às 18h e às 20h, o espetáculo “Viúva, porém honesta”, também na Arena Porão e organizado pelo Divino Ato. A sessão das 18h terá acessibilidade em libras.
Sinopse Os Sete Gatinhos
Uma das mais controversas peças de Nelson Rodrigues, Os Sete Gatinhos, como nos apresenta a crítica de sua estreia, em 1958, projeta no palco, com sua luz violenta e implacável a verdadeira, a inconfessa fisionomia de todos nós e de cada um de nós.
Oficina Escrituras do desejo
A oficina tem como proposta fazer ressoar as vozes femininas da obra Rodrigueana, que desempenham, particularmente no que tange à sexualidade e aos papéis de gênero, uma ação central em seus dramas. São mulheres que sofrem as mais diversas violências; os dramas abordam suas angústias, desejos e dilemas. As mulheres rodriguianas são complexas e transgressoras… como trazer à cena essa potência e evidenciar as estratégias de resistência do feminino? Com exercícios cênicos e diante da textualidade, a ideia é construirmos cenas que permitam explorar muitas camadas de interpretação sobre liberdade, poder e identidade femininos, aspectos que continuam a ressoar profundamente.
Sinopse Cemitério das Mulheres Vivas
“E a lembrança maior que me ficou foi de um silêncio. O silêncio de uma casa em que está morrendo alguém. Dirse-ia que há, lá dentro, uma agonia contínua, incessante, uma agonia de mulheres…” No Cemitério das Mulheres Vivas nasce da intersecção entre o real e o imaginário, emerge inspirada em três reportagens em que Nelson Rodrigues visita ao presídio feminino de Bangu em 1951… Esta narrativa jornalística é o ponto de partida para a dramaturgia que faz surgir histórias de mulheres e seus universos de violências e abusos, um cemitério de mulheres… vivas!
Sobre Nelson – pensar e refletir o Rodriguiano
Nos dias de hoje tem sido cada vez mais escasso o aprofundamento em temas, de uma maneira geral. A superficialidade e a falta de responsabilidade com a veracidade dos fatos antes de pronunciados, são marca dos nossos tempos.
Nelson Rodrigues, em sua época, já causava alvoroço por onde passasse, principalmente pelas polêmicas estabelecidas em torno de sua personalidade provocativa, sua obra de corte agudo e nem sempre macio.
A proposta é pensar, refeltir e conversar sobre os efeitos de sua obra à época e nos dias de hoje, dialogando com o festival e seu tema.
Sinopse Viúva, porém honesta
Como disse o próprio Nelson Rodrigues, trata-se de uma “farsa irresponsável”! O Dr. J.B., diretor do jornal “A Marreta”, um dos jornais mais influentes do Brasil, vê-se à frente de um problema: convencer sua única filha, Ivonete, que acabou de ficar viúva, a sentar-se. Para resolver a situação, o figurão contrata os maiores especialistas quando o assunto é sexo! O riso é garantido nesta comédia escrita em 1957, mas se mostra muito atual!
Sobre o Festival de Teatro Nelson Rodrigues
A primeira edição do festival aconteceu em Ribeirão Preto em 2022, com a participação de duas companhias de teatro e público de mais de 1.500 pessoas em 22 dias de programação. Neste ano, o Festival tem o fomento do Edital Cultura em Ação do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto e é parte da programação oficial de aniversário da cidade.
SERVIÇO
2º Festival Nelson Rodrigues
Quando: 26 de junho a 7 de julho
Os sete gatinhos
Data: 5 de julho
Hora: 20h
Onde: Divino Ato – R. Angélica, 79
Entrada: gratuita
Escrituras do desejo
Data: 6 de julho
Hora: 10h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita
Cemitério das mulheres vivas
Data: 6 de julho
Hora: 20h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita
Sobre Nelson – Pensar e refletir o Rodriguiano
Data: 7 de julho
Hora: 14h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita
Viúva, porém honesta (libras)
Data: 7 de julho
Hora: 18h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita
Viúva, porém honesta
Data: 7 de julho
Hora: 20h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita