InícioLazer e CulturaPianista Pablo Marquine interpreta Claudio Santoro em concerto na USP-Ribeirão

Pianista Pablo Marquine interpreta Claudio Santoro em concerto na USP-Ribeirão

- continua após a publicidade -

O pianista e compositor brasiliense Pablo Marquine estará em Ribeirão Preto, no dia 22 de junho, quinta-feira, para interpretar a obra de Claudio Santoro, compositor e maestro premiado e reconhecido internacionalmente. A apresentação, que leva o nome de “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios”, acontece na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, com entrada franca.

O concerto será às 19h30 na Sala de Concertos da Tulha, que fica no Bloco 29 da Música. Já o recital palestra será realizado às 10h30, na Sala de Orquestra do Bloco Didático da Música 34. O recital palestra visa comunicar a obra para piano de Claudio Santoro. A primeira parte constitui-se da performance musical de uma obra para piano de cada período composicional de Claudio Santoro, sendo sete períodos ao todo, e a comunicação do processo das edições das mesmas.

O projeto “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios” é uma homenagem inédita, sincera e veemente a uma dos prolíficos, inquietos e criativos compositores da história da música brasileira, cuja celebração de seu centenário de nascimento, uma forma de homenagem a sua memória e a sua música, será no ano de 2019, culminando na gravação de sua obra completa para piano solo e a sua divulgação no Brasil e nos países onde as obras foram compostas.

O projeto foi idealizado pelo pianista e compositor de Brasília, Pablo Marquine, e é resultado de sua pesquisa de mestrado na Universidade de Brasília, que aborda a obra completa para piano solo de Claudio Santoro, e tem como objetivo principal compreender as especificidades de cada momento estético do compositor e como este gera efeito de sentido e significado em suas obras. Hoje, Marquine dedica-se ao doutorado sobre a obra completa de Claudio Santoro para piano solo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com a realização do Beco da Coruja Produções e o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, o projeto “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume 1 – Prelúdios” terá uma turnê de lançamento do CD com concertos em Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

Sobre Pablo Marquine
Natural de Sobradinho, Brasília, é pianista e compositor. Iniciou seus estudos ao piano ainda criança, aos cinco anos de idade. Com mais de 25 anos como único instrumento o piano, teve como percurso musical instituições renomadas, como a Escola de Música de Brasília, duas graduações na Universidade de Brasília, Mestrado em Musicologia no Programa de Pós-graduação no Departamento de Música da Universidade de Brasília. Hoje cursa Doutorado em Musicologia/ Performance na University of Florida, cujo tema de sua tese é a obra completa para piano solo de Claudio Santoro.

Sobre Claudio Santoro
Claudio Santoro foi exímio compositor e maestro. Natural do estado do Amazonas, foi um artista sensível, criativo e polêmico, premiado e reconhecido internacionalmente, tendo como principais países de seu metiê composicional Alemanha, Áustria, Brasil, França, Itália, Rússia e Suíça. Foi fundador do Curso Superior de Música da Universidade de Brasília e fundador da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, que recebeu seu nome como homenagem após seu falecimento, em plena regência de um ensaio, em 1989. Para o maestro e compositor Claudio Santoro, Brasília sempre foi um símbolo de renovação, de transformação, terra de possibilidades para a construção de um novo país, um novo Brasil.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -