InícioLazer e CulturaParcerias Acadêmicas auxiliam a preservação, comunicação e difusão da Casa da Memória...

Parcerias Acadêmicas auxiliam a preservação, comunicação e difusão da Casa da Memória Italiana

- continua após a publicidade -

Desde de 2016, a Casa da Memória Italiana é campo de pesquisa e estágio de formação acadêmica em projetos de extensão em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá e a Universidade de São Paulo (USP).  Professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Biblioteconomia e Ciência da Informação orientam as ações dos estagiários em diversas áreas, como, por exemplo, o levantamento métrico e estilístico do patrimônio arquitetônico, a organização e sistematização do arquivo institucional e publicações, além da participação em ações educativas.

 A atuação dos discentes proporciona a aproximação com o patrimônio histórico e arquitetônico a partir de uma análise crítica, despertando o envolvimento para a educação patrimonial como um agente formador de identidade. Da mesma maneira, a Casa se desenvolve socialmente junto a comunidade acadêmica, promovendo um crescimento em parceria. A promoção de uma ação social e cultural à comunidade de Ribeirão Preto e região acaba sendo o objetivo dessa troca de conhecimentos e experiências.

Durante esses dois anos de trabalho de formação acadêmica foram envolvidos mais de 30 discentes e oito docentes, sendo eles os professores Giulia Crippa, Henrique Telles Vichnewski, Elza Luli Miyasaka, Sebastian Friedrich Beck, Jadiel Wylliam Tiago, Paulo Castral, Simone Vizioli, Joubert José Lancha. Os trabalhos de estágios continuaram em 2019 com a esperança de divulgar parte dos desenhos, levantamentos e pesquisas arquitetônicas para o público por meio do site da instituição cultural.  

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

RibeirãoShopping realiza oficina solidária com a presença do Papai Noel para embrulhar os brinquedos que serão doados neste Natal

A atividade acontece nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, às 9h, na Alameda Gourmet do empreendimento; inscrição gratuita pelo app Multi

🏃‍♀️💨 Iguatemi Ribeirão Preto Sedia Santander Track&Field Run Series: Corrida de Rua com Mais de 1,5 Mil Participantes! 🏃‍♂️

O Iguatemi Ribeirão Preto se prepara para receber o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corrida de rua da América Latina, com expectativa de reunir mais de 1,5 mil participantes.

🏆✨ APP Ribeirão Anuncia a Premiação do FestGraf 2023: Celebração da Criatividade na Mídia Impressa ✨🏆

A APP Ribeirão se prepara para o aguardado evento de premiação do FestGraf 2023, marcado para a próxima terça-feira, 05/12, no auditório da FAAP, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 19h.

🎁🤝 RibeirãoShopping e SantaÚrsula Transformam Compras em Solidariedade com o “Arrecadômetro de Natal” 🤝🎁

🛍️ Converta Suas Compras em Notas Fiscais em Doações para o Hospital do Amor de Barretos! Multiplique o Bem e Faça a Diferença Neste Natal! 🌟

Bomba: EMA agencia Europeia de saude nega indicaçao de picada para todos

Em 29 de novembro de 2023, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu uma nota informativa indicando que a vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech só deve ser administrada a pessoas com mais de 60 anos e com prescrição médica.
- PUBLICIDADE -