Início Lazer e Cultura Parcerias Acadêmicas auxiliam a preservação, comunicação e difusão da Casa da Memória...

Parcerias Acadêmicas auxiliam a preservação, comunicação e difusão da Casa da Memória Italiana

- continua após a publicidade -

Desde de 2016, a Casa da Memória Italiana é campo de pesquisa e estágio de formação acadêmica em projetos de extensão em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá e a Universidade de São Paulo (USP).  Professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Biblioteconomia e Ciência da Informação orientam as ações dos estagiários em diversas áreas, como, por exemplo, o levantamento métrico e estilístico do patrimônio arquitetônico, a organização e sistematização do arquivo institucional e publicações, além da participação em ações educativas.

 A atuação dos discentes proporciona a aproximação com o patrimônio histórico e arquitetônico a partir de uma análise crítica, despertando o envolvimento para a educação patrimonial como um agente formador de identidade. Da mesma maneira, a Casa se desenvolve socialmente junto a comunidade acadêmica, promovendo um crescimento em parceria. A promoção de uma ação social e cultural à comunidade de Ribeirão Preto e região acaba sendo o objetivo dessa troca de conhecimentos e experiências.

Durante esses dois anos de trabalho de formação acadêmica foram envolvidos mais de 30 discentes e oito docentes, sendo eles os professores Giulia Crippa, Henrique Telles Vichnewski, Elza Luli Miyasaka, Sebastian Friedrich Beck, Jadiel Wylliam Tiago, Paulo Castral, Simone Vizioli, Joubert José Lancha. Os trabalhos de estágios continuaram em 2019 com a esperança de divulgar parte dos desenhos, levantamentos e pesquisas arquitetônicas para o público por meio do site da instituição cultural.  

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse

BC iguala limite do Pix ao das transferências eletrônicas

A partir de hoje (1º), os limites máximos do Pix deverão ser iguais aos da transferência eletrônica direta (TED).

Secretaria de Esportes inicia aulas de xadrez on-line

Inscrições começam nesta segunda-feira, dia 1º de março, de forma on-line e gratuita, e seguem até a sexta-feira, dia 5

Ribeirão Preto abre agendamento para aplicação da segunda dose em idosos com 90 anos ou mais

Vacinação acontecerá na sexta-feira e no sábado, dias 5 e 6 de março, em 26 postos de vacinação distribuídos pela cidade

Transerp: Sem trabalhar proprietários de vans são obrigados a fazer vistoria dos veículos

Durante a inspeção, os veículos recebem vistoria no sistema elétrico, equipamentos de segurança, aferição de placa e tacógrafo.
- PUBLICIDADE -