Início Lazer e Cultura Orquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

Orquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

- continua após a publicidade -

Em 2017, Ribeirão Preto completa 161 anos e, em sua homenagem, a Orquestra Sinfônica, administrada pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP), realizará um espetáculo inesquecível e gratuito no Theatro Pedro II, no dia 10 de junho (sábado), às 20h30, durante a Feira do Livro. A apresentação conta com a parceria da Fundação Dom Pedro II e da Fundação do Livro e da Leitura, e patrocínio da Construtora Pacaembu.

“Por meio de parcerias como essa, a Sinfônica atinge positivamente um número maior de pessoas e aumenta a visibilidade do seu trabalho. É uma forma inteligente de difundir a música de orquestra e, ao mesmo tempo, captar o apoio de que tanto precisamos para nossos projetos”, explica Silvio Contart, presidente da AMRP. 

De acordo com o maestro Reginaldo Nascimento, o repertório inclui obras-primas da música clássica e também traz a alma da música popular brasileira orquestrada. Cada peça foi escolhida levando em consideração um aspecto a ser homenageado. 

A abertura será com “Os Mestres Cantores de Nurenberg”, de Richard Wagner, em memória de Max Bartsch, fundador e primeiro presidente da OSRP, passando Strauss, Tchaikovsky, Offenbach, Verdi e Puccini, que lembrarão as companhias de espetáculo que vinham à cidade no início do século XX, a comunidade russa e os bailes glamourosos na Sociedade Recreativa. Os coros e árias de ópera celebram as grandes produções musicais feitas até hoje, além dos imigrantes italianos e chineses que ajudaram a construir o município. 

“O público deve esperar muita emoção, pois o programa irá dialogar com suas lembranças particulares e coletivas, ora evocando a nostalgia, ora a apreciação de algo que possa ser novo.  Será um concerto memorável”, reforça Nascimento. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Dos mestres brasileiros, os espectadores se encantarão com as Bachianas Brasileiras nº 2 “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, homenageado também pelos seus 130 anos, a “Congada”, de Francisco Mignone, com toda sua influência africana, e “Aquarela do Brasil”, samba de Ary Barroso que fechará a apresentação em grande estilo.

“O Theatro Pedro II reafirma sua indissolúvel parceria com a Sinfônica, sendo o nosso palco o cenário perfeito para suas apresentações. São duas grandes histórias que se juntam, dois orgulhos para nós ribeirão-pretanos: comemorar o aniversário de nossa cidade com a presença da Orquestra”, explica Mariana Jabali, presidente da Fundação Pedro II. 

Já a parceria entre a OSRP e a Feira do Livro é tradicional e, neste ano, tem caráter ainda mais especial. Segundo Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e da Leitura, “a Orquestra é um símbolo da nossa cultura, que merece toda a atenção, companheirismo e cooperação no fazer cultural, por conta de sua  importância no cenário e pela qualidade musical oferecida. Para nós é muito importante essa apresentação, que engrandece o calendário das atividades culturais da Feira do Livro.” 

A retirada gratuita dos ingressos tem início uma (1) hora antes do espetáculo, na bilheteria do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro).

Serviço:

Concerto em Homenagem ao Aniversário de Ribeirão Preto

Data: 10/06/2017 (sábado) 

Local: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Horário: 20h30

Ingressos: gratuitos (retirar com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro)                                           

Classificação: 12 anos

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Lugar de criança é na rua: Justiça barra volta às aulas de Ribeirão Preto

Sindicato dos servidores acreditam que apenas quem tem condições de pagar escola particular, merece educação

Grupo de médicos e cientistas escreve Carta Aberta ao governo britânico solicitando auditoria imediata de mortes após vacinação no Reino Unido

Dados mostram que as mortes semanais em lares de idosos triplicaram nas duas semanas entre 8 e 22 de janeiro de 2021, em um momento em que houve um aumento maciço na taxa de vacinações

Nova linha de crédito da Caixa tem juros atrelados à poupança

Financiamentos serão de até 35 anos e valem para construção e reformas.

Inaugurada Escola de Educação Infantil Eduardo Diniz Junqueira

Creche está localizada no bairro Parque dos Pinus e atenderá 129 alunos de 0 a 3 anos

Ribeirão Preto abre agendamento para vacinação de idosos entre 80 e 84 anos

Imunização para a faixa etária se inicia nos dias 1º e 2 de março em 26 postos de vacinação da cidade
- PUBLICIDADE -