InícioLazer e CulturaOrquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

Orquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

- continua após a publicidade -

Em 2017, Ribeirão Preto completa 161 anos e, em sua homenagem, a Orquestra Sinfônica, administrada pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP), realizará um espetáculo inesquecível e gratuito no Theatro Pedro II, no dia 10 de junho (sábado), às 20h30, durante a Feira do Livro. A apresentação conta com a parceria da Fundação Dom Pedro II e da Fundação do Livro e da Leitura, e patrocínio da Construtora Pacaembu.

“Por meio de parcerias como essa, a Sinfônica atinge positivamente um número maior de pessoas e aumenta a visibilidade do seu trabalho. É uma forma inteligente de difundir a música de orquestra e, ao mesmo tempo, captar o apoio de que tanto precisamos para nossos projetos”, explica Silvio Contart, presidente da AMRP. 

De acordo com o maestro Reginaldo Nascimento, o repertório inclui obras-primas da música clássica e também traz a alma da música popular brasileira orquestrada. Cada peça foi escolhida levando em consideração um aspecto a ser homenageado. 

A abertura será com “Os Mestres Cantores de Nurenberg”, de Richard Wagner, em memória de Max Bartsch, fundador e primeiro presidente da OSRP, passando Strauss, Tchaikovsky, Offenbach, Verdi e Puccini, que lembrarão as companhias de espetáculo que vinham à cidade no início do século XX, a comunidade russa e os bailes glamourosos na Sociedade Recreativa. Os coros e árias de ópera celebram as grandes produções musicais feitas até hoje, além dos imigrantes italianos e chineses que ajudaram a construir o município. 

“O público deve esperar muita emoção, pois o programa irá dialogar com suas lembranças particulares e coletivas, ora evocando a nostalgia, ora a apreciação de algo que possa ser novo.  Será um concerto memorável”, reforça Nascimento. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Dos mestres brasileiros, os espectadores se encantarão com as Bachianas Brasileiras nº 2 “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, homenageado também pelos seus 130 anos, a “Congada”, de Francisco Mignone, com toda sua influência africana, e “Aquarela do Brasil”, samba de Ary Barroso que fechará a apresentação em grande estilo.

“O Theatro Pedro II reafirma sua indissolúvel parceria com a Sinfônica, sendo o nosso palco o cenário perfeito para suas apresentações. São duas grandes histórias que se juntam, dois orgulhos para nós ribeirão-pretanos: comemorar o aniversário de nossa cidade com a presença da Orquestra”, explica Mariana Jabali, presidente da Fundação Pedro II. 

Já a parceria entre a OSRP e a Feira do Livro é tradicional e, neste ano, tem caráter ainda mais especial. Segundo Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e da Leitura, “a Orquestra é um símbolo da nossa cultura, que merece toda a atenção, companheirismo e cooperação no fazer cultural, por conta de sua  importância no cenário e pela qualidade musical oferecida. Para nós é muito importante essa apresentação, que engrandece o calendário das atividades culturais da Feira do Livro.” 

A retirada gratuita dos ingressos tem início uma (1) hora antes do espetáculo, na bilheteria do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro).

Serviço:

Concerto em Homenagem ao Aniversário de Ribeirão Preto

Data: 10/06/2017 (sábado) 

Local: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Horário: 20h30

Ingressos: gratuitos (retirar com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro)                                           

Classificação: 12 anos

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração

Pesquisa mostra Bolsonaro com 40% e ex-presidiário com 33%

O ex-presidiário é o campeão de rejeição com 49%. A margem de erro é de 2,2% e o intervalo de confiança é de 95%.

Hora do Horror traz diversão imersiva inspirada em fatos reais

Alcatraz — Rebelião das Almas acompanha o médium John Feltner em investigação paranormal

Fretamento de onibus para as manifestações de 7 de Setembro na Paulista

Já estão com dificuldades de reservar ónibus para as manifestações de 7 de Setembro na Av. Paulista. A comemoração do Bi-centenário da Independência será o dia mais importantes dos últimos 200 anos.

Acabou a mamata: Câmara aprova fim das saídinhas de presos

Confira como votaram os deputados de SP. FROTA, TIRIRICA, e toda a quadrilha do PT, PSB, PSOL e PCdoB , desejavam que os bandidos continuassem nas ruas
- PUBLICIDADE -