InícioLazer e CulturaÓpera Don Giovanni estreia nesta sexta-feira

Ópera Don Giovanni estreia nesta sexta-feira

- continua após a publicidade -

Cultura está em alta na cidade: a ópera Don Giovanni, obra-prima de Wolfgang Amadeu Mozart  Mozart, estreia nesta sexta-feira, dia 28, às 20 horas, no Theatro Pedro II. Na quarta-feira, dia 26, houve apresentação para pessoas atendidas em programas sociais, assim como alunos das redes estadual, municipal, Programa de Integração Comunitária (PIC) e alunos de música e lar de idosos. A plateia ficou lotada, pois a maioria assistia a um espetáculo operístico pela primeira vez.

A Matiz Eventos elaborou o projeto e executa toda a produção artística numa parceria com a Fundação Dom Pedro II- Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) – via Lei Rouanet – e apoiado por empresas e pessoas físicas de Ribeirão Preto e região.

Toda esta mobilização de talentos foi planejada e trabalhada por meses junto aos órgãos oficiais e apoiadores de cultura, fazendo no interior de São Paulo uma montagem criteriosa da lenda de Don Juan, que surgiu como um conto moral de advertência contra a vida desregrada. Como nenhum outro compositor até então, Mozart percebeu que, explorando a força emocional do canto, poderia infundir sangue e vida nos heróis da ópera tradicional, seja ela séria ou cômica.

“Don Giovanni” trata da história do galanteador espanhol conhecido pela fama de conquistador. A obra, que expõe a desor­dem dos afetos, ambientada em Sevilha, na Espanha do século XVIII, traz uma crítica social e sarcasmo misturando a comédia ao drama. Seu mote, que se desenrola em dois atos, se dá já na primeira cena, por conta da tentativa de estupro por parte de Don Giovanni à Donna Anna.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os personagens vivem en­voltos em emoções e desejos violentos, tendo ainda como tema central o “don juanismo” clássico na psicologia moral com foco no enlouquecimento do desejo. Nes­te cenário, e apesar de escrita em 1787, encenada pela primeira vez no Teatro Di Praga, não poderia trazer à tona assunto mais atual.O tom cômico da peça se dá a partir da relação entre Don Gio­vanni e seu serviçal Leporello. A todo o momento o servo tenta alertar o patrão sobre os riscos que ele corre se envolvendo com mu­lheres casadas e donzelas, cujos pais juram morte ao sedutor a cada uma de suas investidas. É considerada uma das obras-pri­mas da história das óperas.

O evento recebe o patrocínio das seguintes empresas: Caixa Econômica Federal(CEF), Usina da Pedro, São Martinho, Ambient, São Francisco Saúde, NTC Frotas, Pratinha, RibeirãoShopping, Santa Helena, Pinguim, RC Joalheria, UniDBSCO Grupo SEB, Instituto Ribeirão 2030 e Monreale Hotel Ribeirão Preto, com a realização do Fundo Nacional da Cultura, Matiz Eventos, Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Ministério da Cultura.

Serviço – Ópera Don Giovanni
Data: estreia 28 de setembro, às 20 horas
Dia 30/09, às 18h
02/10, às 20h
Local: Theatro Pedro II-3977-8111
Ingressos a preços populares: R$40,00 a R$80,00 (bilheteria do Pedro II e site Ingresso Rápido)
Informação: 3977-8111

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -